Governo planeia facilitar voos de/para países como Reino Unido e Brasil

01-04-2021 (17h43)

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que Portugal vai "facilitar as ligações" com países que tiveram a terceira vaga da pandemia mais cedo, como o Reino Unido, e que planeia a retoma dos voos com o Brasil, "embora com obrigação de testes e de medidas de quarentena".

Em conferência de imprensa transmitida pelas televisões portuguesas, António Costa disse que Portugal vai “manter o regime de controlo fronteiriço que tem existido até agora”.

E anunciou: “vamos introduzir mudanças relativamente aos países que, tal como nós, tiveram a terceira vaga mais cedo, como é o caso do Reino Unido, e começar a poder facilitar as ligações entre esses países”.

O primeiro-ministro destacou ainda que espera “relativamente ao Brasil poder retomar os voos, embora com obrigação de testes e de medidas de quarentena”.

Os voos com o Reino Unido e com o Brasil estão suspensos até 15 de Abril, sendo permitidos apenas voos de repatriamento (clique para ler: Governo prolonga suspensão dos voos com o Reino Unido e Brasil até 15 de Abril).

O primeiro-ministro anunciou ainda que Portugal vai manter encerradas as fronteiras terrestres com Espanha, “com aquelas excepções que são conhecidas e que têm vindo a ser praticadas”.

“Há um acordo com o Reino de Espanha para manter fechadas as fronteiras nos termos em que estão, de forma a evitar um incremento da pandemia e a mantermos a situação neste momento devidamente controlada”, disse António Costa.

Questionado sobre a reabertura dos serviços nas unidades hoteleiras, o primeiro-ministro respondeu que nos hotéis “não há nenhuma alteração, os encerramentos mantêm-se”.

Os eventos também vão continuar a realizar-se sem público. “Não há eventos com público porque os eventos com público são um risco acrescido de juntar pessoas e juntando pessoas há um risco de transmissão da doença. Isso tem que ser evitado e vamos continuar a evitar”.

Ver também:

Permitido circular entre concelhos de Portugal continental na quinzena após a Páscoa

Esplanadas em Portugal reabrem na segunda-feira, mas primeiro-ministro recomenda “cautelas”

 

Clique para ver mais: Portugal

Clique para ver mais: Brasil

Clique para ver mais: Reino Unido

Clique para ver mais: Espanha

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Solférias apresenta programação de Verão amanhã

14-04-2021 (16h42)

O operador turístico Solférias está a convidar os agentes de viagens para uma apresentação online da sua programação de Verão, que decorre amanhã, dia 15 de Abril, às 11h.

UE atinge 100 milhões de doses de vacinas administradas

14-04-2021 (16h38)

A União Europeia (UE) atingiu hoje as 100 milhões de doses de vacinas administradas contra a covid-19 pelos países europeus, num total de mais de 126 milhões de doses recebidas, equivalendo a 7,5% dos adultos europeus totalmente inoculados.

António Costa espera aprovação rápida do certificado verde digital

14-04-2021 (16h34)

O presidente em exercício do Conselho da União Europeia, o primeiro-ministro António Costa, saudou o "passo positivo" hoje dado com a adopção da posição comum dos 27 sobre o certificado verde digital, que espera ver "plenamente operacional" no Verão.

Portugal obtém mandato para negociar certificado verde digital

14-04-2021 (16h32)

Os Estados-membros da União Europeia acordaram hoje um mandato para a presidência portuguesa do Conselho negociar com o Parlamento Europeu a proposta de implementação de um certificado verde digital para facilitar a livre circulação no contexto da pandemia.

SATA vai receber 12 milhões de euros em subvenções para compensar prejuízos

14-04-2021 (16h22)

O Grupo SATA vai receber cerca de 12 milhões de euros a título de subvenções a fundo perdido para fazer face aos prejuízos causados pela pandemia de covid-19, determinou hoje o Conselho do Governo dos Açores.

Opinião e Análise