Porto de Tallinn abre novo terminal de cruzeiros mais sustentável

21-07-2021 (17h28)

O Porto de Tallinn, na Estónia, inaugurou um novo terminal de cruzeiros que pretende reduzir o impacto ambiental da sua actividade, recorrendo a painéis solares e energia marítima.

O novo terminal tem painéis solares adaptados ao clima nórdico e é aquecido por energia marítima através de uma bomba de calor, segundo um comunicado.

“Estamos a ajudar os operadores de cruzeiros a fornecer um serviço ambientalmente consciente aos passageiros e a tornar a visita a Tallinn o mais tranquila possível”, afirmou Valdo Kalm, chairman do Conselho de Administração do Porto de Tallinn, citado na nota de imprensa.

O comunicado sublinha que o novo terminal “torna a capital da Estónia e tudo o que a cidade tem para oferecer mais acessíveis”. O objetivo “é que todos os turistas partam com uma experiência de viagem segura e inesquecível e que as empresas de cruzeiros possam reduzir a sua pegada ambiental, utilizando instalações portuárias ecológicas”.

O Porto de Tallinn também construiu uma nova ligação pedonal entre o terminal e o “quilómetro da cultura”, uma passagem directa entre “a área portuária e inúmeras novas áreas de lazer”.

Este empreendimento permite que os turistas explorem o centro histórico, declarado Património Mundial da UNESCO, bem como cafés, bares e restaurantes na orla marítima.

O comunicado destaca que os visitantes têm acesso a três novas atrações principais, designadamente a Fortaleza do Mar de Patarei, “uma grande fortificação histórica que agora abriga bares, food trucks e eventos ao ar livre”; o Seaplane Harbour, “um museu naval de três níveis alojado num hangar de 8.000m2 com navios históricos e submarinos”; e a Noblessner, “uma área cultural à beira-mar popular com restaurantes sofisticados, museus e vários bares”.

 

Clique para ver mais: Cruzeiros

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

MSC Cruzeiros assina acordo com a Cruise Saudi para direitos preferenciais em Jeddah

29-07-2021 (17h17)

A MSC Cruzeiros assinou um acordo com a Cruise Saudi para receber direitos preferenciais no porto de Jeddah até 2027 e a colaboração entre as fundações sem fins lucrativos MSC Foundation e Ba'a Foundation para a conservação e restauro de corais.

Norwegian Cruise Line retoma operações com o Norwegian Jade

28-07-2021 (17h26)

O Norwegian Jade é o primeiro navio da Norwegian Cruise Line a retomar operações após uma suspensão de 500 dias, com a estreia da companhia à saída do porto de Piraeus, em Atenas na Grécia.

AIDAluna regressa ao activo em Kiel a partir de 5 de Setembro

28-07-2021 (16h48)

O AIDAluna, embarcação da AIDA Cruises, subsidiária da Carnival Corp, vai ser o sétimo navio da companhia a retomar operações em 2021, com dois itinerários alternados à saída de Kiel, na Alemanha, a partir de 5 de Setembro.

MSC, Fincantieri e Snam estudam construção de navios de cruzeiro a hidrogénio

28-07-2021 (15h32)

A companhia de cruzeiros MSC, o estaleiro naval Fincantieri e a empresa energética Snam assinaram um memorando de entendimento para o estudo dos requisitos para a construção de embarcações de cruzeiro movidas a hidrogénio.

MSC Cruzeiros recebe primeiro navio da nova classe Seaside EVO

26-07-2021 (17h49)

A MSC Cruzeiros celebrou hoje a chegada do seu 19º navio, o MSC Seashore, primeiro da nova classe Seaside EVO, que apresenta novas tecnologias para reduzir o impacto ambiental e mais espaços de lazer.

Opinião e Análise