Carnaval do Rio de Janeiro em 2022 terá mais de 500 desfiles de rua

20-10-2021 (14h57)

Foto: Unsplash / Ugur Arpaci
Foto: Unsplash / Ugur Arpaci

O regresso do Carnaval do Rio de Janeiro em 2022 já está em preparação com a inscrição de mais de 500 desfiles de rua que pretendem celebrar a festa mais representativa do Brasil, cancelada este ano devido à pandemia.

Segundo informou a prefeitura carioca, citada pela Agência Lusa, foram solicitadas autorizações para 620 desfiles de 504 grupos que aguardam aprovação dos órgãos competentes para levar a festa às ruas da cidade durante os 50 dias anteriores ao carnaval. A lista final será conhecida no final de Dezembro.

A grandiosa festa está programada para acontecer entre os dias 25 de Fevereiro e 5 de Março do próximo ano, desde que o cenário epidemiológico da pandemia o permita e os órgãos de saúde aprovem a sua realização.

O Brasil, um dos países mais atingidos pelo novo coronavírus, com mais de 600 mil mortes e 21,6 milhões de infecções, teve que cancelar o seu famoso Carnaval em 2021 por causa da pandemia.

A mundialmente famosa festa carioca, cujo primeiro baile de carnaval aconteceu em 1840, estava marcada para Março deste ano, época em que o país passava pela segunda vaga do vírus e com uma vacinação incipiente que não permitiu a celebração.

O Carnaval do Rio de Janeiro só havia sido adiado duas vezes na sua história: em 1892, quando as autoridades alegaram que era mais saudável realizá-lo em Junho (no Inverno austral), e em 1912, quando da morte do popular Barão do Rio Branco desencadeou uma comoção nacional e uma semana de luto.

Os "blocos de rua" - como são conhecidos esse tipo de desfiles no Brasil- são para muitos a expressão mais autêntica e popular do carnaval e uma antítese dos desfiles das escolas de samba no "Sambódromo", cenário condicionado a quem pode pagar preços que variam entre os 70 e 164 dólares (60 e 140 euros) para assistir às apresentações especiais.

Seguidos nas ruas por milhares e milhares de foliões, os "blocos" mais tradicionais, como o da Bola Preta, já chegaram a juntar um milhão e meio de pessoas ao ritmo das tradicionais "marchinhas".

Em 2020, na época do pré-carnaval, mais de 730 grupos inscreveram-se para o Carnaval.
Segundo dados divulgados pela Riotur, empresa de turismo do município, mais de 10 milhões de pessoas circularam pelas ruas do Rio de Janeiro durante o Carnaval de 2020, número nunca antes visto na capital carioca.

Clique para ver mais: Brasil

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Sonhando anuncia desconto de 50 euros nos pacotes de réveillon no Brasil

16-11-2021 (16h47)

O operador turístico Sonhando anunciou que está a fazer descontos de 50 euros por pessoa nos seus programas de Fim de Ano na Bahia e no Rio Grande do Norte.

Solférias anuncia desconto de 100 euros na 2ª pessoa para réveillon na Bahia

08-11-2021 (14h27)

Os programas do operador turístico Solférias para o Fim de Ano em Salvador e na Praia do Forte, na Bahia, estão com descontos de 100 euros para a segunda pessoa, anunciou hoje o operador.

Rio de Janeiro retira obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre

28-10-2021 (13h33)

O Rio de Janeiro confirmou ontem num decreto que não exigirá mais uso de máscara ao ar livre para evitar a propagação da covid-19, medida que Brasília, capital do Brasil, também começará a aplicar na próxima semana.

Sonhando lança pacote para São Paulo com voos euroAtlantic e hotel Vila Galé

21-10-2021 (09h41)

A Sonhando lançou para o mercado uma nova proposta para São Paulo, no Brasil, com voos especiais euroAtlantic à partida de Lisboa, com transporte de duas malas de 30kg e alojamento no novo Vila Galé Paulista.

Viajar Tours lança programação para o Fim de Ano

13-10-2021 (12h30)

O operador turístico Viajar Tours divulgou para o mercado a sua programação para o Fim de Ano, com pacotes para o Dubai, República Dominicana, México, Brasil, Madeira e Açores.

Opinião e Análise