Espectáculos culturais podem ir até às 22h30 a partir de amanhã

30-04-2021 (15h17)

Foto: Nathan Dumlao / Unsplash
Foto: Nathan Dumlao / Unsplash

Os "espectáculos culturais" passam a ter as 22:30 como hora limite, a partir de Sábado, anunciou ontem o primeiro-ministro, no final da reunião do Governo, que antecipou em dois dias o termo das restrições do estado de emergência.

O horário aplica-se diariamente, em dias úteis e fim de semana, de acordo com a resolução aprovada ontem em Conselho de Ministros, que declara a situação de calamidade em todo o território nacional continental, a partir das 00h00 do dia 1 de Maio, até ao último minuto do próximo dia 16 de Maio, como explicou o primeiro-ministro, António Costa.

O governante também anunciou que os restaurantes, cafés e pastelarias “passarão a funcionar, quer durante a semana, quer aos fins de semana, até às 22h30”, podendo ter clientes tanto no interior como nas esplanadas.

Com esta nova fase, os limites de pessoas por mesa nestes estabelecimentos aumenta para grupos de seis no interior e de dez pessoas nas esplanadas.

Os novos horários dão continuidade à retoma das actividades culturais empreendida faseadamente, em 15 de Março, dia em que puderam reabrir livrarias, lojas de discos, bibliotecas e arquivos.

Seguiram-se, em 5 de Abril, os museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares e, em 19 de Abril, teatros, salas de espetáculos e cinemas, altura em que também puderam ser retomados "eventos no exterior, sujeitos a aprovação da Direção-Geral da Saúde [DGS]".

A realização de "grande eventos exteriores e interiores" estava prevista para Maio, também sujeitos a aprovação e lotação definidas pela DGS.

O primeiro "evento-teste piloto", no contexto de avaliação de grandes espetáculos, realizou-se ontem, no espaço exterior do Altice Forum Braga. Foi um espetáculo de comédia, com lugares sentados e marcados, que contou com o comediante Fernando Rocha, acompanhado por João Seabra e Pedro Neves.

O segundo espetáculo, na sexta-feira, sem lugares sentados, contará com o músico Pedro Abrunhosa.

Estes dois espetáculos-teste, no contexto da pandemia, preveem uma lotação máxima de 400 espectadores.

O público é alvo de testes rápidos antigénio, no próprio dia, entre as 10h e as 19h, feitos pela Cruz Vermelha Portuguesa, e só pode aceder ao evento com um resultado negativo.

Ver também:



 

Clique para ver mais: Portugal

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Vilalara Thalassa Resort reabre quinta-feira, 13 de Maio

11-05-2021 (17h20)

O Vilalara Thalassa Resort, em Porches, no Algarve, vai reabrir a 13 de Maio, "preparado para receber com todas as comodidades e segurança os hóspedes que aqui escolhem usufruir das suas férias ou de uma escapada num oásis paradisíaco".

AP Oriental Beach reabre amanhã, 12 de Maio

11-05-2021 (15h04)

A AP Hotels & Resorts, que pertence ao grupo Madre Turismo, anunciou a reabertura do seu hotel AP Oriental Beach, junto à Praia da Rocha em Portimão, para amanhã, 12 de Maio.

VidaMar Algarve reabre a 21 de Maio com promoções

10-05-2021 (18h47)

O VidaMar Algarve, na Praia dos Salgados, no Algarve, vai reabrir a 21 de Maio com ofertas que incluem uma campanha de reabertura com descontos de 30% para estadas durante esse mês.

Dia aberto para visitas às escavações em Tróia será amanhã, 7 de Maio

06-05-2021 (11h55)

O trabalho de escavações nas Ruínas Romanas de Tróia, que já revelaram ocupações anteriores na zona do Palácio Sottomayor, vai estar disponível para visitas guiadas amanhã, 7 de Maio.

Solférias lança programa para visitar a “maior ponte pedonal suspensa do mundo”

06-05-2021 (10h19)

O operador turístico Solférias lançou para o mercado um programa para visitar a “maior ponte pedonal suspensa do mundo”, em Arouca, com alojamento no Hotel As Américas Art Nouveau & Design, em Aveiro.

Opinião e Análise