Turismo de Portugal assinala centenário de José Saramago com projecto de turismo literário

17-11-2021 (17h29)

Foto: Unsplash / Alfons Morales
Foto: Unsplash / Alfons Morales

O Turismo de Portugal lançou um novo projecto de turismo literário, a “Viagem a Portugal Revisited”, assinalando as celebrações do Centenário de José Saramago, autor português de mais de 40 obras e detentor do Prémio Nobel de Literatura e do Prémio Camões.

Desenvolvido em parceria com a Fundação José Saramago, “Viagem a Portugal Revisited” é uma “reconstrução dos roteiros percorridos por Saramago, e descritos na obra homónima, por autores contemporâneos nacionais e internacionais”, explica o Turismo de Portugal em comunicado.

José Luis Peixoto, galardoado com o Prémio Literário José Saramago em 2001, é o primeiro autor a ser desafiado para fazer um relato contemporâneo da viagem e dos locais visitados.

O projecto, segundo o Turismo de Portugal, "constitui uma oportunidade para dar a conhecer o imenso território onde Saramago se inspirou, os locais, as paisagens, os sabores e as gentes, mas também promover Portugal como destino de turismo literário".

"Foi entre Outubro de 1979 e Julho de 1980 que José Saramago percorreu o país, a convite do Círculo de Leitores, escrevendo «Viagem a Portugal» que descreve o nosso país como nenhum outro", sublinha o comunicado. Na altura, o escritor destacava que “é preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite... É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos”.

Além da homenagem a José Saramago, o projecto “pretende convidar à visita a Portugal através do olhar do escritor e motivar a interação com outros roteiros literários, assentes em outras obras de Saramago e em lugares neles mencionados”.

No início de 2022 será lançada a plataforma digital “Viagem a Portugal Revisited” com os itinerários da obra e os conteúdos dos locais revisitados pelos autores, que podem assim ser descobertos de forma interativa e dinâmica, através de um roteiro inovador num mapa 3D com a tecnologia Google Earth.

Os conteúdos escritos, visuais e sonoros também serão divulgados através de diferentes canais e para partilha no YouTube, Spotify e Apple.

Esta iniciativa está inserida no Programa de Ação para o Turismo Literário, que pretende colocar Portugal no mapa dos destinos literários, valorizar e promover a oferta de Turismo Literário e enaltecer a língua portuguesa e os seus escritores, em diálogo com o território, contribuindo para a coesão social e territorial e impulsionando o negócio turístico.

 

Clique para ver mais: Turismo de Portugal

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Açores não reforçam medidas de controlo da covid-19

26-11-2021 (12h48)

Os Açores não vão reforçar, por enquanto, as medidas de controlo da covid-19, como acontece no continente português e na Madeira, adiantou à Lusa o secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses.

Sonhando promove “especial Black Friday” para o réveillon em Porto Santo

23-11-2021 (16h52)

O operador turístico Sonhando está a promover uma campanha “especial Black Friday” para os seus pacotes de Fim de Ano na ilha de Porto Santo, na Madeira.

Festival Som Riscado cumpre sexta edição com iniciativas em três espaços de Loulé

23-11-2021 (16h04)

A ligação entre música e imagem é o principal mote do festival Som Riscado, que a partir de quarta-feira e até Domingo cumpre a sexta edição, com espectáculos e instalações em três espaços culturais de Loulé.

Inscrições para o Workshop Internacional de Turismo Religioso abrem amanhã

22-11-2021 (14h28)

A 10ª edição do Workshop Internacional de Turismo Religioso (IWRT) está marcada para os dias 10 e 11 Março de 2022, em Fátima, concelho de Ourém (Santarém), estando as inscrições abertas a partir de terça-feira, 23 de Novembro, no sítio na Internet do evento, em www.iwrt.pt.

Leiria Natal conta com 1,25 milhões de lâmpadas para atrair visitantes ao município

22-11-2021 (14h18)

A cidade de Leiria e a Praia do Pedrógao vão estar iluminadas com 1,25 milhões de lâmpadas através da iniciativa Leiria Natal, que começa sexta-feira, 26 de Novembro, e decorre até ao dia 6 de Janeiro.

Opinião e Análise