Campanha de vacinação em São Tomé começa hoje

15-03-2021 (16h32)

Marco do Equador - Ilhéu das Rolas
Marco do Equador - Ilhéu das Rolas

A campanha de vacinação e São Tomé e Príncipe começa hoje, 15 de Março, com a coordenadora da campanha a garantir que “as condições estão criadas” para o início do processo.

"Nós temos tudo o que é necessário para começar a campanha” de vacinação em São Tomé e Príncipe, afirmou a coordenadora Solange Vila Nova, citada pela Agência Lusa, garantindo que têm “os profissionais preparados, as vacinas, os locais e todo o resto".

O Ministério da Saúde criou 15 locais de vacinação em todo o país, três dos quais em Água Grande, o distrito mais populoso e onde a incidência de contaminação e morte pelo novo coronavírus é maior, designadamente no Centro Hospitalar de São Tomé, Centro Policlínico, no centro da capital, e na enfermaria do Quartel-general das Forças Armadas.

Os restantes cinco distritos e a Região Autónoma do Príncipe têm dois locais de vacinação cada.

A campanha vai decorrer em quatro fases distintas e terminará em 2022, altura em que o governo prevê que estejam vacinadas pelo menos 70% da população.

"Nessas quatro fases, uma primeira vai abranger 3% da população, uma segunda 17%, a terceira 30% e outros 25% na quarta fase", explicou Solange Vila Nova.

As primeira e segunda fase da campanha serão cobertas pelas 24 mil doses de vacina AstraZeneca fornecidas pela Covax, devendo a terceira e quarta fases ficar dependentes de "recursos a mobilizar".

"Ainda estamos numa fase inicial, o plano foi traçado para 70%, mas o processo visa abranger toda a população, mas isso vai depender muito das condições que vierem a ficar disponíveis", disse a responsável.

"As vacinas estão a chegar por lote, de maneira faseada, não tendo a disponibilidade total das vacinas no momento, optamos por vacinar por fases", acrescentou a coordenadora da campanha, para esclarecer por que razão fica sem vacinar 30% da população.

O executivo traçou como objectivo geral desse processo de vacinação "salvar vidas e mitigar os efeitos da pandemia covid-19 em São Tomé e Príncipe".

De acordo com o governo, as pessoas a serem vacinadas contra a covid-19 durante a primeira e segunda fase serão 1.766 profissionais de saúde, 112 assistentes sociais de instituições de cuidados e 4.356 idosas em Instituições de Saúde e Comunitária, totalizando 6.234 cidadãos.

Cidadãos com idade a partir dos 65 anos, considerados pelo ministério são-tomense da saúde como estando "mais em risco", terão prioridade nestas duas primeiras fases desta campanha.

"Nós reparamos que o maior número de óbitos foi registado em pessoas com idade a partir dos 65 anos", justificou a médica Solange Vila Nova.

Dos 32 óbitos por covid-19 registados pelas autoridades sanitárias do país, nove situavam-se nesta faixa etária.

Funcionários das câmaras distritais que realizam funerais de óbitos por covid-19, incluem-se entre as pessoas directamente expostas à doença, mas não estão incluídas na lista de prioridades desta primeira fase de vacinação.

"São de facto consideradas pessoas em risco, mas isso é algo que ainda se pode ver, nós temos essa primeira fase traçada, vendo essa situação, elas podem também vir a ser incluídas, dependendo da disponibilidade da vacina", explicou a responsável.

Clique para ver mais: África

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Solférias promove pacotes para o Verão nas praias do Mar Vermelho

06-04-2021 (15h47)

O operador turístico Solférias está a promover as suas ofertas para férias de Verão em Hurghada, no Egipto, com pacotes de sete e de 14 noites para explorar uma antiga vila piscatória do Mar Vermelho convertida em estância balnear, com praias, ilhas e recifes.

Sonhando prolonga venda antecipada para o Verão na Tunísia

06-04-2021 (15h29)

O operador turístico Sonhando prolongou até 30 de Abril a sua campanha de vendas antecipadas para férias de Verão na Tunísia, para onde está a comercializar pacotes desde 574 euros, com voos e alojamento.

Solférias anuncia especial lua de mel em Zanzibar

26-03-2021 (17h11)

O operador turístico Solférias está a promover um pacote especial de lua de mel com sete noites em Zanzibar à saída de Lisboa e do Porto em voos da Turkish Airlines, desde 1.027 euros.

Rotas do Vento promove circuito para conhecer as "Aldeias Berberes no Monte Toubkal"

23-03-2021 (17h50)

A agência de viagens Rotas do Vento está a promover o circuito "Marrocos: Aldeias Berberes no Monte Toubkal" com partidas semanais entre Junho e Outubro, desde 1.060 euros com voos incluídos.

Club Med estreia conceito Zenventure no Seychelles Eco-Resort

18-03-2021 (16h25)

O novo resort do Club Med nas Seychelles vai disponibilizar o novo conceito Zenventure da marca, que "personifica a combinação de aventura e relaxamento, mindfulness, diversão culinária, design e luxo".

Opinião e Análise