Clique aqui para ver mais
Contacto: presstur@presstur.com ... Domingo, 02-08-2015 1:14:10 (Lisboa)
Pesquisar:
Promoções
Ideias&Sugestões
Cá Dentro
Volta ao Mundo
Europa
África
América do Sul
América Central
Ásia&Pacífico
Médio Oriente
Caraíbas
Brasil
Espanha
Cabo Verde






 Dicas de Viagem
UNESCO inscreve paisagem carioca
no Património Mundial
Presstur 02-07-2012 (05h54) O Rio de Janeiro é a primeira cidade a ser inscrita pela UNESCO como Património da Humanidade pela sua paisagem cultural urbana, estimuladora de uma cultura de vida ao ar livre e inspiradora de músicos, paisagistas e urbanistas.
“A paisagem carioca é a imagem mais explícita do que podemos chamar de civilização brasileira, com sua originalidade, desafios, contradições e possibilidades”, comentou o presidente do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) do Brasil, Luiz Fernando de Almeida, sobre a decisão saída da reunião ontem, em São Petersburgo, do Comité do Património Mundial, que na véspera aprovara a inscrição das Fortificações de Elvas (clique para ler: Fortificações de Elvas são Património Mundial).
A decisão do Comité destaca a “excepcional paisagem urbana” que o Rio oferece, incluindo os “elementos naturais que deram forma e inspiraram o desenvolvimento da cidade”, do alto dos morros da Tijuca ao areal de Copacabana, do Corcovado à Baía da Guanabara, do Jardim Botânico, mandado instalar pelo então Príncipe-regente D. João (futuro D. João VI) em 1808, ao Pão de Açúcar, do Forte e Morro do Leme ao Forte de Copacabana e Arpoador, do Parque do Flamengo à Enseada de Botafogo.
O IPHAN, responsável pela candidatura do Rio de Janeiro a Paisagem Cultural da Humanidade, apresentada em Setembro de 2009, defendeu o seu valor universal pela interacção entre a beleza natural e a intervenção humana.



O Rio de Janeiro é 19ª inscrição que o Brasil passou a contar na lista da UNESCO do Património Mundial, a primeira das quais foi o conjunto arquitectónico e urbanístico de Ouro Preto, uma das cidades históricas de Minas Gerais, em 1980.
Seguiram-se, em 1982, o centro histórico de Olinda, perto do Recife, Pernambuco, as ruínas de São Miguel das Missões, no ano seguinte, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, também em Minas Gerais, e o centro histórico de Salvador, Bahia, ambos em 1985, o conjunto urbanístico de Brasília, Distrito Federal, em 1987, o centro histórico de São Luís, Maranhão, em 1997, o centro Histórico de Diamantina, MinasGerais, em 1999, o centro histórico de Goiás, em Goiás, e a Praça de São Francisco em São Cristovão, Sergipe, em 2010.
O Brasil conta ainda, na lista de Patrimónios Naturais da Humanidade, com o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná, a Costa do Descobrimento, Bahia e Espírito Santo, o Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí, a Reserva Mata Atlântica, São Paulo e Paraná, o Parque Nacional do Jaú, Amazonas, o Pantanal Mato-Grossense, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as Reservas do Cerrado — Parque Nacional dos Veadeiros e das Emas, Goiás, e o Parque Nacional de Fernando de Noronha, Pernambuco.

Ver mais em:
Pôr do Sol na Pedra do Arpoador: Rio de Janeiro impagável... aliás, grátis
Pestana Rio Atlântica reinventa-se: Visão 180 graus de Copacabana

Clique para mais notícias: Rio de Janeiro
Clique para mais notícias: Brasil
Clique para mas notícias: Património da Humanidade
Entrada    Volta ao Mundo    Brasil
Imprimir Enviar por email Comentários






 Gastronomia
Eleven recebe Rota das Estrelas
nos dias 11 e 12 de Setembro
29-07-2015 (10h26)

O restaurante Eleven, em Lisboa, vai receber a Rota das Estrelas nos dias 11 e 12 de Setembro, com o seu chef Joachim Koerper como anfitrião a preparar no primeiro dia um jantar com quatro chefs estrela Michelin convidados.

Eleven já tem nova carta de Verão
14-07-2015 (10h27)

O restaurante Eleven, no topo do Parque Eduardo VII em Lisboa, anunciou que a carta Verão elaborada pelo chef Joachim Koerper já está disponível e conta com sabores frescos, marisco e outras iguarias.

A partir de amanhã, no Cais do Sodré, Lisboa
Petiscos, cozinha ao vivo e cerveja artesanal
levam tradição portuguesa às “Tascas no Cais”
08-07-2015 (14h53)

A segunda edição do evento “Tascas no Cais” vai contar com mais de 50 propostas que recriam as tradições petisqueiras portuguesas com a participação de restaurantes, cozinha ao vivo e cervejas artesanais de 9 a 19 de Julho no Cais do Sodré, em Lisboa.

 Hotéis&Casinos
Santa Bárbara Eco-Beach Resort em fotos
29-07-2015 (16h23)

O novo Santa Bárbara Eco-Beach Resort, em São Miguel, nos Açores, está a divulgar que já está em funcionamento com preço médio para villas T1 a começar nos 280 euros e para villas T2 a partir de 310 euros.

Four Seasons Hotel Ritz Lisboa
junta colecção de arte numa app
27-07-2015 (12h35)

O Four Seasons Hotel Ritz Lisboa lançou uma aplicação para iPad para guiar hóspedes e visitantes pela sua colecção de arte, com informações sobre as peças e os seus autores, que incluem artistas como Almada Negreiros, Pedro Leitão ou Estrela Faria.

Douro já tem o primeiro Six Senses da Europa
com um Spa de 2.200 metros quadrados
17-07-2015 (16h01)

O primeiro resort do grupo Six Senses da Europa está localizado no Douro e abriu as suas portas esta semana, numa propriedade de oito hectares com 57 quartos, de que destaca o casamento entre a arquitectura do século XIX e o interior contemporâneo.

Vila Galé chega ao ‘Cotovelo do Brasil’
com resort de 500 quartos
15-07-2015 (16h46)

O Grupo Vila Galé vai chegar à sua oitava unidade no Brasil com um resort de 500 quartos em Touros, cidade conhecida como o ‘Cotovelo do Brasil’ por se localizar na zona em que a costa brasileira passa de Norte-Sul para Leste-Oeste, e que já foi ‘badalada’ em Portugal pelo investimento num empreendimento a que eram associados VIPs portugueses, entre eles Rui Veloso.

Luxury Collection investe na Europa
com quatro novas aberturas este Verão
15-07-2015 (12h26)

A Luxury Collection, marca de hotéis de luxo da Starwood, está a expandir-se na Europa com quatro unidades hoteleiras em Praga, Bodrum, Bratislava e Portopiccolo, incluídas num plano de investimento de 500 milhões de dólares.