Alentejo oferece mais de uma dezena de opções para as vindimas desde 30 euros

30-08-2021 (19h21)

Foto: Comissão Vitivinícola Regional Alentejana
Foto: Comissão Vitivinícola Regional Alentejana

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) destacou alguns programas de vindimas na região do Alentejo, com opções "que variam entre algumas horas e dois dias" e diferentes actividades.

Em Évora, o destaque vai para o renovado espaço da Rota dos Vinhos do Alentejo, onde é possível fazer uma prova de seis vinhos da região, por cinco euros, ou desenhar um roteiro para a conhecer.

Também em Évora, a Casa Relvas tem um programa que inclui um passeio na vinha, vindima manual, pisar as uvas e provar os mostos e vinhos locais, com o preço de 40 euros, 70 com almoço incluído. Nesta cidade há ainda a Fitapreta, do enólogo António Maçanita, que vai disponibilizar opções para as vindimas no início de Setembro.

A Adega José de Sousa, em Reguengos de Monsaraz, vai estar em vindimas até 12 de Setembro, e conta com um programa com visita à Adega Nova e à Adega dos Potes, e uma prova de três vinhos acompanhados de produtos regionais, com o preço de 30 euros. Também é possível acrescentar almoço à experiência, com gaspacho, empadas de galinha, queijos e outros produtos regionais acompanhados por vinhos José de Sousa, com o preço total de 55 euros.

Ainda em Reguengos de Monsaraz, a Ervideira oferece a oportunidade de participar "na criação de um vinho, colaborando em todo o processo, da uva à garrafa". Os participantes são convidados a participar na elaboração do vinho 100 Pés, e mais tarde podem desfrutar de um piquenique à sombra dos plátanos ou no Ervideira Wine Terrace. Este programa tem o preço de 50 euros, 60 com piquenique.

Na Vidigueira, a Adega Coopeativa da Vidigueira, Cuba e Alvito convida a uma visita às vinhas e à vindima, um lanche com petiscos regionais, uma visita à adega, a possibilidade de explorar o processo de vinificação, e um almoço na Casa das Talhas com prova de vinhos, com o preço de 45 euros.

A Quinta do Quetzal, também na Vidigueira, promove provas de vinhos com petiscos alentejanos lá confeccionados e visitas à sua adega.

Em Cuba, a Herdade do Rocim, disponibiliza diferentes programas, "do pequeno-almoço ao almoço regional no Wine Bar da Adega, passando pela possibilidade de experimentar a divertida pisa a pé no lagar de pedra".

De acordo com a CVRA, "para viver as vindimas de Estremoz, a sugestão é começar com uma visita ao miradouro da cidade, com direito a vindimar e experimentar a pisa a pé das uvas em lagares de mármore", seguindo-se uma visita à adega e às caves João Portugal Ramos e um almoço, com o preço de 75 euros por pessoa.

Em Santa Vitória, o programa começa pelas 11h com a entrega do kit vindima, seguido de um passeio pelas vinhas com direito a explicação e apanha da uva, e ainda visitas à adega com a enóloga Patrícia Peixoto, e à cave das barricas, seguidas de uma prova de vinhos com petiscos regionais. O preço do programa de vindimas é de 30 euros, 35 com almoço.

O produtor de Monforte em Vaiamonte, Torre de Palma, está a promover um programa de duas noites que inclui jantar no restaurante Palma, pequeno-almoço com produtos regionais, uma introdução às vindimas e a entrega de um kit, uma visita às vinhas para conhecer as castas e colher uvas, e ainda a possibilidade de passar na adega para provar os mostos ou vinhos. O programa inclui a oferta de uma garrafa de vinho Torre de Palma Tinto Basilii.

Clique para ver mais: Actividades

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Festa das Rosas em Viana do Castelo classificada Património Cultural Imaterial

15-09-2021 (11h12)

O registo da Festa das Rosas de Vila Franca, em Viana do Castelo, romaria que se realiza há 399 anos, foi formalizado no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, como consta do anúncio publicado em Diário da República.

Aldeia Ruiva recebe iniciativa “Aldeia Djembe Camp”

10-09-2021 (20h04)

O Parque de Campismo da Aldeia Ruiva, no concelho de Proença-a-Nova, distrito de Castelo Branco, tem em curso até Sábado um evento de música e dança da cultura da África Ocidental.

GP de Portugal de motocrosse cancelado

10-09-2021 (19h43)

O Grande Prémio de Portugal do Mundial de Motocrosse, previsto para 23 e 24 de Outubro, foi cancelado devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a organização.

Festival Circular de Vila do Conde retoma modelo tradicional e apresenta estreias

09-09-2021 (16h39)

A edição deste ano do Circular - Festival de Artes Performativas de Vila do Conde retoma o modelo tradicional, depois de algumas contingências em 2020, devido à pandemia de covid-19, apresentando várias estreias absolutas.

Aplauso – Movimento de Apoio a Artistas promove espectáculos solidários em Outubro

09-09-2021 (16h21)

O Aplauso – Movimento de Apoio a Artistas promove em Outubro dois espectáculos solidários, no Casino Estoril, em Cascais, com a receita de bilheteira a servir para apoiar “as famílias do espectáculo”.

Opinião e Análise