Bruxelas aprova apoio estatal de 4.000 milhões de euros à Air France

06-04-2021 (09h19)

Foto: Air France
Foto: Air France

A Comissão Europeia aprovou hoje um plano do Estado francês para conceder até quatro mil milhões de euros de apoio à Air France, para recapitalizar a companhia aérea devido ao impacto da pandemia de covid-19.

A recapitalização da Air France prevê “a conversão do empréstimo estatal de três mil milhões de euros já concedido pela França num instrumento de capital híbrido” (aprovado pela Comissão em Maio de 2020), bem como uma “injecção de capital pelo Estado” através de um aumento de capital “aberto aos accionistas existentes e ao mercado”, até um montante máximo de mil milhões de euros, declarou a Comissão Europeia num comunicado, citado pela agência Lusa.

O Estado francês será autorizado a aumentar a sua participação na Air France para “um pouco menos de 30%” do capital da empresa, em relação aos atuais 14,9%, após a aprovação do plano de ajuda, adiantou na segunda-feira o ministro da Economia francês, Bruno Le Maire.

Em troca, a Air France terá de ceder 18 slots [faixas horárias] de voo a outras companhias no aeroporto de Orly em Paris, acrescentou.

O grupo Air France-KLM registou em 2019 um lucro operacional anual de aproximadamente 750 milhões de euros. A KLM não beneficiará da ajuda do Estado francês.

 

Clique para ver mais: Air France

Clique para ver mais: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

França suspende voos com o Brasil

13-04-2021 (18h15)

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, suspendeu hoje os voos entre França e o Brasil até nova ordem devido a uma crescente preocupação com a a variante do SARS-CoV-2 detetada no país sul-americano.

Bruxelas recomenda limitar viagens de regiões mais afectadas por novas variantes

13-04-2021 (13h56)

A Comissão Europeia voltou hoje a aconselhar “fortemente” os Estados-membros da União Europeia (UE) a aplicar limitações a viagens de regiões especialmente afectadas por novas variantes do SARS-CoV-2, como o Brasil.

DER Touristik vende companhia aérea Novair ao grupo Jet Nordic

13-04-2021 (10h09)

O grupo alemão de operação turística DER Touristik chegou a acordo para vender a sua companhia aérea Novair, que transporta 240 mil passageiros por ano em voos charter, ao grupo dinamarquês Jet Nordic.

UE aprova financiamento para implementação de "certificados verdes digitais"

09-04-2021 (16h17)

O Conselho da União Europeia, actualmente sob presidência portuguesa, aprovou hoje, 9 de Abril, um financiamento adicional de 121,5 milhões de euros para medidas urgentes contra a covid-19, entre as quais o trabalho de preparação em curso para a implementação dos "certificados verdes digitais".

Reino Unido divulga planos para retoma das viagens internacionais

09-04-2021 (10h45)

A Global Travel Taskforce do Reino Unido divulgou os seus planos para a retoma das viagens internacionais, confirmando a exigência de testes PCR após a chegada e o sistema de semáforo com três níveis para classificação dos países.

Opinião e Análise