Grécia introduz novas restrições para conter aumento das infecções

22-11-2021 (15h31)

A Grécia introduziu hoje, 22 de Novembro, novas restrições com o objectivo de conter o aumento das infecções pelo novo coronavírus, que elevou a taxa de mortalidade no país para quase o dobro da média da União Europeia (UE).

Cerca de um terço da população do país e um quarto dos adultos não foram vacinados e as mortes aumentaram rapidamente desde o final de Outubro, segundo a Agência Lusa.

As medidas governamentais, que vão vigorar até pelo menos 6 de Dezembro, incluem o uso de máscaras em todos os locais de trabalho e horários de funcionamento escalonados nos sectores público e privado.

A entrada em espaços fechados de recreação e entretenimento será permitida apenas para aqueles que possuem certificado de vacinação ou que recuperaram recentemente da covid-19. Estão incluídos bares, restaurantes, cinemas e museus, entre outros.

Limites de capacidade e restrição de entrada também foram impostos a tribunais e locais de culto.

Os únicos locais onde não é efectuado o controlo da vacinação são as mercearias e mercados, as farmácias e os transportes públicos urbanos, onde é obrigatório apenas o uso de máscara.

As medidas foram tomadas após as unidades de cuidados intensivos para o tratamento de pessoas com covid-19 ultrapassarem 90% da sua capacidade.

O Governo descartou o retorno ao confinamento geral e o ministro da Saúde, Thanos Plevris, disse que as restrições actuais seriam reavaliadas dentro de duas semanas.

Desde que as medidas restritivas para pessoas não vacinadas foram reforçadas, o interesse pela vacina aumentou e, segundo disse hoje o ministro de Estado para a Área Digital, Kyriakos Pierrakakis, nos últimos 30 dias, 444.000 consultas foram feitas para a primeira dose, e 1,2 milhões para a terceira dose, de reforço.

Dos 10,7 milhões de habitantes do país, 61% já foram imunizados com a segunda dose da vacina e apenas 8,3% já receberam a terceira dose.

Clique para ver mais: Europa

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

38 crianças estão em quarentena em unidade hoteleira em Macau

13-01-2022 (13h19)

Quase 40 crianças de uma creche de Macau foram hoje colocadas em quarentena compulsória em quartos de hotel depois de um funcionário daquela instituição ter estado num banquete na China onde uma pessoa testou positivo para a covid-19.

Mafra recebe certificado "Biosphere Destination"

12-01-2022 (17h19)

O concelho de Mafra, no distrito de Lisboa, foi certificado com a distinção Biosphere Destination, selo internacional atribuído pelo Instituto de Turismo Sustentável.

Primeiro hotel Mama Shelter da Península Ibérica inaugurado hoje em Lisboa

12-01-2022 (16h36)

O Mama Shelter Lisboa é, a partir de hoje, a primeira unidade hoteleira da marca francesa na Península Ibérica, com 130 quartos num edifício de oito andares entre o Príncipe Real e a Avenida da Liberdade.

Spas dos Vila Galé vão ter promoções de 24 a 30 de Janeiro

12-01-2022 (15h17)

Os Satsanga Spa & Wellness, nas unidades hoteleiras do grupo Vila Galé, estão a promover descontos e ofertas exclusivos durante a Satsanga Week, que vai decorrer de 24 a 30 de Janeiro.

Tétris vai renovar Villas da Vinha do Six Senses Douro Valley

11-01-2022 (15h57)

A empresa de design e construção Tétris, subsidiária da JLL, está encarregue do processo de renovação das Villas da Vinhas, no Six Senses Douro Valley, um projecto avaliado em cerca de 2,9 milhões de euros.

Opinião e Análise