Clique aqui para ver mais
Contacto: presstur@presstur.com ... Sexta-feira, 27-03-2015 15:39:24 (Lisboa)
Pesquisar:
Promoções
Ideias&Sugestões
Cá Dentro
Volta ao Mundo
Europa
África
América do Norte
Ásia&Pacífico
Médio Oriente
Caraíbas
Brasil
Espanha






 Dicas de Viagem
UNESCO inscreve paisagem carioca
no Património Mundial
Presstur 02-07-2012 (05h54) O Rio de Janeiro é a primeira cidade a ser inscrita pela UNESCO como Património da Humanidade pela sua paisagem cultural urbana, estimuladora de uma cultura de vida ao ar livre e inspiradora de músicos, paisagistas e urbanistas.
“A paisagem carioca é a imagem mais explícita do que podemos chamar de civilização brasileira, com sua originalidade, desafios, contradições e possibilidades”, comentou o presidente do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) do Brasil, Luiz Fernando de Almeida, sobre a decisão saída da reunião ontem, em São Petersburgo, do Comité do Património Mundial, que na véspera aprovara a inscrição das Fortificações de Elvas (clique para ler: Fortificações de Elvas são Património Mundial).
A decisão do Comité destaca a “excepcional paisagem urbana” que o Rio oferece, incluindo os “elementos naturais que deram forma e inspiraram o desenvolvimento da cidade”, do alto dos morros da Tijuca ao areal de Copacabana, do Corcovado à Baía da Guanabara, do Jardim Botânico, mandado instalar pelo então Príncipe-regente D. João (futuro D. João VI) em 1808, ao Pão de Açúcar, do Forte e Morro do Leme ao Forte de Copacabana e Arpoador, do Parque do Flamengo à Enseada de Botafogo.
O IPHAN, responsável pela candidatura do Rio de Janeiro a Paisagem Cultural da Humanidade, apresentada em Setembro de 2009, defendeu o seu valor universal pela interacção entre a beleza natural e a intervenção humana.



O Rio de Janeiro é 19ª inscrição que o Brasil passou a contar na lista da UNESCO do Património Mundial, a primeira das quais foi o conjunto arquitectónico e urbanístico de Ouro Preto, uma das cidades históricas de Minas Gerais, em 1980.
Seguiram-se, em 1982, o centro histórico de Olinda, perto do Recife, Pernambuco, as ruínas de São Miguel das Missões, no ano seguinte, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, também em Minas Gerais, e o centro histórico de Salvador, Bahia, ambos em 1985, o conjunto urbanístico de Brasília, Distrito Federal, em 1987, o centro histórico de São Luís, Maranhão, em 1997, o centro Histórico de Diamantina, MinasGerais, em 1999, o centro histórico de Goiás, em Goiás, e a Praça de São Francisco em São Cristovão, Sergipe, em 2010.
O Brasil conta ainda, na lista de Patrimónios Naturais da Humanidade, com o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná, a Costa do Descobrimento, Bahia e Espírito Santo, o Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí, a Reserva Mata Atlântica, São Paulo e Paraná, o Parque Nacional do Jaú, Amazonas, o Pantanal Mato-Grossense, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as Reservas do Cerrado — Parque Nacional dos Veadeiros e das Emas, Goiás, e o Parque Nacional de Fernando de Noronha, Pernambuco.

Ver mais em:
Pôr do Sol na Pedra do Arpoador: Rio de Janeiro impagável... aliás, grátis
Pestana Rio Atlântica reinventa-se: Visão 180 graus de Copacabana

Clique para mais notícias: Rio de Janeiro
Clique para mais notícias: Brasil
Clique para mas notícias: Património da Humanidade
Entrada    Volta ao Mundo    Brasil
Imprimir Enviar por email Comentários










 Gastronomia
Hotel da Música cria menu para a Páscoa
26-03-2015 (17h47)

O restaurante do Hotel da Música, o Bom Sucesso Gourmet, no centro do Porto, vai preparar no próximo dia 5 de Abril um menu de almoço dedicado à época da Páscoa elaborado pelo chef José Ribeiro.

Jantar vínico de Março no Meliá Braga
vai contar com vinhos Solar do Louredo
26-03-2015 (10h24)

O jantar vínico do Meliá Braga Hotel & Spa marcado para esta sexta-feira, dia 27, no El Olivo, vai contar com uma ementa elaborada pelo chef João Oliveira cruzada com uma selecção de Vinhos Verdes do Solar do Louredo, por 25 euros por pessoa.

De Castro Flores renova carta para a Primavera
24-03-2015 (20h34)

O chef Miguel Castro e Silva renovou a carta do restaurante De Castro Flores, em Lisboa, actualizando as propostas para receber a Primavera, com pratos mais frescos, alguns novos e outros “clássicos”.

 Hotéis&Casinos
DoubleTree by Hilton – Fontana Park
adere à Hora do Planeta
26-03-2015 (17h31)

O DoubleTree by Hilton – Fontana Park vai aderir à Hora do Planeta no dia 28 de Março desligando as suas luzes principais entre as 20h30 e as 21h30 e ao lançar balões biodegradáveis na Praça José Fontana.

IHG abre segundo Crowne Plaza no Panamá
Crowne Plaza Panama Airport
25-03-2015 (12h45)

O InterContinental Hotels Group anunciou a inauguração da segunda unidade hoteleira da marca Crowne no Panamá, o Crowne Plaza Panama Airport, no Aeroporto Internacional de Tocumen, para onde a TAP voa desde 1 de Julho.

Lisbon Marriott Hotel adere à Hora do Planeta
24-03-2015 (19h52)

O Lisbon Marriott Hotel, em Lisboa, anunciou que vai aderir à Hora do Planeta, uma iniciativa da World Wildlife Fund, e apagar as luzes durante uma hora a partir das 20h30 no próximo Sábado, dia 28 de Março.

Hotel aposta em “conceitos inovadores de design e serviço”
Furnas Boutique Hotel abre na sexta-feira
DHM investiu mais de oito milhões de euros
23-03-2015 (21h46)

A DHM, marca de gestão hoteleira do Fundo Discovery, abre no dia 27 de Março o Furnas Boutique Hotel Thermal & Spa, nas Furnas, na ilha açoriana de São Miguel, em que afirma ter investido mais de oito milhões de euros em “aquisição e renovação”.

Autograph Collection da Marriott
integra hotel Boscolo Exedra Nice
23-03-2015 (16h30)

A Marriott International anunciou que o hotel Boscolo Exedra Nice, na Riviera Francesa, integrou a Autograph Collection, sendo o terceiro hotel francês a fazer parte deste conjunto de unidades de luxo independentes.