Clique aqui para ver mais
Contacto: presstur@presstur.com ... Domingo, 05-07-2015 14:17:50 (Lisboa)
Pesquisar:
Promoções
Ideias&Sugestões
Cá Dentro
Volta ao Mundo
Europa
África
Ásia&Pacífico
Médio Oriente
Caraíbas
Brasil
Espanha
Cabo Verde






 Dicas de Viagem
UNESCO inscreve paisagem carioca
no Património Mundial
Presstur 02-07-2012 (05h54) O Rio de Janeiro é a primeira cidade a ser inscrita pela UNESCO como Património da Humanidade pela sua paisagem cultural urbana, estimuladora de uma cultura de vida ao ar livre e inspiradora de músicos, paisagistas e urbanistas.
“A paisagem carioca é a imagem mais explícita do que podemos chamar de civilização brasileira, com sua originalidade, desafios, contradições e possibilidades”, comentou o presidente do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) do Brasil, Luiz Fernando de Almeida, sobre a decisão saída da reunião ontem, em São Petersburgo, do Comité do Património Mundial, que na véspera aprovara a inscrição das Fortificações de Elvas (clique para ler: Fortificações de Elvas são Património Mundial).
A decisão do Comité destaca a “excepcional paisagem urbana” que o Rio oferece, incluindo os “elementos naturais que deram forma e inspiraram o desenvolvimento da cidade”, do alto dos morros da Tijuca ao areal de Copacabana, do Corcovado à Baía da Guanabara, do Jardim Botânico, mandado instalar pelo então Príncipe-regente D. João (futuro D. João VI) em 1808, ao Pão de Açúcar, do Forte e Morro do Leme ao Forte de Copacabana e Arpoador, do Parque do Flamengo à Enseada de Botafogo.
O IPHAN, responsável pela candidatura do Rio de Janeiro a Paisagem Cultural da Humanidade, apresentada em Setembro de 2009, defendeu o seu valor universal pela interacção entre a beleza natural e a intervenção humana.



O Rio de Janeiro é 19ª inscrição que o Brasil passou a contar na lista da UNESCO do Património Mundial, a primeira das quais foi o conjunto arquitectónico e urbanístico de Ouro Preto, uma das cidades históricas de Minas Gerais, em 1980.
Seguiram-se, em 1982, o centro histórico de Olinda, perto do Recife, Pernambuco, as ruínas de São Miguel das Missões, no ano seguinte, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, também em Minas Gerais, e o centro histórico de Salvador, Bahia, ambos em 1985, o conjunto urbanístico de Brasília, Distrito Federal, em 1987, o centro histórico de São Luís, Maranhão, em 1997, o centro Histórico de Diamantina, MinasGerais, em 1999, o centro histórico de Goiás, em Goiás, e a Praça de São Francisco em São Cristovão, Sergipe, em 2010.
O Brasil conta ainda, na lista de Patrimónios Naturais da Humanidade, com o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná, a Costa do Descobrimento, Bahia e Espírito Santo, o Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí, a Reserva Mata Atlântica, São Paulo e Paraná, o Parque Nacional do Jaú, Amazonas, o Pantanal Mato-Grossense, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as Reservas do Cerrado — Parque Nacional dos Veadeiros e das Emas, Goiás, e o Parque Nacional de Fernando de Noronha, Pernambuco.

Ver mais em:
Pôr do Sol na Pedra do Arpoador: Rio de Janeiro impagável... aliás, grátis
Pestana Rio Atlântica reinventa-se: Visão 180 graus de Copacabana

Clique para mais notícias: Rio de Janeiro
Clique para mais notícias: Brasil
Clique para mas notícias: Património da Humanidade
Entrada    Volta ao Mundo    Brasil
Imprimir Enviar por email Comentários






 Gastronomia
Vila Galé Cascais propõe aos Domingos
hambúrgueres “all you can eat”
02-07-2015 (12h28)

O restaurante Versátil do Hotel Vila Galé Cascais, na entrada da marina de Cascais, vai abrir no dia 5 de Julho uma estação de hambúrgueres com o conceito “all you can eat”, aos Domingos, por 15 euros por adulto e 7 euros por criança.

Restaurante Populi promove nova carta
22-06-2015 (13h25)

O restaurante Populi, no Terreiro do Paço em Lisboa, lançou uma nova carta elaborada pelo chef Giorgio que, entre outras novidades, tem um “trio de bacalhau” que consiste em bacalhau fumado, pastel de bacalhau e bacalhau à brás.

Happy Hour do Hard Rock Cafe Lisboa
tem snacks e bebidas a metade do preço
18-06-2015 (18h18)

O Hard Rock Cafe Lisboa, na Avenida da Liberdade, está a promover um período de Happy Hour entre as 17h e as 19h, de segunda a sexta-feira, com snacks e bebidas a metade do preço.

 Hotéis&Casinos
Trivago elabora lista de dez hotéis
para “destination weddings”
03-07-2015 (11h58)

A Trivago divulgou uma lista com os dez hotéis que considera os melhores para “destination weddings”, para celebrar um casamento fora da cidade dos noivos, seja em formato intimista ou com centenas de convidados.

Riu Guarana (Algarve) integra lista da Trivago
de hotéis com bares aquáticos para este Verão
25-06-2015 (13h59)

O ClubHotel Riu Guarana, em Olhos de Água, no Algarve, integra uma lista de sete hotéis com bares aquáticos destacados pela Trivago, que inclui também unidades na Croácia, em Cabo Verde, Dubai, Maiorca, Tailândia e México.

Meliá renova hotéis em Ibiza e Menorca
para os transformar em Sol Beach House
24-06-2015 (17h37)

A Meliá Hotels International renovou os seus hotéis da marca Sol em Ibiza e em Menorca, ambos só para hóspedes com mais de 16 anos de idade, para os adaptar ao novo conceito Sol Beach House.

Vila Monte Farm House abre na terça-feira
após cinco milhões de euros de renovações
23-06-2015 (11h36)

A DHM, marca de gestão hoteleira do Fundo Discovery, anunciou que o hotel de 55 quartos Vila Monte Farm House, em Moncarapacho, no Algarve, vai abrir na próxima terça-feira, dia 30 de Junho, após um investimento em remodelações de cinco milhões de euros.

Vila Monte propõe massagens no jardim
refeições na horta do chef e passeios de barco
23-06-2015 (11h34)

A oferta do hotel Vila Monte Farm House, em Moncarapacho, no Algarve, “perto do mar, com uma simplicidade intemporal, um ambiente local, rústico e um espírito boho-chic”, conta com massagens no jardim, refeições na horta do chef, passeios de barco e outras actividades.