Clique aqui para ver mais
Contacto: presstur@presstur.com ... Sábado, 18-05-2013 13:50:11 (Lisboa)
Pesquisar:









 Dicas de Viagem
 Lisboa&Vale do Tejo
Concurso internacional de fotografia
inclui categoria Parques de Sintra
SPA do Four Seasons Hotel Ritz Lisbon
lança tratamentos Swiss Perfection
Bairro Alto Hotel abre novo espaço cultural
Chiado Underscore
16-05-2013 (12h45)

O 5-estrelas Bairro Alto Hotel, localizado no coração de Lisboa, está a comemorar o seu oitavo aniversário com a abertura do Chiado Underscore, um novo espaço cultural, contando com a artista Inês Norton como autora da primeira exposição .

Restaurante Midori apresenta carta
para a Primavera
15-05-2013 (16h29)

O restaurante japonês Midori, em Sintra, apresentou a nova carta para a Primavera, elaborada pelo chef Pedro Almeida e que dá continuidade à filosofia do restaurante de que “por detrás do sushi existe toda uma tradição por desvendar”.

Palácio da Pena faz jantar de solstício de Verão
e Parque de Sintra abre à noite a 21 de Junho
14-05-2013 (19h05)

A Parques Sintra vai assinalar o solstício de Verão, a 21 de Junho, com um jantar no Palácio da Pena e a realização de visitas guiadas nocturnas ao Parque e ao Palácio.

Taberna da Praça prepara menu de petiscos
para as duas finais europeias de futebol
14-05-2013 (12h02)

A Taberna da Praça, na Pousada de Cascais, está a promover um menu especial para as duas finais europeias de futebol, a final da Liga Europa, Benfica - Chelsea, na quarta-feira, dia 15, e a final da Liga dos Campeões, Borussia Dortmund - Bayern Munique, no dia 25.

De 16 a 26 de Maio com mais de 70 restaurantes
Restaurant Week regressa a Lisboa
Menus de autor são uma das novidades
13-05-2013 (11h44)

A iniciativa gastronómica Restaurant Week está de regresso a Lisboa, para sua 9ª edição, de 16 a 26 de Maio, e introduz como novidades o menu de autor, o menu de bebidas e uma nova forma de reservas.

Festival Internacional da Máscara Ibérica
As máscaras já andam no Rossio
10-05-2013 (13h35)

A praça do Rossio, em Lisboa, já estava ontem bem animada com o Festival da Máscara Ibérica que decorre até domingo, que conta stands com produtos de diversas regiões da Península Ibérica, desde máscaras, a gastronomia, e artesanato, bem como as apresentações das próprias regiões.

Vila Galé transforma palácio do século XV
em hotel de poetas universais
09-05-2013 (17h11)

A Vila Galé, segunda maior rede hoteleira portuguesa em número de quartos, já está a receber hóspedes na sua mais recente unidade hoteleira, em Paço d’Arcos, no palácio de onde reza a história que no século XV o Rei D. Manuel I ia ver as naus e caravelas partirem a caminho da Índia, reconvertido em hotel temático, cheio de poesia.

Passeios de charrete estão de regresso
ao Parque da Pena
09-05-2013 (14h39)

O Parque da Pena voltou a fazer passeios de charrete entre os lagos e o Chalet da Condessa d’Edla que podem ser acompanhados por um guia especializado da Parques de Sintra.

Restaurante AdLib homenageia Jazz
com concertos em Maio
 Porto&Norte
Porto e Norte lança programas para o evento
“Mercado à Moda Antiga”
17-05-2013 (13h40)

A Turismo do Porto e Norte e a autarquia de Oliveira de Azeméis estão a promover dois pacotes turísticos com alojamento, visitas e workshops para o evento “Era uma vez… Mercado à Moda Antiga”, no dias 25 e 26.

Spa do Palácio das Cardosas no Porto
anuncia descontos de 50% até dia 25
17-05-2013 (13h14)

O Wellness Center by Pevonia no InterContinental Palácio das Cardosas, no Porto, anunciou descontos de 50% em esfoliações corporais, envolvimentos Detox e outras ofertas “a pensar num corpo de Verão…”.

Ecotura propõe trekking com burros de Miranda
no Parque Nacional Peneda Gerês
14-05-2013 (13h34)

A Ecotura está a promover dois passeios de trekking com burros de Miranda no Parque Nacional Peneda Gerês, percorrendo “os caminhos secretos do lobo” e as áreas de preservação ambiental da serra.

Vidago Palace propõe jantar vínico
com vinhos Seara d’Ordens
14-05-2013 (12h21)

O Vidago Palace está a promover mais um jantar vínico para a próxima sexta-feira, dia 17, com as iguarias do chef Rui Paula harmonizadas com vinhos Seara d’Ordens.

Parque Aquático de Amarante
reabre a 24 de Maio
09-05-2013 (18h11)

O Parque Aquático de Amarante, o “maior parque aquático de montanha da Península Ibérica”, situado no Tâmega Clube, vai reabrir para a época de Verão a partir de dia 24 de Maio até 22 de Setembro.

Solar dos Canavarros promove
“escapadinha” nos feriados de Junho
Sonhando, Operador Turístico
Preço do petróleo e euro baixam mais
Banco de Portugal prevê “evolução favorável”
das exportações de turismo
Presstur 10-07-2012 (14h42) O Banco de Portugal prevê uma “evolução favorável” das exportações de turismo este ano, mas sem especificar, conforme consta do seu Boletim de Verão divulgado hoje, no qual, apesar de ter atenuado a estimativa de queda do PIB, mantém perspectivas sombrias quanto ao consumo privado e ao desemprego, que são indicadores determinantes do enquadramento das vendas de turismo no mercado doméstico.
Diz o banco central que “a evolução projectada para a economia portuguesa em 2012-2013 é caracterizada pela continuação de uma queda muito acentuada da procura interna, com um contributo para o crescimento do PIB de -6,6 e -1,4 pontos percentuais em 2012 e 2013, respectivamente”.
O banco central especifica ainda que “a redução acumulada da procura interna projectada para o período 2011-2013 ascende a cerca de 14 por cento e é generalizada a todas as suas componentes, as quais deverão apresentar contracções muito significativas em 2012 e progressivamente mais moderadas ao longo de 2013”.
Ainda segundo a mesma informação, o banco central antecipa “uma redução muito acentuada do consumo privado, de 5,6% por cento em 2012 e 1,3 cento em 2013, depois de uma redução de 4,0 por centro em 2011”.
“Esta evolução reflecte, em larga medida, o impacto de medidas de consolidação orçamental, nomeadamente ao nível das remunerações no sector público, das prestações sociais e da carga fiscal, bem como a redução das remunerações no sector privado, num contexto de queda acentuada do emprego e de aumento significativo do desemprego”, prossegue o documento, que deixa assim um sinal de que as vendas de turismo no mercado doméstico vão ter uma conjuntura muito desfavorável, se bem que no primeiro semestre a evolução do consumo privado “surpreendeu” o banco central com “uma evolução menos desfavorável do que tinha sido projectado”.
As novas previsões do Banco de Portugal apontam para uma queda do PIB em 3% este ano, quando no Boletim da Primavera antecipava um decréscimo em 3,4%, e uma estagnação em 2013”.
Para a menor queda em 2012, contribui designadamente uma queda menos acentuada do consumo privado (-5,6% face a -7,3% previstos no Boletim da Primavera.
A única referência que o Banco de Portugal faz ao turismo em Portugal é precisamente para indicar que antecipa uma “evolução favorável” das exportações, ou seja, para os gastos em Portugal de turistas estrangeiros.
“A actividade no sector dos serviços em 2012 deverá acentuar a queda registada em 2011, não obstante a evolução favorável projectada para as exportações de turismo, e recuperar ligeiramente em 2013, num contexto de deterioração menos acentuada da procura interna”, é o que diz o Boletim.
Outra “boa notícia” das novas previsões do Banco de Portugal diz respeito ao preço do petróleo, que está fortemente relacionado com a maior rubrica de custos do transporte aéreo, que é o meio mais utilizado pelos turistas em viagens internacionais.
O Banco de Portugal indicou que trabalha com um preço médio do petróleo este ano de 107,4 dólares (84,3 euros), que compara com 111 dólares (79,7 euros) em 2011 e com 119,6 dólares (90,2 euros) que era apontado para este ano no Boletim da Primavera.
E idêntica tendência transparece nas indicações do preço do petróleo para 2013, com a nova previsão a ser de um valor médio anual de 96,6 dólares (77,4 euros), quando no Boletim da Primavera era perspectivado 113,8 dólares (85,6 euros).
O reverso da medalha é que a queda do euro face ao dólar, que penaliza quem é da Zona Euro e quer viajar para países terceiros, mas favorece as visitas de turistas destes países aos destinos da ‘Eurolândia’ como Portugal.
De um valor médio de 1,39 dólares por euro em 2011, o Banco de Portugal coloca o câmbio médio este ano em 1,27 (1,33 no Boletim da Primavera) e 1,25 em 2013 (1,33 anteriormente).

Clique para mais notícias: Banco de Portugal
Clique para mais notícias: Portugal
Entrada    Portugal    Portugal









 Algarve
Epic Sana Algarve lança oferta para o Verão
com upgrade de quarto e regime de alojamento
16-05-2013 (13h38)

O Epic Sana Algarve, resort da gama de topo da Sana Hotels sobre a Praia da Falésia, em Albufeira, anunciou uma oferta para as férias de Verão em que oferece upgrade de quarto e de regime de pequeno-almoço para meia pensão, bem como alojamento gratuito para uma criança menor de 12 anos.

Club Med da Balaia promove em Junho
fim-de-semana com a Escolinha do Figo
10-05-2013 (16h10)

O Club Med da Balaia, sobra a praia Maria Luísa, em Albufeira, Algarve, promove entre 7 e 10 de Junho um fim-de-semana com a Escolinha do Figo, aproveitando o feriado para oferecer estágios de futebol a crianças entre os quatro e os 12 anos, sem suplemento adicional sobre o preço da estada.

… E clínicas de ténis no Algarve
10-05-2013 (11h52)

No Porto Bay Falésia, unidade do grupo Porto Bay no Algarve, vão ser organizadas neste fim-de-semana, de 10 e 11, bem como no de 18 e 19 de Maio, Clínicas de Ténis, que terão como master no campo o tenista olímpico Bernardo Mota.

 Madeira
Investimento ascendeu a seis milhões de euros
Enotel Quinta do Sol requalificado
Reabre como “adults only”
17-05-2013 (10h53)

O Enotel Quinta do Sol, um dos mais conhecidos hotéis do Funchal, situado junto à Quinta Magnólia, na zona onde se instalaram, no século passado, as unidades hoteleiras mais prestigiadas da Madeira, reabriu como “adults only” para a Festa da Flor, após investimento de seis milhões de euros em requalificação, e atingiu lotação completa, de acordo com fontes da rede hoteleira.

Enotel Quinta do Sol em fotos
Porto Bay Events faz tapete de flores
nos seus hotéis na Madeira…
10-05-2013 (11h53)

Para assinalar a Festa da Flor, que está a decorrer na Madeira, a Porto Bay Events está a construir tapetes de flores nas recepções dos hotéis na Madeira.