O director-geral da Nortravel, Nuno Aleixo, avançou ao PressTUR que o operador turístico planeia fazer circuitos na Croácia, Bulgária e Turquia no próximo Verão, com charters de Lisboa e do Porto.
Além destas novidades e dos já habituais charters para Cabo Verde, a Nortravel também planeia voltar a realizar as operações charter que estreou este Verão para Egipto e Jordânia, já confirmadas, e Malta, a aguardar confirmação.
PressTUR: Quais são os planos da Nortravel a nível de circuitos europeus para 2024?
Nuno Aleixo: Vamos retomar alguns circuitos que não fizemos este ano. Sentimos o efeito da guerra nos países do Báltico e na Europa Central. Esperemos que esta guerra não entre na habituação, que se chegue a um consenso e consigamos retomar. Também sofremos muito com um dos nossos destinos principais, a Croácia, que estava no nosso Top 3. A TAP deixou de voar para Zagreb e nós ficámos com a operação cancelada. Estamos a analisar um reforço na programação para 2024 que nos permitirá chegar aos números de 2019.
PressTUR: Que tipo de apostas estão a planear?
Nuno Aleixo: Este ano começámos a oferecer mini-circuitos, que tiveram um sucesso muito grande. Não são viagens multi-destinos, são pequenos circuitos num só destino com guia acompanhante. É outra tendência de consumo na Europa.
PressTUR: Com o cancelamento da rota da TAP para Zagreb, estão a planear contratar charters para a Croácia?
Nuno Aleixo: Sim, estamos a ponderar charter para a Croácia em 2024. Está em cima da mesa e está praticamente fechado, mas não há ainda certezas de que a vamos conseguir. É um produto de circuito, puro e duro, com partidas do Porto todas as semanas de 23 de Junho a 8 de Setembro. Será com o avião B737-800 de 189 lugares da polaca Enter Air. O voo fará Porto – Pula, Pula – Dubrovnik e Dubrovnik – Porto. A operação permitirá uma grande diversidade de produto, incluindo circuitos pela Croácia e Eslovénia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro e Albânia, assim como estadias no Montenegro, em Dubrovnik e na Península de Istria, onde fica Pula. Com a oferta para estes países conseguimos diversificar a nossa área de circuitos e dar um bom produto ao mercado.
PressTUR: Este ano tinham previsto lançar charters para a Madeira que acabaram por não acontecer. Vão tentar novamente em 2024?
Nuno Aleixo: Não, vamos manter com a TAP. E atenção que nós temos 5.000 passageiros por ano em circuitos na Madeira. Além dos circuitos de quatro e cinco dias, no próximo ano vamos retomar o circuito que junta Madeira e Porto Santo. A Madeira para nós continuará a ser uma aposta forte, mas não no modelo que nós tínhamos planeado para 2023.
PressTUR: Além da Croácia, que outros charters está a Nortravel a planear para 2024?
Nuno Aleixo: Contratámos cinco operações charter para a Turquia, do mesmo género das que fizemos este ano para a Jordânia e para o Egipto. Serão três partidas de Lisboa, nos dias 11 de Junho, 23 de Julho e 24 de Setembro, e duas do Porto, nos dias 18 de Junho e 20 de Agosto. Voaremos para Istambul e regressaremos directos da Capadócia, com um avião A320 da Iberojet, com 180 lugares. Vamos ter quatro propostas de circuitos.
PressTUR: Há mais novidades para o próximo ano?
Nuno Aleixo: A Travelplan vai avançar com voos charter Porto – Burgas, na Bulgária, e a Nortravel terá 50 lugares por semana para fazer um circuito pela Bulgária e Roménia. A operação está prevista, mas ainda aguarda confirmação. Será com partidas do Porto às quartas-feiras de 24 de Julho a 4 de Setembro, com um avião B737-800 de 189 lugares da polaca Enter Air.
PressTUR: O Grupo Ávoris está a planear outras novidades na programação charter?
Nuno Aleixo: Para o próximo ano a Jolidey já anunciou mais um voo de Portugal para Cuba. Além de Lisboa – Varadero, vamos voar de Lisboa para Cayo Santa Maria. Será com avião A330 de Iberojet para o Aeroporto Abel Santamaría Cuadrado, em Santa Clara. Naquela região temos a Vila Galé, a Barceló, há muita oferta. Estamos a falar de um destino seguro e que ao oferecer voo directo fica com uma qualidade de serviço bastante interessante. É um destino de praia fantástico. Há algumas dificuldades operacionais nos hotéis devido aos embargos, mas isso foi algo que este ano já não notámos tanto como em 2022. As coisas melhoraram bastante este ano.
Continuar:
Beja “não é solução” para os voos charter – Nuno Aleixo, Nortravel
Europa, Cabo Verde e Açores foram os destinos mais vendidos pela Nortravel este Verão
Para aceder ao site da Nortravel clique aqui.