Nova Zelândia anuncia fim de confinamento em Auckland e da política de casos-zero

22-11-2021 (15h14)

Foto: www.newzealand.com - Sky City Auckland - Auckland
Foto: www.newzealand.com - Sky City Auckland - Auckland

PM neozelandesa deve flexibilizar quarentena imposta a visitantes internacionais no início de 2022

A Nova Zelândia vai acabar com o confinamento de três meses e meio na maior cidade do país, Auckland, no início de Dezembro, e da política de "casos-zero" para combater o novo coronavírus, disse hoje a primeira-ministra.

Jacinda Ardern disse que a partir de 2 de Dezembro, a Nova Zelândia vai adoptar uma nova resposta à covid-19, destinada a conter a variante delta em vez de a tentar eliminar completamente.

"A dura verdade é que [a variante delta] está aqui e não vai desaparecer", disse Ardern, citada pela Agência Lusa.

"Embora nenhum país tenha conseguido eliminar completamente a variante delta, a Nova Zelândia está melhor colocada do que a maioria para a enfrentar", acrescentou.

Até agora, o seu Governo tinha como objetivo a completa eliminação do vírus, uma política com medidas rigorosas de contenção, rastreio dos contactos e controlos fronteiriços.

As regras rigorosas de quarentena para as chegadas internacionais vão permanecer em vigor, mas a a primeira-ministra comprometeu-se a flexibilizá-las no início do próximo ano.

A doença matou apenas 40 pessoas numa população de cinco milhões, mas a pressão tem vindo a aumentar para acabar com o confinamento imposto a Auckland desde que a variante delta foi aí detectada em Agosto.

Ardern tinha inicialmente planeado alterar a política uma vez alcançada uma taxa de vacinação de 90% no país, mas acabou por antecipar a reabertura quando o nível de vacinação é actualmente de cerca de 83%.

Auckland encontra-se isolada do resto da Nova Zelândia, com bloqueios de estradas que deverão ser levantados a 15 de Dezembro.

Clique para ver mais: Ásia & Pacífico

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Turismo do Porto e Norte inaugura tela de promoção ao Douro no Aeroporto Francisco Sá Carneiro

14-01-2022 (14h57)

O Turismo do Porto e Norte inaugura hoje uma tela gigante no exterior da sua loja no Aeroporto Francisco Sá Carneiro com uma "imagem poderosa do Douro Vinhateiro".

ONU melhora crescimento em África em 2021 para 3,8% e estima 4% este ano

14-01-2022 (11h26)

O Departamento das Nações Unidas para Assuntos Económicos e Sociais (UNDESA) melhorou a estimativa de crescimento para as economias africanas, antevendo uma expansão de 3,8% no ano passado e uma aceleração para 4% este ano.

Hong Kong proíbe trânsito de passageiros aéreos de 153 países, Portugal incluído

14-01-2022 (11h22)

O aeroporto de Hong Kong anunciou hoje a proibição do trânsito de passageiros de mais de 150 países a partir de Domingo, Portugal incluído, de forma a evitar a propagação da covid-19.

Turismo em África só regressa aos níveis pré-pandémicos em 2024 - ONU

14-01-2022 (11h18)

O Departamento das Nações Unidas para Assuntos Económicos e Sociais (UNDESA) alertou que o regresso dos turistas ao nível registado antes da pandemia de covid-19 só deverá acontecer "muito possivelmente" em 2024.

ONU melhora projeção de crescimento mundial para 4% este ano

14-01-2022 (11h13)

As Nações Unidas estimam que a economia mundial cresça 4% em 2022 e 3,5% em 2023, depois de uma expansão de 5,5% em 2021, mostrando-se mais otimista face ao anterior relatório, segundo previsões divulgadas.

Opinião e Análise