spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Agências de viagens portuguesas começam ano com melhor Janeiro de sempre em vendas de voos

A venda de voos regulares pelas agências de viagens IATA portuguesas atingiu este ano um novo máximo para o mês de Janeiro, pela primeira vez acima dos 80 milhões de euros, aliás ‘em cima’ dos 84 milhões.

Dados do BSP Portugal, denominação da designação em inglês Billing and Settlement Plan, sistema gerido pela IATA, indicam que as agências de viagens portuguesas realizaram 83,9 milhões de euros em vendas de voos regulares (excluindo charters e companhias não aderentes como algumas das maiores low cost europeias).

Os dados são compilados via GDS, que são sistemas que permitem às agências de viagens acederem à oferta de voos das companhias de aviação e pô-los à venda aos clientes, onde quer que se encontrem.

A informação a que o PressTUR teve acesso mostra adicionalmente que o número de bilhetes de avião vendidos este Janeiro foi também o maior dos últimos anos, com o total de 224,2 mil, +3,5% ou mais 7,6 mil que em 2023, que foi o melhor ano de sempre do mercado.

Este aumento, porém, fica aquém do que se registou em valor, em que o aumento foi a dois dígitos, em 11,1%, representando uma subida de 8,3 milhões de euros.

A subida mais forte em valor, evidenciando uma subida da tarifa média, que não significa necessariamente um encarecimento dos voos, pois, por exemplo, pode resultar simplesmente de uma maior percentagem da venda de voos de longo curso, de maior valor.

O BSP Portugal ficou em 2023 ‘à beira’ dos mil milhões de euros, em 981,2 milhões, com a venda de 2,38 milhões de bilhetes de avião.

Para mais notícias clique: Empresas&Negócios

Para saber mais sobre o BSP no site da IATA clique aqui.

- Publicidade-
- Publicidade -spot_img