BTL 2022 será o início de “um caminho de afirmação no contexto internacional”

22-10-2021 (11h15)

A próxima edição da BTL será o início de um caminho para a sua afirmação como “uma das mais importantes feiras” de turismo a nível internacional, a competir com as suas congéneres “pela diferenciação, qualidade, notoriedade e reconhecimento do retorno”, frisou Pedro Braga, director-geral adjunto da Lisboa Feira Congressos e Eventos.

Esta ambição tem um “prazo máximo de dez anos”, assinalou o executivo, que falava esta quinta-feira na FIL, no evento de lançamento da BTL 2022, que se realiza de 16 a 20 de Março e terá a sua organização assente em cinco vectores estratégicos: internacionalização, representatividade dos diferentes sectores do turismo, formação, inovação e venda ao público.

No campo da internacionalização, Pedro Braga assumiu a ambição de “ter um dos melhores programas de buyers do sector do turismo” através do reforço “da qualidade e da representatividade dos diferentes segmentos do programa de buyers” a médio prazo.

Para alcançar este objectivo, o executivo espera contar com a ajuda dos parceiros institucionais para promover “uma campanha de posicionamento internacional da BTL geradora de notoriedade e atractividade pela evidência da qualidade dos produtos e serviços presentes na BTL enquanto montra da oferta turística nacional”.

Por outro lado, a BTL também quer reforçar o seu posicionamento internacional atraindo mais países, “que considerem que a sua presença na BTL é um factor distintivo para reforçarem projecção e o posicionamento internacional do seu turismo e da sua cultura”.

Sobre a representatividade dos sectores da oferta turística, Pedro Braga destacou que pretende reforçar a presença de segmentos como o enoturismo, turismo de natureza e saúde e bem-estar, e reconheceu haver “um importante caminho a percorrer” no sector de Meetings Industry (MI), designadamente “no sentido de reposicionar o país” para receber mais eventos internacionais.

Na área da formação, a BTL 2022 propõe-se a criar com os seus parceiros “uma mostra de ofertas de formação” que permita “reforçar as qualificações dos trabalhadores do sector, conjugada com a dinamização de uma bolsa de empregabilidade” que possa “evidenciar e mensurar o real impacto para a cadeia de valor da aposta na formação profissional no sector do turismo”.

A próxima edição do evento terá ainda um reforço do BTL Lab, acrescentou Pedro Braga, para “dar visibilidade a todos os produtos tecnológicos e inovações do sector nomeadamente no que respeita ao ecossistema das startups portuguesas”.

A venda de viagens nos dias de público tem tido “uma crescente procura” nas últimas edições e, em 2022, a BTL também vai procurar um reforço dessa componente. “Consideramos fundamental reforçar a diversidade da oferta colocada à disposição do consumidor. E vamos trabalhar em conjunto com os nossos parceiros para podermos ter uma oferta mais abrangente para o público final em 2022”.

Também presente no lançamento da BTL 2022, o presidente da Fundação AIP, Jorge Rocha de Matos, salientou que na próxima edição “vamos tentar ajudar não só os empresários do sector – fundamentalmente é esse o nosso objectivo – mas também o poder político, aqui representado pela senhora secretária de Estado do Turismo, a voltar a colocar o turismo no sítio que ele merece, tem direito e tem trabalhado para isso”.

“Os eventos digitais são importantes e complementam perfeitamente a actividade presencial. Mas os negócios fazem-se com melhor eficiência numa relação directa, olhos nos olhos, como é tradição”, acrescentou Jorge Rocha de Matos.

 

Clique para ver mais: BTL

Clique para ver mais: Feiras&Eventos

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Feira Internacional de Cabo Verde regressa com 125 empresas e um quarto são portuguesas

17-11-2021 (19h03)

A Feira Internacional de Cabo Verde regressa hoje à Praia, três anos depois, com 125 empresas, praticamente ao nível de 2018, das quais quase um quarto são portuguesas, que tentam conquistar o mercado cabo-verdiano no pós-pandemia.

Congresso anual da hotelaria em Albufeira atinge recorde com quase 600 inscritos

10-11-2021 (16h51)

O 32.º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo começa hoje em Albufeira, no Algarve, com um número recorde de inscritos, para um "reencontro" que a associação do sector quer que marque "o momento de 'recomeçar'".

Ministro da Economia debate “os temas mais quentes da actualidade” no Congresso da APAVT

09-11-2021 (12h21)

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, é a mais recente presença confirmada no 46º Congresso da APAVT, em Aveiro, para debater "os temas mais quentes da actualidade".

Marcelo Rebelo de Sousa encerra Congresso da Hotelaria e Turismo

05-11-2021 (16h00)

A AHP anunciou que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai encerrar o seu Congresso, que acontece na próxima semana em Albufeira e terá uma série de debates sobre acessibilidade aérea, financiamento de empresas hoteleiras, recursos humanos e outros temas.

Cláudio Santos apresenta “transformação tecnológica e digital no sector” na Convenção da GEA

05-11-2021 (15h17)

O representante da Amadeus em Portugal e head do B2B Wallet Sales da Amadeus Payments, Cláudio Santos, é um dos oradores confirmados na Convenção da GEA, com uma apresentação sobre a “transformação tecnológica e digital no sector”.

Opinião e Análise