Rio de Janeiro exige certificado de vacinação em espaços públicos

30-08-2021 (13h33)

A cidade brasileira do Rio de Janeiro vai seguir os passos de São Paulo e vai exigir um certificado de vacinação contra a covid-19, a partir de 1 de Setembro, para permitir acesso a vários locais públicos.

A Prefeitura do Rio de Janeiro determinou num decreto municipal a verificação obrigatória de vacinação para entrar no "interior de estabelecimentos e dependências de uso colectivo", como pontos turísticos, museus, feiras, academias, teatros, pistas de patinação, circos e cinemas, entre outros.

O decreto, que consiste em quatro medidas, inclui também a certificação de vacinação para cirurgias não essenciais, como as cosméticas.

Segundo a Agência Lusa, a medida, no entanto, deixou bares, restaurantes e centros comerciais fora da lista.

As actividades em boates, danceterias e festas continuam proibidas até 13 de Setembro, quando o cenário sanitário será reavaliado.

As pessoas que não completaram o ciclo de vacinação com as duas doses exigidas também devem comprovar que estão em processo de imunização por meio de cartão físico ou de aplicativos móveis dos órgãos oficiais de saúde.

Para o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o certificado é um passo na direcção da normalização e de "conviver com a doença até que ela seja erradicada".

Por isso, acrescentou que a partir de Setembro os turistas serão bem-vindos, mas terão que respeitar as disposições tomadas.

São Paulo anunciou uma medida semelhante esta semana, que incorporaria bares, restaurantes e centros comerciais, mas depois as autoridades indicaram que seria opcional para esses locais. A legislação vale para eventos, seminários e feiras.

Clique para ver mais: Brasil

Clique para ver mais: Empresas & Negócios

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Solférias, Exótico e Sonhando anunciam charters para o réveillon em Salvador e Natal

16-09-2021 (13h02)

Os operadores turísticos Solférias, Exoticoonline e Sonhando anunciaram hoje ao mercado novas operações charter para o Fim de Ano em Salvador e em Natal, no Brasil, com voos operados pela companhia aérea Hi Fly.

Rio de Janeiro começa a exigir certificado de vacinação para entrada em pontos turísticos

16-09-2021 (11h51)

A cidade do Rio de Janeiro começou a exigir esta quarta-feira um certificado de vacinação contra a covid-19 aos cariocas e turistas para entrar em pontos turísticos como o Cristo Redentor, enquanto tenta conter o avanço da variante Delta.

Soltrópico e Abreu lançam operação charter para o réveillon na Bahia

15-09-2021 (12h24)

O operador turístico Soltrópico e a Viagens Abreu anunciaram hoje ao mercado uma operação charter para o Fim de Ano em Salvador, na Bahia, com partidas de Lisboa e do Porto, em voos SATA Azores Airlines.

Abecedário - Festival da Palavra une livrarias de Portugal, Brasil e Cabo Verde

23-08-2021 (14h11)

Seis livrarias em Portugal, Cabo Verde e Brasil acolhem em Setembro o Abecedário - Festival da Palavra, com uma programação de tertúlias centrada no tema da "Proximidade" e destinada a "promover as livrarias de rua".

Jardim tropical do Rio de Janeiro classificado Património Mundial pela UNESCO

27-07-2021 (16h55)

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) decidiu hoje incluir o jardim tropical Sítio Roberto Burle Marx, localizado no Rio de Janeiro, Brasil, na lista do Património Mundial.

Opinião e Análise