Rio de Janeiro adia para 15 de Setembro exigência de certificado de vacinação

01-09-2021 (15h02)

A cidade brasileira do Rio de Janeiro adiou para 15 de Setembro a entrada em vigor do certificado de vacinação contra a covid-19 para permitir acesso a vários locais públicos, prevista para esta quarta-feira, anunciaram fontes oficiais.

A autarquia justificou o adiamento com instabilidade no 'ConecteSUS', uma nova aplicação do Ministério da Saúde que permite ao cidadão brasileiro visualizar ou guardar o seu certificado de imunização.

"Em virtude da instabilidade do 'ConecteSUS' para retirada dos certificados de vacinação, a Prefeitura do Rio de Janeiro adia para o dia 15 de Setembro o início da verificação da situação vacinal para entrada em estabelecimentos fechados", indicou o município, num comunicado enviado à imprensa.

"Nesse período, entre os dias 1 e 14 de Setembro, será realizada uma série de acções educativas com o sector regulado, e essa cobrança pode ser iniciada por cada sector que já se sinta preparado e queira estimular a vacinação", acrescentou.

A previsão inicial era que o certificado de vacinação para permitir o acesso a determinados locais públicos entrasse em vigor já na quarta-feira.

Na semana passada, a prefeitura do Rio de Janeiro determinou, através de um decreto municipal, a verificação obrigatória de vacinação para entrar no "interior de estabelecimentos e dependências de uso coletivo", como pontos turísticos, museus, feiras, ginásios, clubes sociais, teatros, parques de diversões, circos e cinemas, entre outros.

O decreto, que consiste em quatro medidas, inclui também a certificação de vacinação para cirurgias não essenciais.

A medida, no entanto, deixou bares, restaurantes e ‘shopping centers' fora da lista.

O ministro da Saúde do Brasil, Marcelo Queiroga, manifestou-se na semana passada contra a adopção do denominado "passaporte de vacinação" para os cidadãos acederem a determinado local, classificando a medida como "descabida" e afirmando que "não ajuda em nada".

O Brasil, um dos países mais afectados pela pandemia de covid-19, acumula mais de 20,7 milhões de casos confirmados e 579.574 óbitos associados ao novo coronavírus.

(Notícia Lusa)

 

Clique para ver mais: Brasil

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Solférias, Exótico e Sonhando anunciam charters para o réveillon em Salvador e Natal

16-09-2021 (13h02)

Os operadores turísticos Solférias, Exoticoonline e Sonhando anunciaram hoje ao mercado novas operações charter para o Fim de Ano em Salvador e em Natal, no Brasil, com voos operados pela companhia aérea Hi Fly.

Rio de Janeiro começa a exigir certificado de vacinação para entrada em pontos turísticos

16-09-2021 (11h51)

A cidade do Rio de Janeiro começou a exigir esta quarta-feira um certificado de vacinação contra a covid-19 aos cariocas e turistas para entrar em pontos turísticos como o Cristo Redentor, enquanto tenta conter o avanço da variante Delta.

Soltrópico e Abreu lançam operação charter para o réveillon na Bahia

15-09-2021 (12h24)

O operador turístico Soltrópico e a Viagens Abreu anunciaram hoje ao mercado uma operação charter para o Fim de Ano em Salvador, na Bahia, com partidas de Lisboa e do Porto, em voos SATA Azores Airlines.

TAP confirma voos do Porto para Nova Iorque e Brasil no Inverno

15-09-2021 (10h32)

A CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, confirmou esta terça-feira no parlamento que a companhia aérea vai operar voos do Porto para Nova Iorque e para o Brasil, no Inverno, como a companhia aérea já tinha anunciado no início do mês.

Europa promove-se no Brasil com workshop para agentes e operadores

15-09-2021 (09h53)

A Comissão Europeia de Turismo (ETC) vai organizar entre 28 de Setembro e 1 de Outubro um workshop para o mercado brasileiro, com a participação de órgãos de turismo de vários países, companhias aéreas, agências de viagens, operadores turísticos, DMCs, hotéis e outros fornecedores.

Opinião e Análise