A ACI Europe, Airports Council International para o mercado europeu, divulgou um comunicado que contraria afirmações da IATA, que indicam que o aumento das tarifas aéreas estão abaixo da inflação, enquanto que o aumento das taxas aeroportuárias está acima.
A ACI Europe indica que apesar da IATA afirmar que as tarifas aéreas aumentaram apenas 16% na Europa até Junho deste ano, quando comparado com 2019, dados da RDC revelam que o aumento é de 38% no pico dos meses de Verão, em contraste com o aumento do index de preços (consumer prices index), que chegou aos +20,8%.
O mês de Outubro, segundo a ACI Europe, confirma esta tendência, com as tarifas a aumentar +47% em reservas feitas com três meses de antecedência.
No mês de Julho as tarifas encontravam-se 40,1% acima do mesmo período de 2019, enquanto que o index de preços estava nos 20,4%, sendo que no mês de Agosto, o aumento das tarifas, mês a mês em comparação com o ano de 2019, foi mais baixo, +36,3%, enquanto que o index cresceu para os 20,9%. No mês de Setembro, o index aumentou ainda mais para 21%, enquanto que o aumento das tarifas também cresceu para +37,6%.
A associação que representa aeroportos na Europa refuta ainda a conclusão da IATA de que as taxas aeroportuárias têm crescido acima da inflação, afirmando que esta é feita com base em informação errónea de apenas dois aeroportos. A associação indicou que as taxas aeroportuárias em Heathrow (Londres) iam aumentar 56%, quando a UK CAA aprovou medidas que vão resultar numa redução de 20% a partir do início do próximo ano, e que as taxas em Schiphol (Amesterdão) iam aumentar 37%, sem mencionar que estas estão com uma tendência de queda desde 2012.
A ACI Europe refere que as taxas aeroportuárias na Europa têm aumentado em +13,6%, um aumento que indica ser abaixo da pressão da inflação que afecta os aeroportos, bem como do aumento das tarifas aéreas.
O comunicado da ACI Europe indica ainda que é “intrigante ouvir a IATA afirmar que a recuperação do mercado de aviação europeu está a trazer condições ainda mais competitivas, com mais companhias aéreas e mais rotas à escolha”, quando a “realidade é que a conectividade aérea recuperou a um ritmo mais lento do que o volume de passageiros”.
A ACI indica que em Junho, a conectividade aérea dos aeroportos na Europa estava -17% abaixo dos níveis pré-pandémicos, enquanto que o tráfego de passageiros estava -5,9% abaixo dos valores desse mesmo período.
Veja também: IATA prevê continuação da tendência de “forte” recuperação da aviação comercial
Consulte aqui a página da ACI Europe.