Vulcão mais activo da Indonésia volta a entrar em erupção

16-08-2021 (11h03)

Foto: Elang Wardhana / Unspash
Foto: Elang Wardhana / Unspash

O vulcão mais activo da Indonésia, o monte Merapi, entrou esta segunda-feira em erupção, expelindo um rio de lava com 3,5 quilómetros de extensão, disseram as autoridades.

A responsável da Agência de Mitigação de Desastres, Hanik Humaida, afirmou que esta foi a maior erupção do Merapi, situado na principal ilha de Java, desde que as autoridades elevaram o nível de alerta, em Novembro passado.
O alerta em relação ao vulcão tem estado no segundo de quatro níveis desde essa altura, e não foi aumentado, apesar da intensa actividade registada na última semana.
As cinzas elevaram-se a 600 metros de altura, cobrindo várias localidades vizinhas, disse a responsável.
A agência aconselhou a população a manter-se a uma distância de cinco quilómetros da cratera e a estar atenta ao perigo da lava.
A Indonésia situa-se no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande actividade sísmica e vulcânica, com mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam activos e 65 são qualificados como perigosos.
(Notícia Lusa)

Clique para ver mais: Indonésia

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Bestravel propõe “destinos memoráveis” para celebrar o Fim de Ano

08-09-2021 (14h01)

As agências de viagens Bestravel divulgaram para o mercado um conjunto de propostas para celebrar a passagem de ano em “destinos memoráveis”, da Madeira a São Tomé e Príncipe, passando pelo Dubai e Maldivas.

Japão estende estado de emergência a mais oito regiões

25-08-2021 (15h32)

O Governo japonês decidiu hoje estender o estado de emergência a mais oito regiões devido ao novo coronavírus, o que eleva para 33 das 47 autarquias japonesas as afetadas por medidas para contenção do aumento recorde de contágios.

Japão vai alargar e reforçar medidas sanitárias à maior parte do país

25-08-2021 (11h04)

O Japão prepara-se hoje para estender à maior parte do território medidas sanitárias já em vigor em algumas zonas do país, para tentar conter a propagação da covid-19.

Soltrópico promove combinados Maldivas e Dubai, para visitar a Expo

20-08-2021 (11h44)

O operador turístico Soltrópico está a promover as suas propostas de combinados Maldivas e Dubai, com voos Emirates e uma semana de alojamento para visitar a Expo Dubai 2020.

Sonhando promove voos entre Portugal e Timor-Leste

10-08-2021 (17h08)

O operador turístico Sonhando, do grupo euroAtlantic, está a promover a sua programação de voos entre Portugal e Timor-Leste, com opções só ida e ida e volta, em Setembro e Dezembro.

Opinião e Análise