Festival de Artes de Macau regressa depois de um ano de pausa

28-04-2021 (12h46)

O 31º Festival de Artes de Macau (FAM) vai começar na sexta-feira, 30 de Abril, depois de uma pausa de um ano devido à pandemia, com um programa com 20 iniciativas de teatro, dança, música e artes visuais.

Com o tema "Reiniciar", o certame também vai apresentar cerca de 100 actuações e actividades do Festival Extra, uma extensão da iniciativa principal, através do qual se procura levar a arte à comunidade, dividindo-se em 18 actividades distribuídas por 24 sessões, até 29 de Maio.

Para o Instituto Cultural (IC), que organiza o evento, o objectivo do FAM é "construir uma plataforma de intercâmbio artístico internacional e para os artistas locais apresentarem as suas obras, oferecendo uma variedade de programas locais e estrangeiros".

No entanto, o actual momento pandémico obrigou a organização a “privilegiar as produções do interior da China e de Macau”, disse a presidente do IC, Mok Ian Ian, em Março, na apresentação da 31.ª edição do FAM, citada pela Agência Lusa.

A abertura "Cobra Branca" está a cargo do Estúdio de Teatro Lin Zhaohua, de Pequim, com um espétaculo que redesenha os personagens "do popular conto chinês 'A Lenda da Cobra Branca' de forma artística e imaginativa, combinando teatro, música, dança e arte multimédia", indicou o IC.

O espectáculo de encerramento "Tirando Licença" é uma produção adaptada da peça homónima do dramaturgo norte-americano Nagle Jackson, apresentada pelo Teatro Nacional da China e encenada por Wang Xiaoying, e conta "a história de um experiente actor, outrora aclamado pelas interpretações do Rei Lear, que se aproxima do fim da sua vida, vagueando frequentemente entre o mundo real e o delírio, a fim de testemunhar com o público a fragilidade e a eternidade da vida".

O programa inclui o Teatro de Ópera Huangmei da província chinesa de Anhui (leste), que apresenta uma nova produção da peça clássica "O Sonho da Câmara Vermelha", representada "pela nova geração de actores (...), transmitindo tradição e inovação". A ópera Huangmei faz parte do Património Cultural Intangível Nacional chinês.

Do Grupo de Dança e Teatro Jin Xing de Xangai, "uma das principais companhias de dança moderna da China", às crianças da Escola de Teatro do Conservatório de Macau e jovens alunos do curso de Representação de Ópera Cantonense, a fusão das artes que integram o festival oferece ainda ao público espetáculos como "a singular produção de teatro em patuá", uma língua crioula de base portuguesa, pela mão do grupo de Teatro Dóci Papiaaçám di Macau.

Plataforma de desenvolvimento profissional de vários grupos artísticos locais, o FAM apresenta, entre outros, a Dança do Dragão Embriagado, pelo grupo Four Dimension Spatial na forma de um teatro de dança que alia uma actividade tradicional do festival à dança contemporânea, enquanto o teatro documentário "Vejo-te através de Memórias da Associação de Workshops de Arte Experimental Soda-City" explora o passado e o presente deste bairro intimamente ligado ao mar, passando também em revista as transformações da cidade.

A maioria das atividades do FAM, que conta um orçamento de 21 milhões de patacas (2,2 milhões de euros), são gratuitas.

Clique para ver mais: Actividades

Clique para ver mais: Ásia & Pacífico

Clique para ver mais: Macau

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Iberia comercializa Maldivas desde 1.099 euros com voo e hotel

29-04-2021 (19h17)

A companhia aérea Iberia, que a partir de Julho vai operar voos entre Madrid e as Maldivas, está a promover um pacote de oito noites, com voo e hotel, a partir de 1.099 euros.

Sonhando anuncia “grande oportunidade” para voos entre Lisboa e Dili em Julho

28-04-2021 (17h46)

O operador turístico Sonhando, do grupo euroAtlantic, lançou hoje uma promoção para um voo Lisboa – Dili, em Timor-Leste, no dia 11 de Julho, e para um voo Dili – Lisboa, no dia 13 de Julho.

Phuket retira imposição de quarentena a visitantes vacinados a partir de Julho

29-03-2021 (18h49)

A ilha de Phuket vai aceitar visitantes internacionais a partir de 1 de Julho sem impôr um período de quarentena obrigatório, mediante apresentação de comprovativo de vacinação e de teste.

Solférias anuncia especial Universal Resorts nas Maldivas

29-03-2021 (17h02)

O operador turístico Solférias anunciou ao mercado uma campanha especial Universal Resorts nas Maldivas, com quatro propostas para desfrutar de praias de areia branca “num ambiente idílico de lagoas cor turquesa e de vegetação tropical”.

Meliá apresenta as suas propriedades na Ásia e no Pacífico em webinar

29-03-2021 (14h15)

O grupo Meliá vai organizar um webinar dedicado às suas propriedades na região da Ásia e do Pacífico intitulado "Ilhas de sonho - capítulo I", na próxima quarta-feira, 31 de Março, pelas 10h.

Opinião e Análise