Museu do Grande Prémio de Macau reabre após renovação de 50 milhões de euros

01-06-2021 (14h55)

Foto: Shen Liu / Unsplash
Foto: Shen Liu / Unsplash

O Museu do Grande Prémio de Macau foi hoje inaugurado oficialmente, com as entradas diárias de visitantes reduzidas a metade, devido às medidas de prevenção da pandemia da covid-19, em vigor no território.

Os 16 mil metros quadrados do museu, renovado entre 2017 e Março deste ano, permitem a entrada máxima diária de 2.200 visitantes, mas, por agora, as autoridades estabeleceram o limite de 1.100 pessoas por dia.

Depois das obras de renovação, no montante de 479 milhões de patacas (cerca de 50 milhões de euros), o museu estende-se por quatro andares e apresenta várias instalações, jogos interactivos e corridas de moto em realidade virtual (VR), além de carros e motos de pilotos famosos que participaram no Grande Prémio de Macau, como o alemão Michael Schumacher, o brasileiro Ayrton Senna ou o português Eduardo Carvalho.

Ayrton Senna é homenageado na composição de Alexandre Farto, mais conhecido como Vhils, que representa a histórica vitória do piloto brasileiro em Macau, em 1983, e inclui um retrato do piloto assim como do Ralt RT3 Toyota que conduziu.

Durante o período experimental de funcionamento, entre final de Março e Maio deste ano, o museu recebeu aproximadamente 12 mil visitantes.

No inauguração, a directora dos Serviços de Turismo de Macau, Helena de Senna Fernandes, afirmou, citada pela Agência Lusa, que o principal objectivo da ampliação do museu foi "permitir que cidadãos e visitantes conheçam a cultura do Grande Prémio de Macau de forma mais inovadora, reforçando a experiência de educação e diversão".

Assim, o museu integra, entre outros, elementos de história, desporto e ciência, esperando-se que possa desempenhar funções de entretenimento e de aprendizagem, acrescentou.

Já à margem da cerimónia de inauguração, onde esteve presente o chefe do Executivo de Macau, Ho Iat Seng, e o secretário para a Economia e Finanças, Lei Wai Nong, entre outros, Helena Senna Fernandes indicou que, em Maio, se registou uma descida dos visitantes no território.

O número de entradas em Macau em 30 de Maio foi de "16 mil pessoas" e "de 20 mil no dia 31", afirmou, acrescentando que o númeo de visitantes nesse mês "desceu em comparação com os dados médios de visitantes, que é entre 20 mil e 30 mil por dia em maio”.

A responsável lembrou que as “alterações na situação da pandemia na província de Guangdong [Sudeste da China] têm um impacto directo no número de visitantes em Macau, no Verão”.

Guangdong, que faz fronteira com Macau, detectou dezenas de casos de covid-19 desde 21 de Maio passado, situação que levou as autoridades locais a impor, na segunda-feira, restrições à circulação interna de pessoas, ao ditar que quem quiser sair da província deve fazer um teste à covid-19.

Macau identificou apenas 51 casos de covid-19 desde o início da pandemia, mas as restrições fronteiriças e a ausência de visitantes praticamente paralisaram a economia, quase exclusivamente dependente da indústria dos casinos e do turismo chinês.

Após o reinício, no final de Setembro, da emissão dos vistos individuais e de grupo da China continental para o território, suspensos desde o início da pandemia, o número de turistas tem subido gradualmente, ainda que continue muito abaixo da média de cerca de três milhões de visitantes registada por mês em 2019.

Senna Fernandes adiantou que a Direcção do Turismo está a planear mais quatro acções de promoção nas cidades chinesas de Xiamen (Sudeste), Tianjin (Norte), Taiyuan (centro) e Chengdu (Sudoeste) para atrair mais turistas para Macau.

Por outro lado, a responsável indicou que “as autoridades da província de Jiangsu (Nordeste) estão a planear a realização da 'semana de Jiangsu’ em Macau em Outubro”.

Clique para ver mais: Ásia & Pacífico

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Sonhando lança oferta de “última hora” para Porto Santo

15-06-2021 (15h30)

O operador turístico Sonhando lançou para o mercado uma oferta de “última hora” para Porto Santo, para as partidas de Lisboa e Porto nos dias 21 e 28 de Junho.

NAU Palácio do Governador reabre para o Verão

15-06-2021 (15h20)

O NAU Palácio do Governador, em frente à Torre de Belém em Lisboa, reabriu para a temporada de Verão, disponibilizando, além de alojamento, pacotes de acesso à piscina e ao Spa.

MSC Splendida é o quinto navio da MSC a regressar ao activo

15-06-2021 (14h53)

O MSC Splendida, navio da MSC Cruzeiros, é o quinto navio da companhia de cruzeiros a regressar ao activo, com itinerários de sete noites à saída de Trieste e a possibilidade de embarque em diferentes portos italianos.

Cabo Verde prevê ter todos os adultos vacinados no Sal e Boavista antes de Agosto

15-06-2021 (13h55)

Cabo Verde começou esta semana a vacinação em massa contra a covid-19 nas ilhas do Sal e da Boavista, e espera completar a vacinação de todos os adultos antes de Agosto.

Costa Cruzeiros regressa a Barcelona a 5 de Julho

15-06-2021 (13h47)

A Costa Cruzeiros vai regressar a Barcelona a partir de 5 de Julho, com o Costa Smeralda, e vai ter mais quatro navios posicionados no Mediterrâneo, incluindo o Costa Diadema, que terá um itinerário com passagem por Lisboa.

Opinião e Análise