O ministro das Infra-estruturas, João Galamba, disse que “está na hora da ANA fazer os investimentos” no Aeroporto de Lisboa, uma vez que o Governo está a resolver os problemas de descongestionamento do espaço aéreo.
O Governo está a fazer a sua parte para libertar espaço aéreo em Lisboa, criando condições “para que a ANA cumpra o seu contrato de concessão e execute, com a maior brevidade possível, as [suas] obrigações de investimento”, afirmou João Galamba, segundo uma notícia da Lusa citada na imprensa portuguesa.
O ministro indicou que se refere a “obrigações específicas que constam do anexo nove” e a “obrigações genéricas do seu contrato de concessão”.
“Basicamente a ANA está obrigada a fazer investimentos necessários para acompanhar a procura”, disse João Galamba.
O ministro, segundo a Lusa, falava aos jornalistas na cerimónia de inauguração do sistema de gestão de tráfego aéreo Topsky e da sala de operações de controlo de tráfego aéreo, no Centro de Controlo de Tráfego Aéreo de Lisboa, da NAV Portugal.
Além destes investimentos, o Governo está em conversações com a Força Aérea para libertar espaço aéreo em Lisboa e fazer “pequenas melhorias no espaço físico”, a fim de melhorar a operacionalidade do Aeroporto Humberto Delgado.
“Muitas vezes a ANA dizia que não fazia os investimentos [no Aeroporto de Lisboa] sem a resolução destes problemas. Estamos a resolver os problemas, está na hora da ANA fazer os investimentos”, disse João Galamba.
A notícia da agência Lusa recorda que o projecto Topsky, comum a mais outros seis países e coordenado pelo Eurocontrol, foi apresentado pela NAV em 2019 e prevê um investimento de 103,8 milhões de euros, dos quais 5,56 milhões para obras e reabilitação total da sala com o objectivo substituir o antigo sistema, LISTAM, em utilização desde 2001.
Obras de melhoria só no final do ano
O CEO da ANA Aeroportos, Thierry Ligonnière, afirmou em Dezembro, no Congresso da APAVT, que a primeira fase do projecto de melhoria da eficiência do Aeroporto de Lisboa, no valor de 200 milhões a 300 milhões de euros, pode começar no final de 2023 “se todos fizerem o seu trabalho rapidamente” (clique para ler: Obras na Portela arrancam no final de 2023 “se todos fizerem o seu trabalho rapidamente” – ANA Aeroportos).