APAVT quer solução para a Groundforce que acabe com a “angústia” de passageiros e agências de viagens

22-07-2021 (12h49)

Aeroporto de Lisboa
Aeroporto de Lisboa

A APAVT manifestou a sua satisfação com o desanuviamento da situação conflitual na Groundforce, mas considera urgente “um acordo global entre as partes” que permita acabar com a “angústia de milhares de passageiros, agências de viagens e todos os demais parceiros da indústria turística”.

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) emitiu ontem um comunicado manifestando o seu regozijo com a informação divulgada pelo gabinete do ministro das Infraestruturas e da Habitação, na qual é referido que estão reunidas as condições para uma resolução definitiva da instabilidade que se vive na empresa (Groundforce), o que indicia o fim da greve, marcada para os dias 31 de Julho, 1 e 2 de Agosto.

O comunicado do Ministério liderado por Pedro Nuno Santos anuncia que a TAP vai pagar directamente aos trabalhadores da Groundforce o valor correspondente ao subsídio de férias e às anuidades em atraso.

“Esta foi a solução encontrada para ultrapassar a recusa na semana passada da administração da Groundforce em aceitar a transferência da TAP que permitiria o pagamento aos trabalhadores do subsídio que lhes era devido”, diz a mesma nota, citada pela agência Lusa.

A APAVT, apesar de manifestar satisfação com o anúncio, salienta “a urgência de se alcançar um acordo global entre as partes, colocando um ponto final na angústia de milhares de passageiros, agências de viagens e todos os demais parceiros da indústria turística que, em particular na actual situação económica, estão assim prejudicadas, sem as condições que lhes permitam o início da recuperação da sua actividade e da economia nacional”.

A greve dos trabalhadores da Groundforce nos dias 17 e 18 de Julho provocou o cancelamento de mais de 600 voos nos aeroportos portugueses. Os sindicatos têm marcada nova paralisação para os dias 31 de Julho, 1 e 2 de Agosto.

 

Clique para ver mais: Aviação

Clique para ver mais: Agências&Operadores

Clique para ver mais: APAVT

Clique para ver mais: TAP

Clique para ver mais: Groundforce

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

APAVT incentiva associados a denunciarem exercício ilegal da actividade de agência de viagens

02-08-2021 (14h58)

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo alertou hoje os associados que "têm vindo avolumar-se os casos de intrusismo" e apelou para continuarem a denunciá-los.

Amadeus transmite mensagem optimista ao mercado das viagens

30-07-2021 (11h38)

A Amadeus, maior tecnológica mundial das viagens e turismo, declarou hoje estar optimista em relação à evolução próxima do mercado, salientando que Junho já foi o melhor mês desde o início da pandemia, em inícios de 2020.

APAVT agenda “reencontro” do sector para os dias 1 a 3 de Dezembro em Aveiro

28-07-2021 (12h04)

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) anunciou que o seu 46º Congresso, adiado um ano devido à pandemia, vai realizar-se em Aveiro nos dias 1 a 3 de Dezembro, sob o tema “Reencontro”.

Soltrópico conclui reembolso antecipado de vouchers

28-07-2021 (11h43)

O operador turístico Soltrópico anunciou que concluiu esta semana o processo de reembolso dos vouchers emitidos ao abrigo do Decreto-Lei 17/2020 por viagens não realizadas devido à pandemia, antecipando-se assim ao prazo legal estipulado para a devolução do dinheiro, que é Janeiro de 2022.

Soltrópico anuncia melhorias no sistema de reservas para agentes de viagens

27-07-2021 (11h20)

O operador turístico Soltrópico anunciou melhorias na sua plataforma de reservas para agentes de viagens, designadamente na área de pacotes dinâmicos, onde garante “melhores tempos de resposta, valores e promoções actualizadas, como base em orçamentação dinâmica”.

Opinião e Análise