Portugal quer recuperar números de 2019, mas também “contribuir para um melhor turismo”

22-10-2021 (11h41)

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, afirmou esta quinta-feira, no lançamento da BTL 2022, que o caminho a percorrer nos próximos tempos será “sempre a subir”, com vista à recuperação de turistas e receitas pré-pandemia, mas também para “contribuir para um melhor turismo”.

“O caminho agora é um caminho íngreme. A boa notícia é que é sempre a subir”, frisou Rita Marques, numa “palavra de esperança” para os profissionais de empresas e entidades públicas presentes esta quinta-feira na FIL, no evento de lançamento da BTL 2022, que se realiza de 16 a 20 de Março.

“Alento para esta jornada sempre a subir. Queremos recuperar os números de 2019, os números de visitantes, os números de receitas turísticas, mas queremos também contribuir para um melhor turismo”, reforçou a secretária de Estado do Turismo.

Rita Marques manifestou ainda convicção de que “na BTL também encontraremos momentos inspiradores para darmos conta de que estamos comprometidos com uma nova agenda para o turismo”.

Essa agenda assenta “nas três grandes prioridades que já conhecemos desde 2017 – turismo todo o ano, em todo o território e com mais valor –, mas um turismo ancorado em duas grandes forças motrizes que não devemos esquecer: a digitalização e uma agenda mais verde”.

A próxima edição da BTL terá o Porto e Norte como destino convidado e Anadia como município convidado.

Presente no evento, o vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia, Jorge Sampaio, afirmou que “é um enorme orgulho depois de tantos anos de trabalho” ser o município convidado do evento. E desafiou: “venham à Anadia, venham à nossa Bairrada, venham conhecer esta nossa região que fica entre o mar e a serra, que tem uma gastronomia incrível, que tem espumantes e vinhos fantásticos, tem termas fantásticas e que está de braços abertos para vos receber e com uma vontade enorme de vos receber”.

Já Inácio Ribeiro, vice-presidente da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte, garantiu que na próxima edição da BTL “os nossos quatro sub-destinos - Porto, Douro, Trás-os-Montes e Minho – estarão aqui em força com todos os municípios na sua máxima pujança para promover aquilo que de melhor temos, aquilo que de melhor sabemos fazer e, acima de tudo, as potencialidades de muito bem saber acolher”.

“Estaremos cá para apresentar novas ideias, novos projectos e novos produtos”, enfatizou Inácio Ribeiro, destacando o enoturismo e a gastronomia. “Queremos, através dos saberes e dos sabores, dos bons gostos e dos bons paladares, conquistarmos de vez o país e o mundo”.

Ver também:

BTL 2022 será o início de “um caminho de afirmação no contexto internacional”

 

Clique para ver mais: BTL

Clique para ver mais: Feiras&Eventos

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Feira Internacional de Cabo Verde regressa com 125 empresas e um quarto são portuguesas

17-11-2021 (19h03)

A Feira Internacional de Cabo Verde regressa hoje à Praia, três anos depois, com 125 empresas, praticamente ao nível de 2018, das quais quase um quarto são portuguesas, que tentam conquistar o mercado cabo-verdiano no pós-pandemia.

Congresso anual da hotelaria em Albufeira atinge recorde com quase 600 inscritos

10-11-2021 (16h51)

O 32.º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo começa hoje em Albufeira, no Algarve, com um número recorde de inscritos, para um "reencontro" que a associação do sector quer que marque "o momento de 'recomeçar'".

Ministro da Economia debate “os temas mais quentes da actualidade” no Congresso da APAVT

09-11-2021 (12h21)

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, é a mais recente presença confirmada no 46º Congresso da APAVT, em Aveiro, para debater "os temas mais quentes da actualidade".

Marcelo Rebelo de Sousa encerra Congresso da Hotelaria e Turismo

05-11-2021 (16h00)

A AHP anunciou que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai encerrar o seu Congresso, que acontece na próxima semana em Albufeira e terá uma série de debates sobre acessibilidade aérea, financiamento de empresas hoteleiras, recursos humanos e outros temas.

Cláudio Santos apresenta “transformação tecnológica e digital no sector” na Convenção da GEA

05-11-2021 (15h17)

O representante da Amadeus em Portugal e head do B2B Wallet Sales da Amadeus Payments, Cláudio Santos, é um dos oradores confirmados na Convenção da GEA, com uma apresentação sobre a “transformação tecnológica e digital no sector”.

Opinião e Análise