Candidatura das Festas do Povo de Campo Maior aceite pela UNESCO

08-09-2021 (13h33)

Foto: www.festasdopovo.pt
Foto: www.festasdopovo.pt

A candidatura das Festas do Povo de Campo Maior (Portalegre) a Património Cultural Imaterial foi aceite pela UNESCO e vai ser analisada em Dezembro, na 16ª reunião do Comité do Património Mundial, no Sri Lanka.

Em comunicado citado pela Lusa, a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo diz que a candidatura, a "única" apresentada por Portugal, foi aceite pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e vai ser analisada entre os dias 13 e 18 de Dezembro, em Colombo, no Sri Lanka.

As Festas do Povo de Campo Maior, no distrito de Portalegre, passaram, em Dezembro de 2018, a estar inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial e o processo relativo à candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, está em curso desde 2015.

A notícia da agência Lusa descreve as festividades como uma tradição secular conhecida por apresentar dezenas de ruas, sobretudo localizadas no centro histórico, "engalanadas" com milhares de flores de papel, feitas pela população.

Realizadas pela última vez em 2015 e promovidas pela Associação das Festas do Povo de Campo Maior, as festas na vila alentejana só se realizam quando a população quer e são reconhecidas internacionalmente pela sua originalidade e cariz popular, com os habitantes a prepararem, durante meses, a ornamentação das ruas.

Esta tradição, identitária do povo de Campo Maior, tem vindo a ser transmitida de geração em geração oralmente e de forma informal, com os mais velhos a ensinar os mais novos a elaboração das flores que ornamentam os espaços públicos da vila.

A candidatura, que recebeu agora a "luz verde" da UNESCO, foi desenvolvida pelo município, ERT do Alentejo e Ribatejo e pela Associação das Festas do Povo de Campo Maior.

 

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

A World For Travel anuncia cinco compromissos com o turismo sustentável

17-09-2021 (16h37)

O "Évora Fórum - A World For Travel", conferência dedicada ao turismo sustentável que decorreu na Universidade de Évora entre 16 e 17 de Setembro, definiu cinco compromissos urgentes.

"A World For Travel" reúne governantes, líderes do sector e professores em Évora

13-09-2021 (17h52)

O Évora Forum - A World For Travel, conferência dedicada ao turismo sustentável, vai reunir "mais de duas dezenas de ministros e governantes de diferentes países, 140 oradores, professores e líderes do sector do turismo", nos dias 16 e 17 de Setembro.

Novo Conselho Estratégico do Enoturismo permitirá ter mais dados sobre os turistas e melhorar a oferta

09-09-2021 (16h26)

O novo Conselho Estratégico Nacional do Enoturismo, formalizado hoje em Monsaraz, vai permitir recolher mais dados sobre os turistas que visitam Portugal para enoturismo e melhorar a oferta do sector, frisou Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, que coordena o Conselho.

CTP realiza conferência dedicada à retoma do crescimento no Dia Mundial do Turismo

09-09-2021 (15h56)

A Confederação do Turismo de Portugal vai realizar uma conferência com o tema "Retomar o Crescimento", no Convento de São Francisco, em Coimbra, no dia 27 de Setembro, Dia Mundial do turismo.

Portugal aposta no enoturismo para “elevação do perfil dos turistas” que visitam o país

09-09-2021 (13h06)

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital anunciou hoje um novo website de promoção do enoturismo em Portugal e um novo evento deste sector que terá a sua primeira edição em Fevereiro, no Porto, duas apostas que prevê que venham a contribuir "para a elevação do perfil dos turistas que nos visitam".

Opinião e Análise