Madeira prevê mais de 60.000 no réveillon Hoteleiros avançam ocupação a 90%

30-12-2013 (20h21)

Previsão de noite clara e temperatura amena

Uma noite de céu limpo e temperatura amena para esta época é o que espera os cerca de 60 mil visitantes que escolheram o Funchal para o réveillon, de que um dos cartazes é o espectáculo pirotécnico que ilumina e enche de cor o anfiteatro da baía funchalense nos primeiros minutos do Ano Novo.




Em terra espera-se lotação quase esgotada nos hotéis, com cerca de 30.000 camas ocupadas, e no mar mais de 20 mil passageiros e 7.100 tripulantes a bordo de doze navios de cruzeiro fundeados na baía do Funchal. Se se contar que em terra existe ainda mais cerca de um milhar de apartamentos que são alugados a turistas, numa segunda linha de alojamentos turístico-hoteleiros, que tem crescido bastante no último ano, um pouco fora do controlo das autoridades turísticas, pode-se calcular com segurança que na Passagem do Ano na ilha da Madeira estarão certamente mais de 60 mil visitantes, aumentando em quase um quarto da população residente no arquipélago, que no último Censos de 2011 estava em 267.783 habitantes.
Na semana passada a Secretaria Regional do Turismo apontava para uma ocupação hoteleira na ordem dos 86%, mas hoje os hoteleiros já avançaram com nova informação, apontando para 90%, com as principais unidades a fazerem o pleno da ocupação, nomeadamente os hotéis de 4 e 5-estrelas. No caso da hotelaria de luxo registam-se preços “muito interessantes”, o que já não verificava há alguns anos.
A informação que o PressTUR dispõe aponta, aliás, para a melhor ocupação de sempre no mês de Dezembro nos hotéis madeirenses, assegurando que 2013 será o melhor ano pós-crise económico-financeira mundial e, eventualmente, mesmo o melhor ano de sempre na hotelaria da Região Autónoma.
O recorde anterior é do ano de 2008, em que se registaram 6,2 milhões de dormidas, de onde recuou para  4,99 milhões em 2010. No ano passado, já em recuperação, depois dessa queda, os hotéis madeirenses acolheram 996.400 hóspedes que produziram 5,5 milhões de dormidas com uma taxa de ocupação de 54,5%. Até ao final de Outubro deste ano os hotéis regionais registaram 5,28 milhões de dormidas, em alta de 8,4%, e Novembro e Dezembro foram meses de grande ocupação, pelo que fontes relacionadas com o sector empresarial hoteleiro admitem que possam superados os números de 2008.
De resto a Madeira regista neste ano de 2013 uma substancial subida da receita derivada do sector turístico, não só na hotelaria, mas também nas actividades de restauração e bares, com diversas aberturas de novos estabelecimentos ao longo do ano, e com o estabelecimento de novas empresas dedicadas a actividades paralelas, na animação turística e na ocupação e entretenimento dos turistas.

Continua em:
Oito minutos de magia e cor celebram 100 anos de cruzeiros no Porto do Funchal
Uma dúzia de transatlânticos saúda  chegada de 2014 na capital madeirense

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Lufthansa reestrutura vendas na Europa e Julia Hillenbrand ‘regressa’ a Portugal

01-06-2021 (15h08)

O grupo Lufthansa, maior grupo europeu de companhias de aviação, anunciou hoje ‘o regresso' de Julia Hillenbrand à liderança do mercado português, onde começou a sua carreira profissional, em 2005.

PressTUR volta a publicar com “ligação segura”

13-05-2021 (11h14)

O PressTUR apresenta desculpas aos leitores e anunciantes pelo tempo que esteve online com uma "ligação insegura", embora não estivesse ao nosso alcance evitá-lo. Esta situação impediu o envio da TURletter, que hoje retoma.

José Pacheco é o novo Chief Commercial Officer da Portimar

12-05-2021 (16h15)

A Portimar, que se apresenta como uma das principais DMC portuguesas, fundada em 1987, anunciou hoje a nomeação de José Pacheco para o cargo de Chief Commercial Officer.

PressTUR com problemas de ligação

10-05-2021 (11h16)

O website do PressTUR está com problemas técnicos de acesso devido a uma falha na verificação dos nossos dados por parte da empresa Sectigo, que esperamos ver resolvida ao longo desta semana.

SAS anuncia Anko Van der Werff como presidente e CEO

30-04-2021 (16h53)

A companhia aérea SAS, que conta com hubs em Copenhaga, Estocolmo e Oslo, anunciou Anko Van der Werff como presidente e CEO, tomando posse, no máximo, a partir de 15 de Julho.

Opinião e Análise