António Costa alerta que “pandemia não acabou” e pede responsabilidade individual

23-09-2021 (18h41)

Foto: União Europeia
Foto: União Europeia

O primeiro-ministro alertou que a “pandemia não acabou”, apesar da nova fase do plano de desconfinamento hoje anunciada, e apelou à responsabilidade individual dos portugueses para prevenir os contágios pelo coronavírus SARS-CoV-2.

“Passamos a uma fase que, desaparecendo a generalidade das limitações impostas pela lei, assenta essencialmente na responsabilidade individual de cada um de nós. Não podemos esquecer que a pandemia não acabou e que, podendo considerá-la controlada a partir do momento em que tenhamos 85% da população vacinada, o risco permanece”, referiu António Costa, citado pela Agência Lusa.

Em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, o primeiro-ministro recordou que o “risco existe” porque, além de as vacinas não assegurarem 100% de imunidade, as crianças com menos de 12 anos não estão vacinadas e uma “faixa muito pequena” de pessoas recusa ser imunizada contra a covid-19.

“Convém termos presente que, apesar de estarmos no início do Outono ainda solarengo, vamos ter pela frente um período de invernia”, altura de maior risco de infeções respiratórias e de doenças como a gripe, salientou.

Perante isso, António Costa defendeu que “todos devem continuar a assumir o dever individual de prevenir e combater esta pandemia”, o que pressupõe o uso da máscara sempre que for obrigatório e recomendável, mantendo também a prática de higienização das mãos e do distanciamento físico.

“As decisões que hoje tomámos são, essencialmente, a confirmação do que no dia 29 de Julho antecipamos que poderíamos realizar se o processo de vacinação corresse da forma como estava previsto”, assegurou o primeiro-ministro, que avançou que Portugal deve atingir os 85% da população com a vacinação completa na próxima semana.

Clique para ver mais: Portugal

Clique para ver mais: Empresas & Negócios

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Turismo do Porto e Norte inaugura tela de promoção ao Douro no Aeroporto Francisco Sá Carneiro

14-01-2022 (14h57)

O Turismo do Porto e Norte inaugura hoje uma tela gigante no exterior da sua loja no Aeroporto Francisco Sá Carneiro com uma "imagem poderosa do Douro Vinhateiro".

ONU melhora crescimento em África em 2021 para 3,8% e estima 4% este ano

14-01-2022 (11h26)

O Departamento das Nações Unidas para Assuntos Económicos e Sociais (UNDESA) melhorou a estimativa de crescimento para as economias africanas, antevendo uma expansão de 3,8% no ano passado e uma aceleração para 4% este ano.

Hong Kong proíbe trânsito de passageiros aéreos de 153 países, Portugal incluído

14-01-2022 (11h22)

O aeroporto de Hong Kong anunciou hoje a proibição do trânsito de passageiros de mais de 150 países a partir de Domingo, Portugal incluído, de forma a evitar a propagação da covid-19.

Turismo em África só regressa aos níveis pré-pandémicos em 2024 - ONU

14-01-2022 (11h18)

O Departamento das Nações Unidas para Assuntos Económicos e Sociais (UNDESA) alertou que o regresso dos turistas ao nível registado antes da pandemia de covid-19 só deverá acontecer "muito possivelmente" em 2024.

ONU melhora projeção de crescimento mundial para 4% este ano

14-01-2022 (11h13)

As Nações Unidas estimam que a economia mundial cresça 4% em 2022 e 3,5% em 2023, depois de uma expansão de 5,5% em 2021, mostrando-se mais otimista face ao anterior relatório, segundo previsões divulgadas.

Opinião e Análise