Nova Zelândia regista número mais elevado de casos: 94

19-10-2021 (14h57)

Foto: www.newzealand.com - Auckland
Foto: www.newzealand.com - Auckland

A Nova Zelândia registou hoje, 19 de Outubro, o maior número de casos de covid-19 desde o início da pandemia, depois de a variante delta ter obrigado o arquipélago a abandonar a estratégica "zero covid".

As autoridades sanitárias anunciaram terem detetado 94 novos casos, número que ultrapassou os 89 contágios registado em Abril do ano passado, aquando da primeira vaga da covid-19.

Segundo a Agência Lusa, o número de casos não tem parado de aumentar desde que surgiu, em meados de Agosto, a variante delta, mais contagiosa, no país.

O surto em Auckland obrigou a primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, a abandonar a estratégia "zero covid" e a intensificar a campanha de vacinação, ao mesmo tempo que, na segunda-feira, o Governo anunciou mais duas semanas do confinamento decretado em meados de Agosto na cidade mais populosa do país.

Na sexta-feira, a dirigente de centro-esquerda divulgou um plano para diminuir as restrições, assim que os objetivos da vacinação forem alcançados.

Cerca de dois terços da população em idade de ser vacinada, já está inoculada.

"Sabemos que a vacinação já faz uma grande diferença no plano epidémico em Auckland", declarou Ardern à imprensa.

Até à chegada da variante delta, o arquipélago ficou protegido da pandemia, devido às restritas medidas nas fronteiras e a uma intensa política de rastreio, permitindo aos neozelandeses uma vida quase normal.

Esta política mostrou resultados, uma vez que o país registou apenas 28 mortos desde o início da pandemia, numa população de cinco milhões de habitantes.

Ardern reconheceu que a variante delta "mudou o jogo", dado que a velocidade de transmissão não permite rastrear os casos de contacto, tornando-se impossível de eliminar.

Clique para ver mais: Ásia & Pacífico

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Meliá inaugura “um santuário de luxo e bem-estar na Tailândia”

25-11-2021 (17h00)

O Meliá Phuket Mai Khao é a mais recente unidade hoteleira do grupo Meliá Hotels International, que a descreve como “um santuário de luxo e bem-estar na Tailândia”, para quem procura estar em contacto com a natureza “numa das praias mais tranquilas da zona Norte da ilha”.

Nova Zelândia anuncia fim de confinamento em Auckland e da política de casos-zero

22-11-2021 (15h14)

A Nova Zelândia vai acabar com o confinamento de três meses e meio na maior cidade do país, Auckland, no início de Dezembro, e da política de "casos-zero" para combater o novo coronavírus, disse hoje a primeira-ministra.

Primeiro medicamento chinês contra o coronavírus deve ser aprovado em Dezembro

16-11-2021 (16h14)

A China deve aprovar, no próximo mês, o primeiro medicamento contra a covid-19 desenvolvido por uma farmacêutica chinesa e baseado no uso de anticorpos monoclonais, capazes de neutralizar o vírus.

Mais de três quartos da população da China totalmente vacinada

08-11-2021 (13h53)

Mais de três quartos da população da China já está totalmente inoculada contra a covid-19, de acordo com dados oficiais divulgados pela Comissão Nacional de Saúde.

China detecta 89 casos nas últimas 24 horas

08-11-2021 (12h36)

A China detetou 89 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, 65 por contágio local e os restantes oriundos do estrangeiro, anunciaram as autoridades de saúde do país.

Opinião e Análise