Governo planeia facilitar voos de/para países como Reino Unido e Brasil

01-04-2021 (17h43)

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que Portugal vai "facilitar as ligações" com países que tiveram a terceira vaga da pandemia mais cedo, como o Reino Unido, e que planeia a retoma dos voos com o Brasil, "embora com obrigação de testes e de medidas de quarentena".

Em conferência de imprensa transmitida pelas televisões portuguesas, António Costa disse que Portugal vai “manter o regime de controlo fronteiriço que tem existido até agora”.

E anunciou: “vamos introduzir mudanças relativamente aos países que, tal como nós, tiveram a terceira vaga mais cedo, como é o caso do Reino Unido, e começar a poder facilitar as ligações entre esses países”.

O primeiro-ministro destacou ainda que espera “relativamente ao Brasil poder retomar os voos, embora com obrigação de testes e de medidas de quarentena”.

Os voos com o Reino Unido e com o Brasil estão suspensos até 15 de Abril, sendo permitidos apenas voos de repatriamento (clique para ler: Governo prolonga suspensão dos voos com o Reino Unido e Brasil até 15 de Abril).

O primeiro-ministro anunciou ainda que Portugal vai manter encerradas as fronteiras terrestres com Espanha, “com aquelas excepções que são conhecidas e que têm vindo a ser praticadas”.

“Há um acordo com o Reino de Espanha para manter fechadas as fronteiras nos termos em que estão, de forma a evitar um incremento da pandemia e a mantermos a situação neste momento devidamente controlada”, disse António Costa.

Questionado sobre a reabertura dos serviços nas unidades hoteleiras, o primeiro-ministro respondeu que nos hotéis “não há nenhuma alteração, os encerramentos mantêm-se”.

Os eventos também vão continuar a realizar-se sem público. “Não há eventos com público porque os eventos com público são um risco acrescido de juntar pessoas e juntando pessoas há um risco de transmissão da doença. Isso tem que ser evitado e vamos continuar a evitar”.

Ver também:

Permitido circular entre concelhos de Portugal continental na quinzena após a Páscoa

Esplanadas em Portugal reabrem na segunda-feira, mas primeiro-ministro recomenda “cautelas”

 

Clique para ver mais: Portugal

Clique para ver mais: Brasil

Clique para ver mais: Reino Unido

Clique para ver mais: Espanha

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Governo prevê injectar este ano mais 970 milhões de euros na TAP

16-04-2021 (16h24)

O Governo prevê injectar 970 milhões de euros na TAP este ano, uma medida classificada como temporária e cujo efeito nas contas públicas é revertido em 2022 e 2023, de acordo com o Programa de Estabilidade (PE) hoje conhecido.

Agências de viagens portuguesas atingem máximo de vendas de voos em BSP durante a pandemia

16-04-2021 (15h47)

As vendas de voos regulares pelas agências de viagens IATA portuguesas ascenderam em Março a 13,5 milhões de euros, que é um máximo em tempos de pandemia.

Portugal passa a permitir voos do Brasil e Reino Unido para viagens essenciais

16-04-2021 (15h27)

O Governo português anunciou que os voos com origem ou destino no Brasil e Reino Unido são permitidos a partir de hoje para viagens essenciais, mantendo-se as medidas restritivas do tráfego aéreo devido à pandemia de covid-19.

Iberia planeia quatro rotas regulares de/para Portugal este Verão

15-04-2021 (19h47)

A Iberia anunciou ao mercado a sua programação para este Verão, que inclui 112 rotas, quatro delas ligações regulares de e para Portugal e uma operação charter para Porto Santo.

Regresso de avião da Cabo Verde Airlines “marca a retoma dos voos” da companhia

15-04-2021 (13h41)

O Boeing 757 da Cabo Verde Airlines (CVA), "Baía do Tarrafal", regressou ao arquipélago, mais de um ano depois de ser colocado em situação de armazenamento no exterior, o que segundo o Governo “marca a retoma dos voos” da companhia de bandeira.

Opinião e Análise