O Orango Parque Hotel, unidade hoteleira da Associação Guiné Bissau Orango que se dedica à preservação ambiental e social nos Bijagós, encerrou uma temporada “emocionante” e regressa a partir de Outubro.
O Orango Parque Hotel encerrou esta temporada turística, fechando e protegendo do vento e da chuva o seu restaurante e os bungalows, e fez o balanço deste período, classificando-o de “emocionante”.
Entre os destaques da temporada, o comunicado do parque salienta que projecto social e ambiental “conseguiu manter o seu compromisso com a ilha de Orango Grande, criando postos de trablaho e gerando riqueza para a população local” e particulariza a reinauguração do centro de saúde de Eticoga, que foi ampliado e melhorado para oferecer condições que se “aproximam dos padrões mínimos de salubridade” a cerca de 2.000 pessoas.
Em relação à vertente turística do projecto, o comunicado indica que a associação está satisfeita com o interesse das agências de viagens europeias e africanas no parque, sublinhando que “tanto os atractivos naturais como a riqueza cultural das etnias que habitam as diversas regiões do país tornaram-se um grande atractivo turístico para muitas dessas agências”. Esta temporada foi a primeira na qual “o número de viajantes portugueses superou, pela primeira vez, o dos espanhóis”.
O parque foi também base de operações para a filmagem de documentários de Natureza e antropologia.
A nível local, o Orango Parque continuou a reforçar as relações com os “diversos organismos turísticos e ambientais da Guiné-Bissau”, como o IBAP, o Ministério do Ambiente e o Ministério do Turismo, tendo apresentado o projecto a representantes internacionais no XI Fórum Regional Costeiro e Marinho (23 a 26 de Abril), e levado um grupo a conhecer o parque.
O Orango Parque encerra esta temporada, deixando uma mensagem de agradecimento “a todos e todas que nos visitaram, e a todos os que colaboraram directa ou indirectamente connosco para que o Orango Parque Hotel continue a ser um projecto social e ambiental que contribui para o desenvolvimento turístico da Guiné-Bissau de uma forma sustentável”.
A próxima temporada começa no início de Outubro, mas o parque está contactável a partir dos habituais canais de comunicação.
Saiba mais no website do Orango Parque Hotel.
O PressTUR viajou até à Guiné-Bissau e ao Arquipélago dos Bijagós e conheceu o Orango Parque Hotel, veja abaixo:
Orango Parque Hotel: A tabanka de Eticoga 1/2
Orango Parque Hotel: A tabanka de Eticoga 2/2
Arquipélago dos Bijagós: A Ilha Sagrada de Poilão 1/2
Arquipélago dos Bijagós: A Ilha Sagrada de Poilão 2/2
Arquipélago dos Bijagós: Os hipopótamos de água salgada
Passeio por Bissau: Che Guevara, Mon de Timba e a Feira de Artesanato