UE suspende temporariamente voos de Moçambique e mais seis países devido a variante

26-11-2021 (17h48)

Foto: Ross Parmly / Unsplash
Foto: Ross Parmly / Unsplash

Os Estados-membros da União Europeia (UE) decidiram hoje suspender temporariamente voos de sete países da África Austral, incluindo Moçambique, devido à identificação de uma variante do coronavírus, causador da covid-19, na África do Sul, altamente mutante.

A informação foi divulgada ao final da tarde no Twitter pela presidência eslovena do Conselho da UE, que informa que o grupo de Resposta do Conselho a situações de crise (IPCR), juntando Estados-membros, instituições europeias e especialistas, se reuniu e “concordou com a necessidade de ativar o mecanismo travão de emergência e impor restrições temporárias a todas as viagens para a UE a partir da África Austral”.

“A presidência eslovena apelou aos Estados-membros para testarem e colocarem em quarentena todos os passageiros que chegam”, acrescenta na mesma informação, tendo em conta que a decisão sobre viagens recai sempre sobre cada país.

Por seu lado, o porta-voz da Comissão Europeia, Eric Mamer, indicou através do Twitter que “os Estados-membros concordaram em introduzir rapidamente restrições a todas as viagens à UE de sete países da região da África Austral”, precisando tratar-se de Botsuana, Eswatini, Lesoto, Moçambique, Namíbia, África do Sul e Zimbabué.

“Testes, quarentena e rastreio de contactos para os passageiros que entram na UE são importantes”, adiantou Eric Mamer.

Fonte europeia ligada ao processo confirmou à agência Lusa estar em causa “uma suspensão urgente de todas as viagens áereas para a UE” destes sete países.

 

Clique para ver mais: Europa

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Alemanha regista recorde de novos casos

12-01-2022 (17h27)

A Alemanha registou 80.430 infectados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, o número mais alto desde o início da pandemia, de acordo com os últimos números do Instituto Robert Koch para a virologia.

Itália bate recorde de vacinação diário com 686.000 imunizações

12-01-2022 (17h23)

A Itália atingiu um número recorde de quase 700.000 doses da vacina contra a covid-19 inoculadas num dia, anunciou hoje o comissário extraordinário nomeado pelo governo para a emergência sanitária, o general Francesco Figliuolo.

Vacinas aprovadas na UE dão “elevado nível de proteção” contra Ómicron

12-01-2022 (15h48)

As vacinas contra a covid-19 aprovadas na União Europeia (UE) fornecem “elevado nível de protecção” - 70% após duas doses e 90% após reforço - contra a variante Ómicron, divulgou hoje a Agência Europeia de Medicamentos, falando numa variante menos grave.

Certificados de vacinação já integram doses de reforço e validade passa a 9 meses

12-01-2022 (13h44)

A dose de reforço já foi integrada nos certificados de vacinação, que passam a ter nove meses de validade, segundo a Direcção-Geral da Saúde (DGS).

UE caminha para vírus se tornar endémico, mas ainda não está nessa fase

11-01-2022 (16h16)

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) disse hoje que a União Europeia (UE) está “a caminhar” para que o vírus SARS-CoV-2, causador da covid-19, se torne endémico, principalmente devido à variante Ómicron, mas “ainda não está nessa fase”.

Opinião e Análise