Soltour Travel Partners garante igualdade de condições nos canais de distribuição – Tomeu Bennasar

07-06-2021 (09h09)

O CEO da Soltour Travel Partners, Tomeu Bennasar, assegurou em entrevista ao PressTUR que o produto criado pelo operador turístico será colocado nos canais de distribuição em igualdade de condições, negando qualquer favorecimento do negócio B2C do Grupo Logitravel.

"Temos demonstrado ao longo destes dez anos que sabemos questionar e ser neutros com cada um dos negócios", começou por dizer o executivo, que falava ao PressTUR durante a viagem de apresentação da joint-venture Soltour Travel Partners, que junta os negócios de operação turística dos grupos Piñero e Logitravel (clique para ler: Soltour Travel Partners marca a retoma levando 300 profissionais de turismo a Samaná).

 

PressTUR: Quais as vantagens que a Smytravel traz para esta joint-venture?

Tomeu Bennasar: A Smytravel é um operador turístico dinâmico, que tem uma forma de criação de produto muito baseada em tecnologia e na capacidade de se conectar online com diversos fornecedores no mercado. Isto permite construir pacotes mais personalizados para os clientes. Um dos pontos fortes da Smytravel é que as agências de viagens podem escolher a sua própria comissão. Outro ponto forte é que a nossa contratação hoteleira é muito ampla, porque temos um bedbank conectado a mais de 300 fornecedores. Temos mais de um milhão de hotéis e mais de 25 mil hotéis em contratação directa. Quando combinamos isto com a nossa área de aviação, que combina voos regulares, com voos charter e low cost, isto permite-nos construir pacotes dinâmicos muito competitivos.

 

PressTUR: O que é que vai mudar com a joint-venture com a Soltour?

Tomeu Bennasar: A joint-venture dá-nos mais poder de contratação, porque criamos mais volume, com o qual entraremos mais em destinos onde queremos ser líderes. E vamos procurar sinergias entre as duas empresas. Quando na Smytravel verificarmos que há procura por um produto, vamos criar esse produto na Soltour para que seja charter, para que seja empacotado e nos traga mais diferenciação. Também vamos aproveitar o know-how e as condições que tem a Soltour e vice-versa.

 

PressTUR: Sobretudo apoio ao cliente?

Tomeu Bennasar: Claro.

 

PressTUR: Têm algumas agências de viagens próprias em Espanha?

Tomeu Bennasar: Não. Trabalhamos com todos os grupos de gestão e temos um grupo de gestão que se chama Traveltool.

 

PressTUR: Quantas agências?

Tomeu Bennasar: Cerca de 500.

 

PressTUR: Em Portugal planeiam ter um grupo de gestão?

Tomeu Bennasar: Não, em Portugal trabalhamos com as redes do sector, não vamos criar um grupo próprio.

 

PressTUR: Há algum acordo com o El Corte Inglés?

Tomeu Bennasar: Estamos em conversações com praticamente todos os grandes grupos e também estamos em conversações com o El Corte Inglés. A resposta que podemos dar é que se fizermos um acordo com algum outro player será sempre para melhorar os negócios e os projectos que agora temos em marcha.

 

PressTUR: Mas são conversas para entrar na joint-venture?

Tomeu Bennasar: Não posso dar essa informação agora.

 

PressTUR: Que planos tem para Portugal?

Tomeu Bennasar: Portugal é um mercado top para nós. Com a Soltour somos líderes e com a Smytravel temos um potencial muito grande. Portugal é um mercado muito agradecido e tudo o que fazemos tem um efeito muito positivo. Portugal é um país que acredita mais na tecnologia, acredita muito no nosso projecto. Os players que existem no mercado têm uma atitude muito colaborativa connosco. E, por isso, vamos apostar muito e vamos aumentar muito a nossa operação.

 

PressTUR: Dado que a Smytravel pertence ao Grupo Logitravel, uma das preocupações das agências de viagens é haver produto Soltour na Logitravel em condições com as quais as agências não possam competir...

Tomeu Bennasar: Não. Nós começámos com uma agência de viagens online que é a Logitravel. Entretanto pegámos em tudo o que aprendemos e em toda a tecnologia e pusemos à disposição das agências de viagens. E temos demonstrado ao longo destes dez anos que sabemos questionar e ser neutros com cada um dos negócios. Caso contrário teria pouco sentido e seria tudo a curto prazo. Se queremos fazer algo a longo prazo temos que apostar nisso. Tudo o que criamos dentro das nossas estruturas de compra colocamos à disposição dos canais de distribuição em igualdade de condições. Esta é a nossa regra, que sempre seguimos. Criam-se sempre suspeitas, e compreendo, mas as pessoas que trabalham connosco sabem. Não estariam aqui tantas agências de viagens se fosse assim. Nem sequer a Soltour quereria fazer a joint-venture connosco.

 

PressTUR: Quantas agências de viagens trabalham com a Smytravel em Portugal?

Tomeu Bennasar: Cerca de 400 agências de viagens. E esperamos crescer, queremos chegar aos 1.200 pontos de venda em Portugal. Queremos fazer acordos com todos.

 

PressTUR: Que objectivos tinha esta viagem?

Tomeu Bennasar: O primeiro objectivo desta viagem era criar esta mensagem positiva no sector. O segundo era apresentar a nossa empresa e o terceiro era apresentar Samaná e o nosso voo com a Air Europa. O voo tem classe executiva e tem conectividade com aeroportos portugueses e italianos. O cliente põe a mala no aeroporto de origem e chega a Samaná que é um destino espectacular.

 

PressTUR: Esperam um impacto nas vendas?

Tomeu Bennasar: Espero que seja um activador, não só dos nossos negócios como de todo o sector. Espero chegue a mensagem ao mercado de que se pode viajar com normalidade, que se pode desfrutar de destinos como este e que, pouco a pouco, vamos recuperar a confiança dos clientes para viajarem.

 

PressTUR: Como está o panorama das vendas?

Tomeu Bennasar: Estamos já um pouco acima dos 50% do que deveria ser num ano normal. Evidentemente levamos meses de atraso, mas estamos a assistir a uma recuperação rápida.

 

Ver também:

Agentes de viagens vão continuar a ser o único canal de distribuição da Soltour - Javier Castillo

 

Clique para ver mais: Soltour Travel Partners

Clique para ver mais: Agências&Operadores

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

República Dominicana quer mostrar aos portugueses que é “um destino completo” – Karyna Font-Bernard

07-06-2021 (09h00)

A República Dominicana quer mostrar aos portugueses que "é um destino completo", com mais para oferecer do que apenas Sol e Praia, e vai fazê-lo através da formação dos agentes de viagens, disse ao PressTUR a directora ibérica do Escritório de Promoção Turística, Karyna Font-Bernard.

Jamaica vai ter mais de 4.800 novos quartos em 2023

25-05-2021 (09h08)

A Jamaica tem uma série de unidades hoteleiras e complexos turísticos com inauguração prevista para os próximos dois anos, o que vai resultar num acréscimo de cerca de 4.800 novos quartos até final de 2023.

Iberia vai ter mais voos para a República Dominicana este Verão do que antes da pandemia

20-05-2021 (19h53)

A Iberia anunciou que este Verão prevê operar 11 voos por semana entre Espanha e a República Dominicana, mais 17% do que antes da pandemia de covid-19 e com aviões maiores.

Meliá conclui vacinação dos trabalhadores em Punta Cana a 25 de Maio

27-04-2021 (19h05)

A Meliá anunciou hoje que espera concluir a vacinação de todos os 2.200 trabalhadores dos seus hotéis em Punta Cana no dia 25 de Maio.

Jolidey e Soltour cancelam charters de Lisboa para Samaná e Montego Bay

26-04-2021 (18h42)

Os operadores turísticos Jolidey e Soltour cancelaram os voos charter de Lisboa para Samaná, na República Dominicana, e Montego Bay, na Jamaica, que tinham programado para este Verão, confirmou o PressTUR junto das duas empresas.

Opinião e Análise