Bahia promove-se em Portugal junto de investidores e operadores turísticos

27-10-2021 (14h14)

O Estado da Bahia, no Nordeste do Brasil, promoveu esta semana uma série de encontros de negócios em Portugal, incluindo uma reunião do secretário de Turismo com operadores turísticos portugueses, para alavancar a retoma das viagens.

O secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, apresentou aos operadores turísticos portugueses atractivos das 13 zonas turísticas baianas, bem como a actuação do Estado em obras estruturantes e com viés cultural, que somam investimentos de quase 100 milhões de dólares, e a retoma das actividades com protocolos de biossegurança.

“Mostrámos como nos preparámos para o reaquecimento do turismo, e a reacção foi positiva”, afirmou Maurício Bacelar, citado num comunicado. “Os operadores portugueses receberam mais informações sobre o que está acontecendo na Bahia. Acredito que eles irão ampliar a venda de pacotes para os nossos destinos”, acrescentou Maurício Bacelar.

O workshop estava integrado no evento “Portugal descobrindo a Bahia do futuro”, que decorreu segunda e terça-feira, dias 25 e 26 no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa, e que tinha como objectivo reforçar relações comerciais, promover a oferta turística e apresentar outras oportunidades de cooperação em diversas áreas.

O objectivo do encontro, segundo o vice-governador da Bahia, João Leão, citado num comunicado, foi “mostrar o enorme potencial do estado da Bahia para investidores portugueses e reforçar as nossas relações com este país irmão”.

“O que nós queremos é que, através de expertise e cooperação, a Bahia e Portugal cresçam mais e juntos”, resumiu o vice-governador.

Citado na mesma nota, o presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, destacou: “a pandemia trouxe uma percepção de proteccionismo entre os países, em geral, mas isso é muito perigoso, para não dizer suicida. O Brasil e Portugal têm muito a crescer juntos e a Bahia é uma excelente porta de entrada, como Portugal também pode sê-lo”.

Também presente no evento, o fundador e presidente do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, destacou que o vice-governador “João Leão é um entusiasta de algo que defendo há 20 anos, quando abri o primeiro hotel no Brasil: este laços beneficiam ambas as localidades”.

A Bahia é apresentada no comunicado como o maior Estado da região Nordeste do Brasil, com 15 milhões de habitantes, segundo os censos de 2014, reconhecido pela sua “natureza exuberante, cultura, gastronomia e pelo carnaval”, sendo também “um importante pólo de desenvolvimento industrial e bioenergético, além de ser o terceiro maior produtor de bens minerais do Brasil”.

A Bahia tem voos regulares directos operados pela TAP entre Lisboa e Salvador, capital do Estado, hub para diversos aeroportos do estado e do país.

O comunicado destaca ainda que o vice-governador apresentou aos cerca de 60 investidores e empresários portugueses presentes no evento as vantagens naturais e de infra-estrutura da Bahia para a produção de vinhos e chocolates, destacando que existem “dois milhões de hectares disponíveis para a irrigação” e, no caso da produção de chocolate, existem mais 100 empresas no sector.

O vice-governador acrescentou ainda que cerca de 70% do Estado utiliza energia renovável e que pretende instalar 11 fábricas sucroalcooleiras “para tornar a Bahia autossuficiente na produção de álcool e açúcar”.

 

Clique para ver mais: Empresas&Negócios

Clique para ver mais: Bahia

Clique para ver mais: Brasil

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Vila Galé prepara-se para ficar com o antigo Sheraton Reserva do Paiva

26-11-2021 (12h01)

A Vila Galé está a trabalhar para acrescentar à sua rede mais um hotel no estado brasileiro do Pernambuco, no edifício onde até ao ano passado funcionou o Sheraton Reserva do Paiva, cuja construção foi impulsionada pela Promovalor do ex-presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira.

TAP já esgotou classe executiva nos voos de/para o Brasil até ao fim do ano

23-11-2021 (15h52)

O mercado reagiu como "uma explosão" ao fim das restrições às viagens para Portugal em Setembro, e desde então os voos têm estado "muito bem compostos", disse ao PressTUR o director da TAP no Brasil, Mário Carvalho, destacando que a classe executiva "está cheia até ao fim do ano".

Minas Gerais na mira da Vila Galé para continuar a crescer no Brasil

22-11-2021 (12h34)

“Se há país que tem um potencial extraordinário para o turismo é o Brasil”, afirmou o presidente da Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, na festa dos 20 anos da abertura do seu primeiro hotel no país, confirmando que o plano é continuar a crescer, com novos hotéis em Alagoas, Salvador e Cumbuco, e uma nova oportunidade para se estrear em Minas Gerais.

TAP reforça Stopover para ter turistas brasileiros a visitar mais destinos em Portugal

11-11-2021 (14h10)

A CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, anunciou hoje que a companhia aérea está a trabalhar na "sofisticação" do seu Programa de Stopover, para conseguir que os passageiros em conexão vindos do Brasil além de ficarem em Lisboa visitem também outros destinos em Portugal, em vez seguirem logo para outros destinos europeus.

Portugal Sotheby’s Realty organiza evento para impulsionar o investimento brasileiro

09-11-2021 (16h42)

A Portugal Sotheby’s Realty em parceria com a Sotheby’s Realty no Brasil, Miami, Orlando e Nova Iorque, organizam hoje às 20h o “Brazilian Connection”, um evento que junta os principais mercados internacionais da Sotheby’s International Realty.

Opinião e Análise