Vacinação contra a covid-19 em Cabo Verde começa esta sexta-feira

16-03-2021 (16h36)

A vacinação contra a covid-19 em Cabo Verde arranca na sexta-feira com os profissionais de saúde, e a meta do Governo é vacinar 70% da população até ao final do ano.

A vacinação vai começar apenas com vacinas da Pfizer, enquanto são aguardados esclarecimentos sobre a segurança das da AstraZeneca, anunciou hoje o ministro da Saúde.

Numa nota divulgada pelo ministro e citada pela agência Lusa, Arlindo do Rosário explica que “manda o princípio da precaução que as dúvidas levantadas sejam totalmente esclarecidas”, relativamente às vacinas da AstraZeneca, das quais Cabo Verde já tem 24.000 doses para administrar.

“No dia 19 [de Março], tal como previsto, iniciaremos a vacinação dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao SARS-CoV-2 com a vacina da Pfizer”, anunciou.

Cabo Verde recebeu 24.000 doses da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca em 12 de Março e 5.850 da Pfizer dois dias depois, prevendo o Governo lançar a vacinação nacional em 19 de Março e assumindo a meta de vacinar 70% da população até final do ano.

Estas doses inserem-se num total de 108 mil a fornecer pela AstraZeneca ao abrigo da Covax, iniciativa fundada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que visa garantir uma vacinação equitativa contra o novo coronavírus.

Contudo, nos últimos dias têm surgido suspeitas de alegados efeitos secundários da vacina da AstraZeneca, que levaram vários países a suspender o seu uso.

Arlindo do Rosário acrescentou que a OMS e a Agência Europeia de Medicamentos “até ao presente não encontraram nenhuma relação entre a vacina e os casos de hemocoagulação que foram relatados” em pessoas vacinadas com doses da AstraZeneca.

Enquanto aguarda a clarificação sobre a segurança da vacina do fabricante anglo-sueco, explica que o Ministério da Saúde, em articulação com a Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) “irão acompanhar de perto o evoluir da situação” e “fazer as devidas recomendações ao Governo por forma a permitir uma decisão devidamente ponderada e responsável antes de se iniciar com a aplicação da vacina”.

 

Clique para ver mais: Cabo Verde

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Investimento privado no turismo em Cabo Verde ultrapassa os 1.000 milhões de euros

31-03-2021 (17h09)

Cabo Verde acordou, nos últimos dias, contratos para a instalação de dois empreendimentos hoteleiros de grande dimensão, ambos na Praia, colocando acima de 1.070 milhões de euros o investimento privado no turismo no arquipélago no último ano.

TAP programa mais de 750 voos/semana em rotas internacionais em Agosto

26-03-2021 (16h01)

A TAP planeia operar em Agosto mais de 90 rotas internacionais com 753 voos por semana, 78% deles em ligações com cidades na Europa, 11% em África, 8% no Brasil e 6,7% na América do Norte.

Espanha levanta restrições de voos de/para Reino Unido mas mantém com Brasil e África do Sul

23-03-2021 (18h53)

A Espanha levantou hoje as restrições à entrada por via aérea e marítima de passageiros provenientes do Reino Unido, mas prolongou as que estão em vigor nos voos do Brasil e da África do Sul até meados de Abril.

euroAtlantic divulga novos horários dos voos para São Tomé e para Bissau

23-03-2021 (18h08)

A euroAtlantic airways anunciou novos horários para os seus voos de Lisboa para São Tomé e para Bissau, que estarão em vigor entre 2 de Abril e 29 de Outubro.

LAM regista menos 30% de passageiros entre Janeiro e Fevereiro

23-03-2021 (16h42)

A companhia aérea LAM, Linhas Aéreas de Moçambique, registou menos cerca de um terço de passageiros em Fevereiro em comparação com o mês de Janeiro, atribuindo esse registo ao impacto da covid-19.

Opinião e Análise