Novo Conselho Estratégico do Enoturismo permitirá ter mais dados sobre os turistas e melhorar a oferta

09-09-2021 (16h26)

O novo Conselho Estratégico Nacional do Enoturismo, formalizado hoje em Monsaraz, vai permitir recolher mais dados sobre os turistas que visitam Portugal para enoturismo e melhorar a oferta do sector, frisou Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, que coordena o Conselho.

A criação do Conselho Estratégico Nacional para o Enoturismo pretende “alargar o compromisso do enoturismo a outras entidades, públicas e privadas, em todo o território nacional”, começou por dizer Luís Araújo aos jornalistas, durante a 5ª Conferência Mundial de Enoturismo, promovida pela Organização Mundial de Turismo (OMT), a decorrer em Monsaraz até amanhã, dia 10 de Setembro.

O Conselho é coordenado pelo Turismo de Portugal e composto pelas entidades regionais de turismo, as agências regionais de promoção turística, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho, a Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, o Instituto da Vinha e do Vinho e a ViniPortugal.

Uma das vertentes de actuação do novo Conselho, que Luís Araújo destaca como “muito importante”, é “monitorizar que tipo de pessoas procura o enoturismo, respondendo ao como, onde e quanto é que gastam”.

“Só com este maior e melhor conhecimento poderemos também melhorar e fazer crescer a nossa oferta”, afirmou o presidente do Turismo de Portugal, que espera “ter resultados já no próximo ano” nesta área.

Outro dos objectivos do novo Conselho é o desenvolvimento da oferta do enoturismo, designadamente através da “capacitação dos empresários, do sector público e do sector privado”, afirmou Luís Araújo.

A estratégia também passa pelo reforço da formação, como tem vindo a ser feito pelas Escolas do Turismo de Portugal, que formaram “quatro mil pessoas, em dois anos, em mais de 90 ações de formação”.

O novo Conselho para o Enoturismo pretende ainda diversificar a promoção internacional do enoturismo, desgindamente através do novo website PortugueseWineTourism.com, um portal lançado hoje para agregar e apresentar a oferta de enoturismo em Portugal.

Ainda na vertente da promoção, o presidente do Turismo de Portugal referiu que o Conselho vai procurar reforçar a “captação de eventos internacionais ligados ao enoturismo”, dando como exemplo o novo “Wine & Travel Week”, um evento a realizar em Fevereiro no Porto, como anunciou o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital (ver também: Portugal aposta no enoturismo para “elevação do perfil dos turistas” que visitam o país).

Também presente no evento, Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, disse aos jornalistas que o objectivo do Conselho “é que todas as iniciativas de enoturismo que são desenvolvidas, quer do lado do Turismo de Portugal quer do lado das comissões vitivinícolas e das várias regiões, possam ter aqui um diálogo permanente de modo a estarmos todos a trabalhar para uma trama comum”.

"Trata-se de estruturar a governança do Plano de Acção para o Enoturismo”, um programa lançado pelo Turismo de Portugal em 2019, no âmbito da Estratégia Turismo 2027, acrescentou Rita Marques.

 

O PressTUR está na Conferência Mundial de Enoturismo a convite do Turismo de Portugal

 

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Turismo deve regressar aos números pré-pandémicos em 2023 – Rita Marques

20-10-2021 (16h26)

A secretária de Estado do Turismo de Portugal, Rita Marques, afirmou hoje em Madrid que o Governo espera que o setor regresse em 2023 aos valores que faturou em 2019, antes da pandemia de covid-19.

Airmet junta 150 pessoas na celebração do seu 15º aniversário em Lisboa

20-10-2021 (16h08)

A Airmet assinalou o seu 15º aniversário com um evento em Lisboa, onde juntou 150 pessoas, e tem novo encontro marcado para esta sexta-feira, dia 22, no Porto.

Pandemia atira novos projectos da Hoti Hotéis para 2028

20-10-2021 (15h29)

A Hoti Hotéis concentrou os seus esforços durante a pandemia em renovações das unidades hoteleiras, conseguindo subidas de preço médio, mas viu-se obrigada a adiar a abertura de novos hotéis, que, segundo o CEO do Grupo, aguardam a “reabertura gradual do mercado de financiamento”.

Porto emite em 2020 o dobro das licenças de esplanada atribuídas em 2019

20-10-2021 (15h17)

A Cidade Invicta licenciou 537 esplanadas em 2020, um número que mais do que duplicou face a 2019, ano em que registavam 223 esplanadas licenciadas.

Porto de Leixões recebe navio Spirit of Adventure pela primeira vez

20-10-2021 (14h50)

O Terminal de Cruzeiros de Leixões assinalou este Domingo a escala inaugural do navio Spirit of Adventure, o mais recente navio de expedição da Saga Cruises, lançado este ano.

Opinião e Análise