A JetBlue, companhia aérea low cost norte-americana fundada por David Neeleman, solicitou dois slots diários ao Aeroporto de Lisboa para operar na temporada de Verão de 2024.
A JetBlue é mais uma companhia low cost a requerir slots ao Aeroporto de Lisboa, neste caso para dois voos diários, com o intuito de tornar a capital portuguesa no seu quinto destino europeu, indica a Aeroin. A companhia voa actualmente para Amesterdão e Paris, e já confirmou rotas para Dublin e para Edimburgo.
O Reportur sublinha que a low cost norte-americana virou atenções para Lisboa depois de o governo holandês ter anunciado um plano de redução de voos para controlar o ruído e a contaminação na zona envolvente do aeroporto. A Reuters indica que o governo holandês cedeu às pressões do governo dos Estados Unidos e da União Europeia e suspendeu o plano.
A JetBlue quer operar duas ligações entre Lisboa e JFK e Boston em aeronave A321LR, sendo que o modelo da companhia é voar em rotas operadas por uma ou duas empresas e oferecer um preço mais baixo através da utilização do A321LR.
A TAP Air Portugal opera a rota entre Lisboa e Boston precisamente num A321LR, enquanto que a Delta Air Lines, a outra empresa que opera esta ligação, utiliza um Boeing 767.
Veja também: Emirates e JetBlue suspendem acordo de code-share
Consulte aqui o site da companhia.