spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

“Portugal é um mercado importante” para a estratégia de Provença-Alpes-Costa Azul

“Estamos a priorizar os mercados que nos trazem mais benefícios e causam menos impacto no ambiente” e Portugal encaixa nesta estratégia, disse ao PressTUR o CEO do Turismo de Provença-Alpes-Costa Azul, em França.

“Estamos numa fase em que temos de escolher os melhores turistas, em vez de investir em receber toda a gente” começou por dizer Loïc Chovelon, que falava ao PressTUR durante o Workshop France Med, em Toulon. Clique para ler: Workshop France Med: nada bate um encontro presencial.

“Estamos a priorizar os mercados que nos trazem mais benefícios e causam menos impacto no ambiente” e esse impacto “não é apenas medido em emissões de carbono”, é também associado à distribuição dos visitantes pelo território e a uma permanência mais longa no país, indicou o executivo.

Nesse sentido, “Portugal é um mercado importante para construirmos a nossa estratégia futura”, afirmou Loïc Chovelon.

O Turismo de Provença-Alpes-Costa Azul analisou ao longo de dois anos o comportamento dos turistas na região, tendo feito cerca de 40 mil entrevistas para saber quanto tempo ficam, como se espalham pelo território, quanto gastam e que impacto no ambiente tem a sua viagem até lá.

As conclusões do estudo mostram que “Espanha e Portugal são mercados interessantes porque visitam a região ao longo de todo o ano e espalham-se por todo o território de Provença-Alpes-Costa Azul”, indicou o executivo. O lado negativo é que “os seus gastos são mais baixos do que os de outros mercados”.

Sobre Itália, Loïc Chovelon referiu que, apesar de ser um mercado muito forte para a região, “visita sobretudo a Costa Azul e não tanto Provença e Alpes”. Além disso, os italianos “visitam a região principalmente durante os feriados e férias escolares de França, o que não é muito interessante”, frisou Chovelon.

Os Estados Unidos são um exemplo de um mercado de longa distância interessante para a região. “Visitam todo o ano, principalmente na Primavera, e gastam muito em hotéis de luxo. É um mercado muito importante”. O mercado alemão “também é muito interessante porque vem mais durante o Outono do que durante o Verão”, acrescentou o executivo.

Turismo português para a região

Portugal foi o 19º maior mercado para a hotelaria de Provença-Alpes-Costa Azul em 2022, com 72 mil dormidas, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística e Estudos Económicos (Insee) de França, enviados ao PressTUR pelo Turismo da região.

Nos nove meses de Janeiro a Setembro deste ano, as dormidas de portugueses na hotelaria da região estão com um aumento de 16% face ao período homólogo de 2022.

Os dados do Insee enviados ao PressTUR também mostram que Portugal é o 13º maior mercado nos parques de campismo da região, com 21 mil dormidas de Abril a Setembro, mais 84% que no período homólogo do ano passado.

Em todo o alojamento turístico da região, o turismo português está com um crescimento de 9% nos dez meses de Janeiro a Outubro, segundo dados da Flux Vision Tourisme enviados pelo Turismo de Provença-Alpes-Costa Azul.

O PressTUR viajou a convite da Atout France

Ver também:

França tem tudo para ser o destino nº1 para os portugueses – Maxime Morin, Atout France

Workshop France Med: nada bate um encontro presencial

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img