Clique aqui para ver mais
Contacto: presstur@presstur.com ... Sábado, 22-11-2014 1:28:22 (Lisboa)
Pesquisar:
Promoções
Ideias&Sugestões
Cá Dentro
Volta ao Mundo
Europa
África
Ásia&Pacífico
Médio Oriente
Caraíbas
Brasil
Espanha
Cabo Verde










 Dicas de Viagem
UNESCO inscreve paisagem carioca
no Património Mundial
Presstur 02-07-2012 (05h54) O Rio de Janeiro é a primeira cidade a ser inscrita pela UNESCO como Património da Humanidade pela sua paisagem cultural urbana, estimuladora de uma cultura de vida ao ar livre e inspiradora de músicos, paisagistas e urbanistas.
“A paisagem carioca é a imagem mais explícita do que podemos chamar de civilização brasileira, com sua originalidade, desafios, contradições e possibilidades”, comentou o presidente do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) do Brasil, Luiz Fernando de Almeida, sobre a decisão saída da reunião ontem, em São Petersburgo, do Comité do Património Mundial, que na véspera aprovara a inscrição das Fortificações de Elvas (clique para ler: Fortificações de Elvas são Património Mundial).
A decisão do Comité destaca a “excepcional paisagem urbana” que o Rio oferece, incluindo os “elementos naturais que deram forma e inspiraram o desenvolvimento da cidade”, do alto dos morros da Tijuca ao areal de Copacabana, do Corcovado à Baía da Guanabara, do Jardim Botânico, mandado instalar pelo então Príncipe-regente D. João (futuro D. João VI) em 1808, ao Pão de Açúcar, do Forte e Morro do Leme ao Forte de Copacabana e Arpoador, do Parque do Flamengo à Enseada de Botafogo.
O IPHAN, responsável pela candidatura do Rio de Janeiro a Paisagem Cultural da Humanidade, apresentada em Setembro de 2009, defendeu o seu valor universal pela interacção entre a beleza natural e a intervenção humana.



O Rio de Janeiro é 19ª inscrição que o Brasil passou a contar na lista da UNESCO do Património Mundial, a primeira das quais foi o conjunto arquitectónico e urbanístico de Ouro Preto, uma das cidades históricas de Minas Gerais, em 1980.
Seguiram-se, em 1982, o centro histórico de Olinda, perto do Recife, Pernambuco, as ruínas de São Miguel das Missões, no ano seguinte, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, também em Minas Gerais, e o centro histórico de Salvador, Bahia, ambos em 1985, o conjunto urbanístico de Brasília, Distrito Federal, em 1987, o centro histórico de São Luís, Maranhão, em 1997, o centro Histórico de Diamantina, MinasGerais, em 1999, o centro histórico de Goiás, em Goiás, e a Praça de São Francisco em São Cristovão, Sergipe, em 2010.
O Brasil conta ainda, na lista de Patrimónios Naturais da Humanidade, com o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná, a Costa do Descobrimento, Bahia e Espírito Santo, o Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí, a Reserva Mata Atlântica, São Paulo e Paraná, o Parque Nacional do Jaú, Amazonas, o Pantanal Mato-Grossense, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as Reservas do Cerrado — Parque Nacional dos Veadeiros e das Emas, Goiás, e o Parque Nacional de Fernando de Noronha, Pernambuco.

Ver mais em:
Pôr do Sol na Pedra do Arpoador: Rio de Janeiro impagável... aliás, grátis
Pestana Rio Atlântica reinventa-se: Visão 180 graus de Copacabana

Clique para mais notícias: Rio de Janeiro
Clique para mais notícias: Brasil
Clique para mas notícias: Património da Humanidade
Entrada    Volta ao Mundo    Brasil
Imprimir Enviar por email Comentários









 Gastronomia
Ao todo são 14 estabelecimentos na ‘constelação’
Portugal aumenta para três restaurantes
com duas estrelas Michelin
20-11-2014 (10h58)

O restaurante Belcanto, do chef José Avillez, em Lisboa, tornou-se o terceiro restaurante em Portugal a ser distinguido com duas estrelas Michelin na edição de 2015, em que são distinguidos 14 restaurantes em Portugal, mais dois que há um ano.

AdLib lança propostas para Natal e réveillon
18-11-2014 (11h57)

O restaurante AdLib, no Sofitel Lisbon Liberdade, na avenida da Liberdade, está a organizar quatro eventos para o Natal e para o réveillon, com pratos preparados pelo chef Daniel Schlaipfer para jantar e brunch.

Penha Longa Resort recebe chef Sergi Arola
para criar um menu de degustação especial
13-11-2014 (15h38)

O Penha Longa Resort recebe no dia 18 de Novembro o chef catalão Sergi Arola, que dá nome ao restaurante do hotel, para criar juntamente com o responsável de cozinha, o chef Milton Anes, um menu de degustação com cinco pratos.

 Golfe
Quinta do Lago tem o melhor campo de golfe em Portugal
Portugal vence nos primeiros World Golf Awards
Eleito melhor destino de golfe do mundo
17-11-2014 (17h09)

A primeira edição dos World Golf Awards, que integram os World Travel Awards, conhecidos como os “Óscares do turismo”, atribuiu a Portugal a distinção de melhor destino de golfe do mundo, tendo o Campo Sul da Quinta do Lago como o seu melhor campo para prática do desporto.

 Hotéis&Casinos
Accor restaura antigo resort Spa perto de Paris
MGallery: Hotel des Cures Marines
20-11-2014 (10h14)

O grupo Accor restaurou e inaugurou o antigo resort Spa de Trouville sob a bandeira da marca MGallery, que oferece uma variedade de tratamentos de Spa relacionados com o mar, a aproximadamente duas horas de Paris de carro.

Reserva do Paiva, Pernambuco
Concerto de Maria Rita marca abertura oficial
do Sheraton ‘do presidente do Benfica’
19-11-2014 (19h24)

A cerimónia da inauguração oficial do Sheraton Reserva do Paiva Hotel & Convention Center, propriedade da Promovalor de Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, foi marcada por um concerto da artista brasileira Maria Rita.

Sheraton Reserva do Paiva em imagens
19-11-2014 (19h23)

O Sheraton Reserva do Paiva & Convention Center, aberto desde Junho em soft opening, teve este mês a sua inauguração oficial, mostrando a cerca de 1.200 convidados a sua oferta para lazer e convenções. Veja aqui as imagens do hotel.

The Artisan DC em Bogotá é o primeiro hotel
a integrar a Autograph Collection na Colômbia
19-11-2014 (09h56)

O The Artisan DC Hotel, localizado no distrito financeiro de Bogotá, com 64 quartos, é a primeira unidade hoteleira na Colômbia a integrar a Autograph Collection, gama de hotéis independentes filiados ao grupo Marriott International.

Hilton abre hotel no centro de Bruxelas
e começa processo de renovação
18-11-2014 (21h20)

A rede hoteleira Hilton Hotels & Resorts inaugurou o Hilton Brussels Grand Place, no centro de Bruxelas, com 123 quartos, e vai iniciar um processo de remodelação da unidade.