Vulcão em La Palma estende-se por 166 hectares e destruiu 350 edifícios

23-09-2021 (12h05)

A lava lançada pelo vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, nas Canárias, cobre mais de 166 hectares e destruiu 350 edifícios, de acordo com os últimos dados do sistema europeu de observação da terra Copérnico, citados pela Lusa.

A notícia da Lusa, citada na imprensa portuguesa, indica que a medição obtida na quarta-feira ao fim do dia mostra que a lava tinha coberto mais 14 hectares do que na medição anterior, realizada 36 horas antes, e tinha destruído mais 30 edifícios do que no dia anterior.

Por seu lado, o último relatório do Departamento de Segurança Interna (DHS) espanhol, emitido hoje às 08:00, reduziu ligeiramente essa estimativa para 150 hectares e 300 propriedades destruídas.

Esta última informação confirma que a atividade eruptiva continua, embora o vulcão tenha entrado numa zona de estabilidade e a velocidade a que a lava se desloca em direção à costa tenha abrandado.

O fluxo de lava mais ativo desloca-se a uma velocidade de quatro metros por hora e a altura da frente de avanço da língua de lava aumentou e situa-se agora entre oito e 15 metros.

A lava avançou apenas 14 hectares entre terça-feira de manhã e quarta-feira à tarde, um ritmo muito mais lento em comparação com os mais de 150 hectares de terra destruídos entre domingo, o dia da erupção, e terça-feira de manhã, segundo o sistema europeu de satélites Copérnico.

O Instituto de Vulcanologia das Canárias (Involcan) informou esta manhã que a altura dos gazes vulcânicos estão estimados em 4,1 quilómetros acima da boca do vulcão.

Os reis de Espanha visitam hoje a ilha de La Palma para mostrar o seu apoio e solidariedade com as pessoas afetadas pela erupção do vulcão.

Felipe VI e Letizia Ortiz serão acompanhados pelo primeiro-ministro, Pedro Sánchez, que regressa à ilha depois de voar diretamente da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Apesar desta situação nesta ilha de 85.000 habitantes, não houve mortos ou feridos a lamentar, mas os danos são enormes, acima de 400 milhões de euros, segundo as autoridades regionais.

(Notícia Lusa)

 

Clique para ver mais: Espanha

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Valência nomeada Capital Europeia do Turismo Inteligente 2022

29-10-2021 (19h23)

A cidade de Valência, em Espanha, foi nomeada Capital Europeia do Turismo Inteligente para o ano de 2022 por um júri da Comissão Europeia especializado em acessibilidade, digitalização, património cultural e criatividade.

Inauguração do ME Barcelona marcada para 25 de Novembro

29-10-2021 (16h34)

O 5-estrelas ME Barcelona, da marca de luxo Me by Meliá, vai ser inaugurado a 25 de Novembro, no Passeig de Gracià, com o intuito de se posicionar "como um catalizador cultural e artístico na capital catalã, servindo de ponto de encontro e de ligação para o talento local e internacional".

Papa-Léguas propõe viagem exploratória ao vulcão de La Palma

25-10-2021 (11h45)

A agência de viagens Papa-Léguas está a organizar uma viagem a La Palma, nas Canárias, para assistir “a uma das mais incríveis manifestações do mundo natural – um vulcão em plena actividade”, de 6 a 10 de Novembro.

Erupção de vulcão nas Canárias obriga a retirada de 6.000 pessoas em La Palma

21-09-2021 (10h46)

Pelo menos 6.000 pessoas já foram retiradas, 500 na última noite, das casas próximas ao vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Ilhas Canárias, após a abertura de uma nova boca eruptiva, disseram hoje as autoridades, segundo uma notícia da agência Lusa.

Bestravel lança campanha em parceria com o Turismo de Espanha

13-09-2021 (17h31)

A Bestravel lançou uma nova campanha em parceria com o Turismo de Espanha, com ofertas para viajar para várias cidades espanholas, desde Madrid e Barcelona, a “alguns destinos mais recônditos” como Lugo, Córdova e Mérida.

Opinião e Análise