Portugal mantém restrições aos voos de países de risco e fronteira fechada com Espanha

12-03-2021 (10h46)

Foto: Ross Parmly / Unsplash
Foto: Ross Parmly / Unsplash

O primeiro-ministro, António Costa, disse ontem que as fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha vão continuar fechadas até à Páscoa e vão manter-se as restrições aos voos provenientes dos países de maior risco, como Reino Unido, Brasil e África do Sul.

“Apesar dos níveis da pandemia de um lado e do outro da fronteira permitirem a reabertura, vão manter-se encerradas as fronteiras com Espanha até à Páscoa para evitar as tradicionais grandes deslocações da semana santa”, afirmou António Costa, em conferência de imprensa.

O primeiro-ministro falava ontem aos jornalistas, desde o Palácio da Ajuda, em Lisboa, no final do Conselho de Ministros que esteve reunido para aprovar o plano do Governo de desconfinamento do país.

Questionado sobre o controlo das fronteiras, o chefe do Governo sublinhou que Portugal tem mantido as regras acordadas ao nível da União Europeia com “medidas especiais” para os países de maior risco e de “origem das estirpes que neste momento merecem maior cuidado”.

O primeiro-ministro especificou que há “restrições particulares” para todas as pessoas que vêm directamente do Reino Unido, Brasil e África do Sul ou que fazem escalas noutros países.

António Costa frisou que, além do controlo interno dos voos directos, há também regras para os passageiros provenientes dos países de origem das estirpes e que fazem escalas noutros países, designadamente a obrigatoriedade de apresentar um teste negativo à covid-19 e ao cumprimento de 14 dias de isolamento profilático.

Na apresentação do plano de desconfinamento, o primeiro-ministro afirmou que o plano de reabertura será “a conta-gotas” a partir de segunda-feira, 15 de Março, considerando que, neste momento, se pode falar “com segurança” de uma “reabertura progressiva da sociedade”.

O presidente da República renovou ontem o estado de emergência até 31 de Março, após aprovação do parlamento.

 

Clique para ver mais: Portugal

Clique para ver mais: Espanha

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Iberia planeia quatro rotas regulares de/para Portugal este Verão

15-04-2021 (19h47)

A Iberia anunciou ao mercado a sua programação para este Verão, que inclui 112 rotas, quatro delas ligações regulares de e para Portugal e uma operação charter para Porto Santo.

Espanha vai considerar participação na FITUR como “viagem essencial”

15-04-2021 (18h33)

O Governo de Espanha vai considerar a presença na FITUR como “uma viagem essencial”, classificando os profissionais internacionais presentes na feira "como trabalhadores altamente qualificados”, uma categoria que permite viagens internacionais de países terceiros para a União Europeia e países Schengen.

Iberia espera avançar na compra da Air Europa antes do final do ano

15-04-2021 (12h51)

A Iberia, companhia aérea que integra o International Airlines Group (IAG), espera avançar na operação de compra da Air Europa à Globalia por cerca de 500 milhões de euros até final do ano de 2021.

Ávoris leva agentes de viagens espanhóis à República Dominicana

13-04-2021 (10h53)

A Ávoris Corporación Empresarial, em colaboração com o Ministério do Turismo da República Dominicana, realizou a sua primeira fam trip às Caraíbas desde Março de 2020, quando as viagens foram suspensas devido à pandemia de covid-19.

Governo planeia facilitar voos de/para países como Reino Unido e Brasil

01-04-2021 (17h43)

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que Portugal vai "facilitar as ligações" com países que tiveram a terceira vaga da pandemia mais cedo, como o Reino Unido, e que planeia a retoma dos voos com o Brasil, "embora com obrigação de testes e de medidas de quarentena".

Opinião e Análise