As candidaturas para a edição de 2025 dos Prémios Capital Europeia de Turismo Inteligente decorrem até 31 de Maio, anunciou a Comissão Europeia.
O objectivo da iniciativa é distinguir as cidades europeias com melhores práticas de turismo inovadoras, sustentáveis e inteligentes.
O turismo inteligente, de acordo com a Comissão Europeia, pretende responder aos novos desafios e exigências de um sector em “rápida mudança”, designadamente nas suas ferramentas, produtos e serviços digitais.
Os desafios do turismo inteligente também incluem a promoção da “igualdade de oportunidades e acesso para todos os visitantes”, o “desenvolvimento sustentável da área local” e o “apoio às indústrias criativas, ao talento local e ao património”.
A Comissão Europeia sublinha que o turismo é a terceira maior actividade socio-económica da União Europeia (UE), representando cerca de 10% do PIB da UE.
O sector desempenha “um papel crucial na geração de crescimento e emprego”, mas, segundo a Comissão, “ainda possui um potencial inexplorado – especialmente na área do turismo inteligente”.
Com os prémios anunciados, a Comissão Europeia pretende impulsionar o desenvolvmento da “inovação, acessibilidade e sustentabilidade” no turismo.
Os vencedores do título de Capital Europeia do Turismo Inteligente 2025 receberão apoio especializado de comunicação e branding na promoção do seu destino nos meios de comunicação social e online, uma escultura para o centro da sua cidade, um vídeo promocional representando o seu destino e práticas de turismo inteligente, e muitas outros ações promocionais da UE que visam aumentar a visibilidade da cidade e aumentar o número de visitantes.
Existem quatro categorias de prémios: Acessibilidade, Sustentabilidade, Digitalização e Herança cultural.
Para saber mais no site da Comissão Europeia clique aqui.
Para mais notícias clique: Destinos