Pandemia atira novos projectos da Hoti Hotéis para 2028

20-10-2021 (15h29)

Foto: Hoti Hotéis
Foto: Hoti Hotéis

A Hoti Hotéis concentrou os seus esforços durante a pandemia em renovações das unidades hoteleiras, conseguindo subidas de preço médio, mas viu-se obrigada a adiar a abertura de novos hotéis, que, segundo o CEO do Grupo, aguardam a “reabertura gradual do mercado de financiamento”, e deverão ser inaugurados até 2028.


Notícia corrigida a 25 de Outubro: O CEO do Grupo Hoti Hotéis indicou em conferência de imprensa que a conclusão dos projectos estava prevista para 2028, como o PressTUR citou. O executivo informou posteriormente que pretendia declarar que os projectos estarão concluídos até 2028. O PressTUR agradece a clarificação e pede desculpa aos leitores e visados pela situação.

 

Antes da pandemia, o Grupo tinha oito projectos em carteira, em Lisboa (na Expo e no CCB), Braga, Aveiro, Viana do Castelo, Famalicão, Porto e São João da Madeira, que tinham conclusão prevista para 2023 (clique para ler: Hoti Hotéis avança com sete unidades em Portugal até 2023 / Hoti Hotéis quer ter papel preponderante com novo hotel em São João da Madeira).

Com os constrangimentos provocados pela pandemia, incluindo a quebra na procura por parte de viajantes, a falta de recursos humanos na hotelaria e a escassez de recursos materiais na construção, foi inaugurado apenas o hotel Moxy Lisboa Oriente, que estava concluído em Abril de 2020, mas devido às restrições para conter a propagação da covid-19 só inaugurou em Julho deste ano (clique para ler: Hoti Hotéis abre Moxy Lisboa Oriente para “millennials e nómadas digitais”).

O projecto que “tem condições de avançar mais depressa” é o hotel de Braga, um 4-estrelas ainda sem marca definida, que terá as suas áreas comuns instaladas num edifício com interesse patrimonial, junto ao Convento das Convertidas, e os quartos num edifício novo, afirmou o CEO do Grupo Hoti Hotéis, Miguel Proença, num encontro com jornalistas esta terça-feira.

As outras unidades serão quatro hotéis da marca Meliá, em Viana do Castelo, Famalicão, São João da Madeira e Porto, este último localizado na Avenida da Boavista, com escritórios e residências com serviço de hotel, e um Star Inn em Aveiro, também com componente residencial, junto ao Meliá Ria.

Excluindo o hotel no Centro Cultural de Belém (CCB), por ser “um projecto mais para a frente”, Miguel Proença frisou que “estes projectos estão todos muito ditados segundo aquilo que será a reabertura gradual do mercado de financiamento e aquilo que será alguma normalização”.

“Nenhum deles tem o lançamento da primeira pedra”, continuou o executivo, perspectivando ter todos os projectos concluídos até 2028.

Por outro lado, o Grupo investiu em renovações durante os períodos mais críticos da pandemia, o que permitiu aumentar o preço médio em alguns hotéis. “As remodelações que temos estado a fazer, como é o caso de Peniche e de Castelo Branco, representam subidas de preço médio que andam entre os 30% e os 50%”, afirmou Miguel Proença.

Em Lisboa, a Hoti Hotéis investiu 3,8 milhões de euros na renovação do Tryp Oriente e 1,5 milhões de euros na renovação do Tryp Aeroporto, dois hotéis que passam a ostentar a marca Meliá.

Miguel Proença sublinhou ainda que a empresa está a preparar-se para “o fenómeno de concentração do sector”. O executivo considera “expectável que, saídos da pandemia, existam circunstâncias problemáticas a carecerem de gestão profissional e a Hoti Hotéis está talhada para fazer isso desde a sua génese”.

 

Clique para ver mais: Hoti Hotéis

Clique para ver mais: Hotelaria

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

CTP preocupada com controlo de testes caso a caso nos aeroportos

26-11-2021 (16h49)

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP) manifestou-se hoje preocupado com a medida que obriga as companhias aéreas a controlarem caso a caso os testes à covid-19, nomeadamente em alturas de maior movimento nos aeroportos.

Companhias aéreas consideram "intolerável" aumento das multas para 20 mil euros em Portugal

26-11-2021 (15h44)

A Associação das Companhias Aéreas em Portugal (RENA) disse à Lusa que considera “intolerável” o aumento para 20 mil euros das multas em que as companhias aéreas incorrem a partir de 1 de Dezembro caso transportem passageiros sem teste negativo à covid-19.

Vila Galé prepara-se para ficar com o antigo Sheraton Reserva do Paiva

26-11-2021 (12h01)

A Vila Galé está a trabalhar para acrescentar à sua rede mais um hotel no estado brasileiro do Pernambuco, no edifício onde até ao ano passado funcionou o Sheraton Reserva do Paiva, cuja construção foi impulsionada pela Promovalor do ex-presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira.

Meliá inaugura “um santuário de luxo e bem-estar na Tailândia”

25-11-2021 (17h00)

O Meliá Phuket Mai Khao é a mais recente unidade hoteleira do grupo Meliá Hotels International, que a descreve como “um santuário de luxo e bem-estar na Tailândia”, para quem procura estar em contacto com a natureza “numa das praias mais tranquilas da zona Norte da ilha”.

Novo Anantara em Budapeste “é uma ode arquitectónica à era Belle Époque”

25-11-2021 (16h41)

A Minor Hotels estreou a sua marca Anantara na Hungria ao adicionar à sua rede um hotel histórico em Budapeste, que apresenta como “uma ode arquitectónica à era Belle Époque, revelando a combinação do glamour antigo com o luxo contemporâneo”.

Opinião e Análise