Centro Cultural Português em Luanda junta portugueses e angolanos no "Boanda"

17-11-2021 (19h16)

Foto: Unsplash / Jorge Sá Pinheiro
Foto: Unsplash / Jorge Sá Pinheiro

O Camões - Centro Cultural Português em Luanda inaugura hoje a exposição colectiva “Projeto Boanda”, um cruzamento artístico entre Portugal e Angola que junta os artistas António Gonçalves, Babu, Rita GT, Sara Maia e Tim Madeira.

“Boanda” resulta da união das últimas sílabas das palavras Lisboa e Luanda e apresenta um conjunto de obras inspiradas nos encontros improvisados, confluências de ideias e as trocas de materiais das duas culturas – portuguesa e angolana – que proporcionaram aos artistas um novo olhar sobre a contemporaneidade na arte.

“Uma simbiose de valores que Boanda procura consubstanciar: a inclusão identitária, o poder da imaginação e a aprendizagem local, provando que as coisas que nos unem são maiores do que as que nos separam”, descreve a curadora, Elisa Ochoa, citada pela Agência Lusa.

A pandemia de covid-19 proporcionou a criação de alternativas e métodos de trabalho colectivo menos convencionais.

“Algumas obras foram sendo construídas passo a passo, a quatro, seis e oito mãos, como se de uma correspondência se tratasse entre os vários intervenientes: Tim Madeira em Cascais, Hamilton Francisco em Coimbra, Sara Maia em Santa Cruz das Flores, e Rita GT em Viana do Castelo”, prossegue.

António Gonçalves e Tim Madeira recorreram a matérias-primas locais e inspiraram-se no dia a dia das pessoas e em alguns aspectos das culturas tradicionais em Angola.

A exposição que estará aberta ao público até 14 de Dezembro resulta de uma parceria entre o Camões, o Caixa Angola e a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), contando ainda com o apoio da Movart e da empresa Delta Q.

Clique para ver mais: Actividades

Clique para ver mais: África

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Egotravel antecipa vendas para o Verão em Djerba com ofertas “Black Friday”

24-11-2021 (15h07)

O operador turístico Egotravel lançou para o mercado uma campanha de promoções “Black Friday” para os seus programas de Verão nas praias de Djerba, na Tunísia.

Solférias anuncia charters de Verão para o Senegal

23-11-2021 (16h22)

O operador turístico Solférias anunciou que tem confirmada uma operação charter de Lisboa e do Porto para o Senegal no próximo Verão, destacando que uma das principais apostas na programação será um novo resort da RIU Hotels & Resorts na primeira linha de praia da zona de Pointe Saréne.

Solférias lança ofertas para o próximo Verão em São Tomé e Príncipe

18-11-2021 (16h57)

O operador turístico Solférias anunciou ao mercado novas propostas para viagens a São Tomé e Príncipe no Verão de 2022, com voos STP Airways e várias opções de alojamento.

Sonhando lança programas de réveillon em São Tomé e Príncipe com voos TAP

29-10-2021 (15h23)

O operador turístico Sonhando lançou para o mercado novos pacotes de viagem para celebrar o réveillon em São Tomé e Príncipe, com voos TAP à partida de Lisboa nos dias 25 e 26 de Dezembro.

TAAG anuncia voos para Luanda desde 396 euros, ida e volta

25-10-2021 (13h14)

A companhia de aviação angolana TAAG anunciou ao mercado uma promoção para os seus voos entre Lisboa e Luanda, com preços a começar nos 396 euros, ida e volta.

Opinião e Análise