A Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, que decorreu entre 6 e 9 de Novembro, cresceu 15%, com a presença de 17.000 profissionais e 90,2 milhões de euros movimentados.
A 37ª edição da Festuris reuniu 64 destinos internacionais, dos quais Portugal se destacou como convidado de honra pela primeira vez, bem como 2.500 marcas expositoras e mais de 400 stands. A sua programação contou com 110 palestras, 60 horas de conteúdo e foi verificado um aumento nos agendamentos de reuniões durante o evento.

O Festuris 2025 decorreu com o tema “Reimaginando o Amanhã”, propondo “reflexões sobre o papel da Humanidade e da tecnologia na construção do futuro do turismo”, no espaço Serra Park em Gramado.
“Após 37 anos de história não estamos aqui apenas para celebrar o passado”, afirmou a lendária Marta Rossi, CEO e fundadora do Festuris, na inauguração do evento, que decorreu no Palácio dos Festivais em Gramado, “mas para criar nova conexões e responder à pergunta mais urgente do nosso tempo: como a Humanidade e a tecnologia se unem para reimaginar o futuro do turismo”, rematando que “o verdadeiro progresso está em usar as ferramentas digitais para fotalecer o que é insubstituível nas relações humanas”.

Já Eduardo Zorzanello, também CEO do Festuris, afirmou que “nunca nos entendemos como uma feira apenas, mas como um agente transformador, capaz de impactar o desenvolvimento económico, social e ambiental do turismo”. Eduardo também salientou a importância da retoma dos voos em Porto Alegre, depois das cheias que assolaram a região em 2024, e o futuro aeroporto de Vila Oliva.

Um dos destaques, o Espaço Luxury, onde o Turismo de Portugal esteve instalado, reuniu 130 marcas, sendo que outros segmentos tiveram outros espaços como Business & Innovation, Health and Weallness, Green Experience, Wedding, LGBT+ Diversidade, aos quais acresce o Espaço Rio Grande do Sul.
Além de Portugal como destino convidado de honra, a Costa Rica também foi destacada pelas suas iniciativas em sustentabilidade.
“Os números refletem o crescimento do evento e a força de um sector que se reinventa constantemente. ‘Reimaginando o Amanhã’, nosso tema de 2025, representa o compromisso de construir um turismo mais humano, sustentável e conectado com as transformações globais,” destacou Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris, em comunicado relativo ao crescimento do evento.

A próxima edição vai ser sujeita ao tema “Relações Reais que constroem o futuro”, e, segundo o comunicado da Festuris, vai aprofundar o “diálogo sobre conexões humanas e experiências autênticas no turismo”, além de o evento também se preparar para “expandir o Project Hortênsias e lançar novas acções voltadas para o turismo desportivo”.

As datas previstas para a próxima edição do Festuris são de 12 a 15 de Novembro.
Saiba mais na página do evento.
Veja também:
TAP prevê novo recorde de passageiros nas rotas do Brasil – Carlos Antunes
“Temos de levar os turistas mais qualificados para Portugal” – Carlos Antunes, TAP
Portugal, país convidado da Festuris, apresenta a sua arte no Brasil











