spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Dominar a arte do “Il Dolce Far Niente” na Sardenha

A ilha italiana da Sardenha é um dos pontos turísticos mais exclusivos do mundo, com paisagens deslumbrantes, praias banhadas por águas cristalinas, parques nacionais e regionais com montanhas e florestas, e o conforto da incontornável gastronomia italiana.

A convite do operador turístico Viajar Tours, que opera voos charter do Porto para a Sardenha, o PressTUR participou numa viagem de familiarização (famtrip) à Sardenha, tendo como base o hotel de 5-estrelas Mangia’s Santa Teresa Resort para para conhecer os destaques desta ilha.

Veja: Charters da Viajar Tours para a Sardenha “com bom nível de ocupação” e Mangia’s Resorts são sinónimo de “luxo acessível” na Sardenha – Nick Balzan, CCO

Começamos pela Costa Smeralda, um dos locais da ilha mais populares para ricos e famosos, uma zona costeira na região de Gallura que foi desenvolvida por um consórcio liderado pelo príncipe ismaelita Karim Aga Khan IV no início dos anos 1960. Uma das praias mais populares desta zona homenageia o príncipe com o seu nome, Spiaggia del Principe (Praia do Príncipe).

Como qualquer itinerário para conhecer esta zona, o nosso circuito contou com uma passagem por Porto Cervo, uma das vilas da Costa Smeralda onde é possível encontrar uma marina povoada de super-iates e lojas de marcas exclusivas num inusitado décor mediterrânico.

Passando do luxo para as artes, encontramos em San Pantaleo a aldeia dos artistas, uma alcunha verificável num passeio pelas suas ruas estreitas ladeadas de casas em granito, que combinam com as montanhas da mesma pedra em pano de fundo.

Na Baía de Orosei visitamos a vila de Cala Gonone, que nos brinda com praias de água turquesa, o Parque Nacional Gennargentu, ou simplesmente uma oportunidade para um passeio na marginal a saborear um gelatto.

O itinerário leva-nos ainda a Baja Sardinia, que além de praias de topo e zonas de natureza para caminhadas, destaca-se pela vista para o Arquipélago de Maddalena, classificado Parque Nacional.

Este arquipélago de 62 ilhas entre a Sardenha e a Córsega tem na La Maddalena a sua capital, que se encontra conectada por estrada à ilha de Caprera. Esta zona do Mediterrâneo oferece paisagens impressionantes, de que é exemplo máximo o Manto della Madonna.

Mais a Norte encontramos a quarta maior ilha do Mediterrâneo, a Córsega, que tem ligação via ferry com a Sardenha, a partir de Santa Teresa e até Bonifacio. Nesta pequena cidade muralhada e protegida pelo seu forte é possível passear e encontrar pequenas boutiques de iguarias locais para petiscar, ou lojas de artesanato e souvenires para compras, além da vista do topo para o mar.

De volta à Sardenha, visitamos o agroturismo “La Valletta” para experimentar algumas das iguarias locais mais populares da região, como porchetto al forno a legna (leitão em forno a lenha), gnochetti, zuppa gallurese (lasanha da região), crema di ricotta para sobremesa e cálice de Mirto para terminar a refeição.

Para ler a reportagem completa do PressTUR continue aqui: Costa Smeralda: o cartão-postal da Sardenha

Reportagem completa:

Dominar a arte do “Il Dolce Far Niente” na Sardenha

Costa Smeralda: o cartão-postal da Sardenha

San Pantaleo: a aldeia dos artistas na Sardenha

Cala Gonone: entre praias e montanhas

Baja Sardinia e Arquipélago de Maddalena (1/2)

Baja Sardinia e Arquipélago de Maddalena (2/2)

Da Sardenha à ilha de Córsega

Sardenha: Actividades de artesanato e gastronomia locais

Mangia’s Resorts são sinónimo de “luxo acessível” na Sardenha – Nick Balzan, CCO

Charters da Viajar Tours para a Sardenha “com bom nível de ocupação”

O PressTUR viajou a convite da Viajar Tours

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img