Clique aqui para ver mais
Contacto: presstur@presstur.com ... Sexta-feira, 19-12-2014 21:39:22 (Lisboa)
Pesquisar:
Promoções
Ideias&Sugestões
Cá Dentro
Volta ao Mundo
Europa
África
América do Norte
América do Sul
América Central
Ásia&Pacífico
Médio Oriente
Caraíbas
Brasil
Cabo Verde










 Dicas de Viagem
UNESCO inscreve paisagem carioca
no Património Mundial
Presstur 02-07-2012 (05h54) O Rio de Janeiro é a primeira cidade a ser inscrita pela UNESCO como Património da Humanidade pela sua paisagem cultural urbana, estimuladora de uma cultura de vida ao ar livre e inspiradora de músicos, paisagistas e urbanistas.
“A paisagem carioca é a imagem mais explícita do que podemos chamar de civilização brasileira, com sua originalidade, desafios, contradições e possibilidades”, comentou o presidente do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) do Brasil, Luiz Fernando de Almeida, sobre a decisão saída da reunião ontem, em São Petersburgo, do Comité do Património Mundial, que na véspera aprovara a inscrição das Fortificações de Elvas (clique para ler: Fortificações de Elvas são Património Mundial).
A decisão do Comité destaca a “excepcional paisagem urbana” que o Rio oferece, incluindo os “elementos naturais que deram forma e inspiraram o desenvolvimento da cidade”, do alto dos morros da Tijuca ao areal de Copacabana, do Corcovado à Baía da Guanabara, do Jardim Botânico, mandado instalar pelo então Príncipe-regente D. João (futuro D. João VI) em 1808, ao Pão de Açúcar, do Forte e Morro do Leme ao Forte de Copacabana e Arpoador, do Parque do Flamengo à Enseada de Botafogo.
O IPHAN, responsável pela candidatura do Rio de Janeiro a Paisagem Cultural da Humanidade, apresentada em Setembro de 2009, defendeu o seu valor universal pela interacção entre a beleza natural e a intervenção humana.



O Rio de Janeiro é 19ª inscrição que o Brasil passou a contar na lista da UNESCO do Património Mundial, a primeira das quais foi o conjunto arquitectónico e urbanístico de Ouro Preto, uma das cidades históricas de Minas Gerais, em 1980.
Seguiram-se, em 1982, o centro histórico de Olinda, perto do Recife, Pernambuco, as ruínas de São Miguel das Missões, no ano seguinte, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, também em Minas Gerais, e o centro histórico de Salvador, Bahia, ambos em 1985, o conjunto urbanístico de Brasília, Distrito Federal, em 1987, o centro histórico de São Luís, Maranhão, em 1997, o centro Histórico de Diamantina, MinasGerais, em 1999, o centro histórico de Goiás, em Goiás, e a Praça de São Francisco em São Cristovão, Sergipe, em 2010.
O Brasil conta ainda, na lista de Patrimónios Naturais da Humanidade, com o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná, a Costa do Descobrimento, Bahia e Espírito Santo, o Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí, a Reserva Mata Atlântica, São Paulo e Paraná, o Parque Nacional do Jaú, Amazonas, o Pantanal Mato-Grossense, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as Reservas do Cerrado — Parque Nacional dos Veadeiros e das Emas, Goiás, e o Parque Nacional de Fernando de Noronha, Pernambuco.

Ver mais em:
Pôr do Sol na Pedra do Arpoador: Rio de Janeiro impagável... aliás, grátis
Pestana Rio Atlântica reinventa-se: Visão 180 graus de Copacabana

Clique para mais notícias: Rio de Janeiro
Clique para mais notícias: Brasil
Clique para mas notícias: Património da Humanidade
Entrada    Volta ao Mundo    Brasil
Imprimir Enviar por email Comentários










 Gastronomia
AIHSA entrega Selo de Qualidade Turística
a oito estabelecimentos do Algarve
14-12-2014 (19h42)

A AIHSA, AIHSA – Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve atribuiu pela primeira vez o “Selo de Qualidade Turística”, anunciado em Outubro deste ano, a oito restaurantes dos concelhos de Faro, Loulé, Albufeira, Portimão e Tavira.

Jantares temáticos ao dia 11 de cada mês
Restaurante Eleven faz jantar temático
que recria o filme “A festa de Babette”
03-12-2014 (15h34)

O restaurante Eleven, em Lisboa, inicia uma sequência de jantares temáticos mensais no dia 11 de Dezembro, com um jantar em que o chef Joachim Koerper reproduz o menu do filme “A Festa de Babette”, de Gabriel Axel.

Ao todo são 14 estabelecimentos na ‘constelação’
Portugal aumenta para três restaurantes
com duas estrelas Michelin
20-11-2014 (10h58)

O restaurante Belcanto, do chef José Avillez, em Lisboa, tornou-se o terceiro restaurante em Portugal a ser distinguido com duas estrelas Michelin na edição de 2015, em que são distinguidos 14 restaurantes em Portugal, mais dois que há um ano.

 Hotéis&Casinos
Lisboa tem novo Holiday Inn Express (em fotos)
orientado para os turistas de lazer
17-12-2014 (17h05)

O IHG, maior rede hoteleira do mundo, inaugurou ontem o Holiday Inn Express Lisboa, uma unidade junto à Avenida da Liberdade que, segundo Eurico Almeida, administrador da Palminvest, é direccionada para o segmento de lazer, designadamente city breaks. Veja aqui as fotos.

Sheraton Porto Hotel & Spa anuncia
propostas para Natal e Ano Novo
14-12-2014 (20h37)

O Sheraton Porto Hotel & Spa, perto da avenida da Boavista, na Invicta, está a promover as suas propostas para o Natal, que incluem Ceia de 24 e almoço e jantar a 25, e para o Ano Novo, com festa de passagem do ano e almoço e jantar do primeiro dia de 2015.

DoubleTree by Hilton inaugura em Lawrenceburg
Vila Galé no Rio de Janeiro
“é um oásis no meio da cidade”
12-12-2014 (16h56)

“Um oásis no meio da cidade” foi como se referiu ao novo Vila Galé Rio de Janeiro o Governador do Estado do Rio, Luiz Fernando de Souza (Pesão), durante a inauguração do novo hotel, em pleno centro histórico da “cidade maravilhosa”, no Bairro da Lapa.

Novo Vila Galé Rio de Janeiro em fotos
12-12-2014 (16h52)

O Grupo Vila Galé já conta com o seu ambicionado hotel na cidade do Rio de Janeiro, onde se ‘cruzam’ viajantes de negócios que ‘frequentam’ as torres de escritórios do Centro e os viajantes que ambicionam viver a ‘boémia’ do Bairro da Lapa, que o hotel enaltece com a sua inspiração Bossa Nova.