Viseu lança app inclusiva para visitas guiadas a museus e centro histórico

08-04-2021 (13h02)

Foto: visitviseu.pt
Foto: visitviseu.pt

O município de Viseu, com financiamento a 90% pelo Turismo de Portugal, lançou a aplicação Walk Viseu que permite realizar visitas guiadas inclusivas ao centro histórico da Cidade-Jardim e aos seus museus municipais.

A aplicação para smartphone está disponível em português, inglês, espanhol, francês, língua gestual portuguesa e gesto internacional, e também tem uma versão em português adaptada ao público infantil.

Com esta app, os utilizadores podem fazer visitas guiadas ao Museu de História da Cidade, Museu Almeida Moreira, Polo Arqueológico de Viseu (Colecção Arqueológica José Coelho), Casa da Ribeira, Museu do Quartzo, Museu do Linho de Várzea de Calde e Quinta da Cruz.

As visitas guiadas contam com descrições escritas e em áudio sobre cada uma das salas dos museus, com informações chave sobre as mesmas.

No que diz respeito ao centro histórico, a aplicação conta com um mapa da cidade com 27 pontos de informação.

A app Walk Viseu é gratuita e está disponível nas stores para Android e iOS.

A presidente da Câmara Municipal de Viseu, Conceição Azevedo, citada em comunicado, afirmou que esta é uma "ferramenta com grande potencial e que chega no momento certo, tendo em conta a abertura gradual da economia e dos espaços culturais", perspectivando a sua utilidade futura para visitantes estrangeiros.

"Ainda assim, o aspecto que considero mais disruptivo na ferramenta é a sua orientação para a inclusão", continuou a autarca, destacando a possibilidade de esta poder "ser utilizada por pessoas com necessidades especiais".

O desenvolvimento da app foi coordenado pelo Município de Viseu e financiado a 90% pelo Turismo de Portugal através da Linha de Apoio ao Turismo Acessível.

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Convento dos Capuchos recebe visitas guiadas nocturnas a 16 de Abril

12-04-2021 (17h49)

A Parques de Sintra vai organizar visitas guiadas nocturnas ao Convento dos Capuchos, no dia 16 de Abril, para celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Festa da Flor em Outubro vai assinalar a retoma da “normalidade” na Madeira

12-04-2021 (15h51)

O Governo da Madeira prevê que a reabertura total das actividades ocorra em Outubro e agendou para a primeira semana desse mês a realização da Festa da Flor, um dos maiores cartazes turísticos da região.

Auditório de Espinho recebe os Mão Morta, Lena d’Água, jazz e música clássica até Junho

12-04-2021 (14h08)

Um filme-concerto por Mão Morta, um espectáculo por Lena d'Água e concertos por Mário Costa e Ricardo Toscano são algumas das propostas da programação do Auditório de Espinho até Junho, revelou hoje, 12 de Abril, a direcção dessa sala de espetáculos.

Helena Almeida, Mário Cesariny e Peter Zimmermann em exposição em Coimbra

09-04-2021 (16h00)

O Centro de Arte Contemporânea de Coimbra inaugura hoje, 9 de Abril, a segunda exposição do ciclo "De que é feita uma coleção?", onde estarão presentes obras de Helena Almeida, Mário Cesariny e Peter Zimmermann, entre outros.

Sonhando comercializa estadas em hotéis Tivoli no Algarve desde 34 euros

09-04-2021 (15h28)

O operador turístico Sonhando está a comercializar estadas em unidades hoteleiras Tivoli em diferentes destinos no Algarve, a partir de 34 euros por pessoa, para reservas efectuadas até 30 de Abril.

Opinião e Análise