Carnaval do Rio de Janeiro em 2022 terá mais de 500 desfiles de rua

20-10-2021 (14h57)

Foto: Unsplash / Ugur Arpaci
Foto: Unsplash / Ugur Arpaci

O regresso do Carnaval do Rio de Janeiro em 2022 já está em preparação com a inscrição de mais de 500 desfiles de rua que pretendem celebrar a festa mais representativa do Brasil, cancelada este ano devido à pandemia.

Segundo informou a prefeitura carioca, citada pela Agência Lusa, foram solicitadas autorizações para 620 desfiles de 504 grupos que aguardam aprovação dos órgãos competentes para levar a festa às ruas da cidade durante os 50 dias anteriores ao carnaval. A lista final será conhecida no final de Dezembro.

A grandiosa festa está programada para acontecer entre os dias 25 de Fevereiro e 5 de Março do próximo ano, desde que o cenário epidemiológico da pandemia o permita e os órgãos de saúde aprovem a sua realização.

O Brasil, um dos países mais atingidos pelo novo coronavírus, com mais de 600 mil mortes e 21,6 milhões de infecções, teve que cancelar o seu famoso Carnaval em 2021 por causa da pandemia.

A mundialmente famosa festa carioca, cujo primeiro baile de carnaval aconteceu em 1840, estava marcada para Março deste ano, época em que o país passava pela segunda vaga do vírus e com uma vacinação incipiente que não permitiu a celebração.

O Carnaval do Rio de Janeiro só havia sido adiado duas vezes na sua história: em 1892, quando as autoridades alegaram que era mais saudável realizá-lo em Junho (no Inverno austral), e em 1912, quando da morte do popular Barão do Rio Branco desencadeou uma comoção nacional e uma semana de luto.

Os "blocos de rua" - como são conhecidos esse tipo de desfiles no Brasil- são para muitos a expressão mais autêntica e popular do carnaval e uma antítese dos desfiles das escolas de samba no "Sambódromo", cenário condicionado a quem pode pagar preços que variam entre os 70 e 164 dólares (60 e 140 euros) para assistir às apresentações especiais.

Seguidos nas ruas por milhares e milhares de foliões, os "blocos" mais tradicionais, como o da Bola Preta, já chegaram a juntar um milhão e meio de pessoas ao ritmo das tradicionais "marchinhas".

Em 2020, na época do pré-carnaval, mais de 730 grupos inscreveram-se para o Carnaval.
Segundo dados divulgados pela Riotur, empresa de turismo do município, mais de 10 milhões de pessoas circularam pelas ruas do Rio de Janeiro durante o Carnaval de 2020, número nunca antes visto na capital carioca.

Clique para ver mais: Brasil

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Açores não reforçam medidas de controlo da covid-19

26-11-2021 (12h48)

Os Açores não vão reforçar, por enquanto, as medidas de controlo da covid-19, como acontece no continente português e na Madeira, adiantou à Lusa o secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses.

Meliá inaugura “um santuário de luxo e bem-estar na Tailândia”

25-11-2021 (17h00)

O Meliá Phuket Mai Khao é a mais recente unidade hoteleira do grupo Meliá Hotels International, que a descreve como “um santuário de luxo e bem-estar na Tailândia”, para quem procura estar em contacto com a natureza “numa das praias mais tranquilas da zona Norte da ilha”.

Novo Anantara em Budapeste “é uma ode arquitectónica à era Belle Époque”

25-11-2021 (16h41)

A Minor Hotels estreou a sua marca Anantara na Hungria ao adicionar à sua rede um hotel histórico em Budapeste, que apresenta como “uma ode arquitectónica à era Belle Époque, revelando a combinação do glamour antigo com o luxo contemporâneo”.

TAP anuncia descontos de 20% para todos os destinos

25-11-2021 (15h58)

A TAP anunciou ao mercado uma campanha “Cyber Weekend” com descontos de 20% para todos os destinos, em reservas efectuadas de 26 a 30 de Novembro.

Egotravel antecipa vendas para o Verão em Djerba com ofertas “Black Friday”

24-11-2021 (15h07)

O operador turístico Egotravel lançou para o mercado uma campanha de promoções “Black Friday” para os seus programas de Verão nas praias de Djerba, na Tunísia.

Opinião e Análise