França e Bruxelas chegam a acordo sobre novo apoio à Air France

05-04-2021 (15h25)

Foto: Air France
Foto: Air France

O ministro da Economia francês, Bruno Le Maire, anunciou no Domingo que alcançou um “acordo de princípio” com a Comissão Europeia para conceder um novo apoio financeiro para a Air France, que em troca terá que abandonar “um certo número de slots” no aeroporto de Paris Orly.

O ministro, segundo o jornal francês “Le Monde”, disse que o montante do apoio financeiro será discutido com a Air France e que haverá uma reunião do Conselho de Administração da companhia aérea hoje, segunda-feira, para validar o princípio de acordo.

“Esta é uma notícia muito boa para a Air France e para todo o sector da aviação francês”, disse Bruno Le Maire, referindo-se a uma negociação “dura”, “longa e difícil” que acabou com um “bom acordo” e destacando que a Air France “ terá que fazer esforços para melhorar a competitividade”.

Em troca do apoio financeiro, a Comissão Europeia exigiu que a Air France deixasse “24 slots de aterragem e descolagem em Orly”, o que o ministro considerou demasiado. “Haverá um abandono de uma série de nichos europeus, mas não 24”, disse Bruno Le Maire.

“Não posso dar o número hoje, porque deve primeiro ser apresentado ao Conselho de Administração da Air France (...), mas será menos”, garantiu o governante.

 

Clique para ver mais: Aviação

Clique para ver mais: Air France

Clique para ver mais: Europa

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

SATA vai receber 12 milhões de euros em subvenções para compensar prejuízos

14-04-2021 (16h22)

O Grupo SATA vai receber cerca de 12 milhões de euros a título de subvenções a fundo perdido para fazer face aos prejuízos causados pela pandemia de covid-19, determinou hoje o Conselho do Governo dos Açores.

easyJet planeia aumentar a oferta de voos a partir do final de Maio

14-04-2021 (11h56)

A easyJet anunciou hoje que planeia operar no terceiro trimestre até 20% dos níveis de capacidade de 2019 "com uma expectativa de que os níveis de capacidade comecem a aumentar a partir do final de Maio".

Prejuízo da easyJet este Inverno pode chegar a 842 milhões de euros

14-04-2021 (11h55)

A easyJet revelou hoje que espera um prejuízo antes de impostos nos seis meses terminados a 31 de Março entre 690 milhões e 730 milhões de libras (796 milhões a 842 milhões de euros ao câmbio de hoje), "o que é ligeiramente melhor do que as expectativas".

França suspende voos com o Brasil

13-04-2021 (18h15)

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, suspendeu hoje os voos entre França e o Brasil até nova ordem devido a uma crescente preocupação com a a variante do SARS-CoV-2 detetada no país sul-americano.

Azores Airlines adia retoma dos voos Londres-Ponta Delgada “por período indeterminado”

13-04-2021 (17h17)

A companhia de aviação SATA Azores Airlines adiou “por período indeterminado” a retoma dos voos entre Londres e Ponta Delgada que tinha programada para 3 de Junho.

Opinião e Análise