O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa dissolveu a Assembleia Regional da Madeira e convocou eleições para 26 de Maio.
A Madeira volta a ir a eleições seis meses depois das últimas regionais, em Setembro de 2023, no seguimento de uma reunião do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com os partidos com assento parlamentar na Região Autónoma.
O anterior presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, foi constituído arguido em três processos judiciais e acusado de oito crimes de abuso de poder, tráfico de influências, corrupção activa e passiva, prevaricação, recebimento ou oferta indevida de vantagem, participação económica em negócio e atentado contra o Estado de Direito.
O governante apresentou renúncia ao cargo depois de o PAN lhe ter retirado a confiança política e se ter recusado a assegurar a maioria, com o seu partido PSD, na Assembleia Legislativa.
Segundo a imprensa nacional, Miguel Albuquerque já reagiu ao anúncia das eleições antecipadas e manifestou vontade de ir a eleições.
Saiba mais sobre a Madeira no site do Turismo de Portugal.
Veja também: Madeira aposta em “garantir acessibilidade a preços baratos” – Miguel Albuquerque