Bares, discotecas e festas populares continuam encerrados este Verão

02-06-2021 (15h10)

Bares e discotecas, festas e romarias populares vão continuar encerrados este Verão, anunciou hoje o primeiro ministro, António Costa, ao divulgar o plano do Governo para conter a pandemia de covid-19 entre 14 de Junho e o final de Agosto.

As novas medidas dividem-se em duas fases, começando a primeira a 14 de Junho e a segunda a 28 de Junho, prolongando-se esta última fase até ao final de Agosto.

Nas duas fases, e portanto ao longo de todo o Verão, vão continuar encerrados os bares e as discotecas, as festas e as romarias populares.

Já os casamentos e baptizados, crismas e outros eventos de natureza familiar terão que respeitar a lotação de 50% dos recintos onde se efectuam.

No mês de Junho são celebradas anualmente as festas populares de Lisboa e do Porto, tendo a autarquia da capital anunciado que não iria autorizar a realização de arraiais populares. Já Câmara do Porto anunciou que vão ser criadas três zonas de diversão (para ler mais clique: São João no Porto com três zonas de diversões mas sem concertos e fogo-de-artificio e Câmara de Lisboa decide que não há arraiais populares este ano).

Questionado pelos jornalistas, António Costa esclareceu que no Porto “não estão previstas festividades tradicionais”, mas sim “a realização de três eventos”, sujeitos às regras definidas pelas autoridades de saúde.

António Costa anunciou ainda que a partir de 14 de Junho o teletrabalho deixa de ser obrigatório, passando a ser apenas recomendado sempre que as actividades o permitam, e que a restauração mantém as regras de ocupação actuais, mas terá o seu horário alargado, podendo receber clientes até à meia-noite e encerrar à 1h00.

O comércio passa a poder funcionar com o horário para o qual está licenciado, os transportes públicos onde só existem lugares sentados passam a poder usar 100% da sua lotação e os outros transportes passam a permitir dois terços da sua lotação.

Na área da cultura, os espectáculos passam a poder funcionar até à meia-noite, as salas de espectáculos passam a funcionar com lotação até 50% e fora das salas de espectáculos têm que existir lugares marcados e regras de distanciamento.

António Costa também anunciou que deixam de existir restrições nas modalidades desportivas amadoras e de formação, devendo haver distanciamento ao ar livre e, em recintos desportivos, apenas 33% da lotação.

A partir de 28 de Junho e até ao final de Agosto, o primeiro-ministro anunciou que os transportes públicos deixam de ter restrições na lotação, as lojas de cidadão passam a atender sem marcação prévia e a actividade desportiva nos escalões profissionais ou equiparados poderá funcionar nos recintos com 33% de lotação e fora dos recintos com regras de distanciamento, podendo a DGS impôr obrigatoriedade de testagem se considerar adequado.

 

Clique para mais notícias: Covid-19

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Câmara da Moita promove passeios em embarcação típica do rio Tejo

22-06-2021 (17h04)

A Câmara Municipal da Moita está a promover passeios no rio Tejo a bordo do varino "O Boa Viagem" nos dias 24, 25, 26, 29 e 30 de Junho.

Rota do Dragão está marcada para 26 de Junho

22-06-2021 (14h02)

A Rota do Dragão, um passeio cultural pela Baixa histórica do Porto com o historiador Joel Cleto, promovido pelo Museu Futebol Clube do Porto, vai decorrer no Sábado, 26 de Junho, pelas 10h.

NAU anuncia European Tourism Covid-19 Safety Seal nos seus hotéis

21-06-2021 (13h50)

A NAU Hotels & Resorts conta com a certificação European Tourism Covid-19 Safe Seal, criada pelo Comité Europeu de Normalização, em parceria com a Comissão Europeia, nas suas unidades hoteleiras em Lisboa, no Alentejo e no Algarve, e nos seus campos de golfe.

Profissionais de saúde recebem 10% de desconto em viagens à Madeira com a Airmet

21-06-2021 (12h41)

A rede de agências de viagens independentes Airmet, em parceria com o Turismo da Madeira, está a promover pacotes de viagens para profissionais de saúde com descontos de 10%.

NH Lisboa Campo Grande reabre após renovação

18-06-2021 (15h23)

O NH Lisboa Campo Grande reabriu as portas após uma renovação de todos os seus 90 quartos, “agora melhor equipados e decorados” para proporcionar “maior conforto” aos hóspedes, segundo um comunicado.

Opinião e Análise