Clique aqui para ver mais
Contacto: presstur@presstur.com ... Terça-feira, 04-08-2015 4:21:17 (Lisboa)
Pesquisar:






 Dicas de Viagem
 Portugal
PAF propõe “reforçar o papel dos privados”
na promoção turística de Portugal
30-07-2015 (09h06)

“Associar estreitamente o sector privado à definição, execução e avaliação da componente política de promoção do Destino Portugal, financiada com fundos comunitários” é uma das linhas programáticas com que a coligação PSD/CDS se apresenta às eleições legislativas de 4 de Outubro.

CTP agenda debates com candidatos às legislativas
do PS e da coligação PSD-CDS
29-07-2015 (17h49)

A CTP marcou um jantar-debate com António Costa, em representação do PS, e outro com Paulo Portas, pela coligação “Portugal à Frente” (PSD e CDS), para ouvir as suas propostas para a legislatura 2015/2019 e para permitir aos empresários expressarem as suas “ideias e expectativas”.

Barómetro Tourism Monitor
AHP indica subida de 5,53% da RevPAR em Maio
mesmo sem Champions e com greve na TAP
27-07-2015 (14h40)

A AHP avançou que em Maio, mês em que a TAP enfrentou a greve de dez dias do SPAC, a hotelaria portuguesa registou um aumento da RevPAR em 5,53% e uma subida da taxa de ocupação em 2,46 pontos percentuais, comparando com Maio de 2014, quando Lisboa recebeu a final da Champions entre Real e Atlético de Madrid.

PR marca legislativas para 4 de Outubro
Campanha eleitoral começa a 20 de Setembro
22-07-2015 (22h36)

O Presidente da República, Cavaco Silva, marcou hoje as próximas eleições legislativas para 4 de Outubro, o que determina o início da campanha eleitoral, um período em que normalmente há uma retracção da procura de viagens, para 20 de Setembro.

Turismo assegura saldo positivo
da balança comercial portuguesa
22-07-2015 (16h42)

O encaixe líquido do sector do turismo, no montante de 2.209,13 milhões de euros, assegurou o saldo positivo em 271,7 milhões de euros da balança portuguesa de bens e serviços nos primeiros cinco meses deste ano, de acordo com os dados divulgados ontem pelo Banco de Portugal.

Aigle Azur reforça voos para Lisboa
e passa a voar para Faro no Inverno
22-07-2015 (14h48)

“Portugal, segundo destino mais importante para a Aigle Azur”, segundo anuncia a companhia aérea, terá um aumento das ligações da transportadora entre Paris e Lisboa, de sete para 12 voos por semana, enquanto Faro passará a ter dois voos semanais da capital francesa durante o Inverno.

Hoti Hotéis perspectiva em três anos
chegar aos 20 hotéis em Portugal
21-07-2015 (19h03)

Com a abertura do Tryp Leiria e o anúncio de um novo hotel de 3-estrelas no Aeroporto de Lisboa, o presidente da Hoti Hotéis, Manuel Proença, anunciou como objectivo do grupo atingir a marca das duas dezenas de hotéis em Portugal em três anos.

Aeroporto de Lisboa vai ter mais um hotel
Será um 3-estrelas gerido pela Hoti Hotéis
21-07-2015 (17h02)

A Hoti Hotéis, que tem o Tryp Lisboa Aeroporto, assinou com a ANA um contrato de concessão para um novo 3-estrelas no Aeroporto da Portela, que terá 160 quartos e, segundo Manuel Proença, presidente do grupo hoteleiro, será de uma marca de “renome”.

Saldo baixa cem milhões de euros até Maio
Portugal exporta menos e importa mais
transporte aéreo de passageiros
21-07-2015 (16h13)

Portugal teve menos 80,3 milhões de euros de vendas de serviços de transporte aéreo de passageiros ao estrangeiro nos primeiros cinco meses deste ano (-6,5%), em simultâneo com um aumento das compras em 20,6 milhões de euros (+8,3%), de acordo com os dados divulgados hoje pelo Banco de Portugal.

Portugal atinge pela 1ª vez 1.000 milhões
de receitas turísticas num mês de Maio
21-07-2015 (11h58)

Os gastos de turistas estrangeiros em Portugal (receitas turísticas) chegaram este ano pela primeira vez aos 1.000 milhões de euros num mês de Maio, de acordo com os dados publicados hoje pelo Banco de Portugal.

Aumento de passageiros em charters de Lisboa foi de 49,5%
Turistas portugueses em férias na Dominicana
aumentam 51,1% em Junho
17-07-2015 (13h50)

A República Dominicana recebeu 3.887 turistas portugueses no mês de Junho, que é o maior total para este mês desde 2010 e representa um aumento em 51,1% ou 1.314 relativamente a Junho de 2014, que dados a que o PressTUR teve acesso evidenciam ter sido impulsionado principalmente pelos charters à partida de Lisboa.

Com mais 14 milhões de euros em voos internacionais
Vendas BSP das agências portuguesas
escapam “por um triz” de queda no 1º Semestre
Presstur 11-07-2012 (16h53) O aumento em 14,09 milhões de euros das vendas de voos internacionais nas agências de viagens IATA portuguesas permitiu ao BSP Portugal chegar ao fim do primeiro semestre deste ano com um aumento pela margem mínima, apesar da forte quebra da procura de voos domésticos, que teve uma redução de 13,8 milhões, segundo os dados a que o PressTUR teve acesso.
De acordo com esses dados, as vendas BSP das agências de viagens, que são o maior mercado de comercialização de voos regulares, totalizaram 409,7 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano, ficando apenas 0,1% ou menos de 300 mil euros acima do período homólogo do ano passado.
Este crescimento, embora mínimo, é, segundo fontes das agências de viagens ao PressTUR, “surpreendente”, atendendo às quebras que se verificam no consumo privado pela aplicação das medidas de austeridade do Programa de Ajustamento acordado com a Troika (clique para ler: Banco de Portugal prevê “evolução favorável” das exportações de turismo). http://www.presstur.com/site/news.asp?news=37598
Mas, por paradoxal que possa parecer, essa contrariedade está também a ser a força do BSP, de acordo com fontes da aviação, para as quais é por as empresas portuguesas estarem a ver o mercado doméstico a encolher que mais se lançam na expansão nos mercados internacionais, o que as obriga a viajar mais.
Nos primeiros seis meses deste ano, 90,2% das vendas BSP ou 369,58 milhões de euros foram gerados em voos internacionais, mais 4% que no período homólogo de 2011 e um aumento da sua fatia em 3,4 pontos.
E foi esta procura quase florescente de voos internacionais que permitiu que o BSP “aguentasse” a ainda mais forte retracção da procura de voos domésticos, que acabou o semestre com um decréscimo de 25,6% ou 13,8 milhões, para 40,16 milhões.
As fontes do PressTUR têm salientado que os dados do BSP (sigla do inglês Billing and Settlement Plan, sistema gerido pela IATA, através do qual as agências de viagens pagam às companhias aéreas os bilhetes de voos regulares reservados em GDS) não podem ser vistos como um ‘retrato fiel’ do que é o mercado da aviação em Portugal.
O seu argumento é que Portugal acompanha a tendência a nível mundial de aumento das reservas directas nos websites das companhias, e não apenas das low cost, que não são contabilizadas em BSP por serem vendas directas.
Desta forma, dizem, o que acontece é que o BSP tem uma concorrência cada vez mais forte das vendas directas, especialmente nas viagens que se consideram mais simples de reservar sem recurso a agentes de viagens, como os voos domésticos.
Mas, acrescentam, o que mais tem impulsionado as vendas directas é a percepção que se instalou no mercado de que na internet é mais barato, o que é contestado pelas agências de viagens, que rejeitam que essa seja uma verdade absoluta.
O facto é que essa percepção existe e tem origem na apologia feita às low cost, que foram as pioneiras da venda online, mas que progressivamente se têm estado a converter às vendas via GDS, ou seja, pelas agências de viagens, à excepção da Ryanair, que se mantém fiel ao princípio de só aceitar reservas pelo seu website.
Ao nível do BSP o que acontece é que há mais vendas que passaram a ficar fora do sistema, mesmo quando são feitas por agências de viagens, pois também as há que reservam por exemplo na Ryanair, como o demonstra por exemplo a frequência com que em redes sociais se encontram agentes de viagens a questionarem como fazer alterações nas reservas de voos dessa low cost.
Mas não é esse o único impacto que o BSP está a sofrer. Como o mostram os dados dos Aeroportos, designadamente do maior aeroporto português, Lisboa, nos primeiros cinco meses deste ano o número de passageiros em voos domésticos teve uma queda de 7,3%, para 719,3 mil.
Esta queda evidencia que é também o mercado de voos domésticos que está em contracção, e designadamente da maior linha, que é o Lisboa - Funchal, que até Maio tinha queda do número de passageiros em 9,5%, para 289,7 mil, a que se somava queda de 7,9% no Lisboa - Porto, segunda maior linha doméstica, para 155,7 mil, e 8,9% no Lisboa - Ponta Delgada, terceira maior linha, para 109,1 mil.

Continua em:
Vendas BSP caem 2,6% em Junho pela queda de 32,9% em voos domésticos

Clique para mais notícias: BSP Portugal
Clique para mais notícias: Agências&Operadores
Clique para mais notícias: Aviação
Clique para mais notícias: Portugal
Entrada    Actualidade    Agências&Operadores






 Agências&Operadores
Solférias propõe oito noites em São Vicente
a partir de 579 euros
03-08-2015 (15h20)

A Solférias está a anunciar preços desde 579 euros para oito noites em São Vicente, terra natal de Cesária Évora e, para muitos turistas, a mais cultural das ilhas cabo-verdianas, com destaque para as áreas da música, teatro e literatura.

Jolidey divulga ofertas com partidas de Madrid
desde 699 euros para México e Dominicana
03-08-2015 (14h58)

A Jolidey está a anunciar programas com partidas de Madrid para uma semana na Riviera Maya, México, ou em Praia Bávaro, República Dominicana, a partir de 699 euros por pessoa em quarto duplo nas reservas efectuadas entre 4 e 6 de Agosto.

Vietname, Laos e Camboja é uma das propostas
da agência Rotas do Vento para este Verão
31-07-2015 (15h30)

A Rotas do Vento está a promover o circuito “Vietname, Laos, Camboja: Da Baía de Halong a Angkor Vat”, uma viagem por “três países emblemáticos do sudoeste asiático onde seremos confrontados com as suas culturas milenares expressas nos seus monumentos ricamente decorados e nos costumes das suas gentes muito hospitaleiras”.