Clique aqui para ver mais
Contacto: presstur@presstur.com ... Quinta-feira, 29-01-2015 22:18:58 (Lisboa)
Pesquisar:
Promoções
Ideias&Sugestões
Cá Dentro
Volta ao Mundo
Europa
América do Norte
Ásia&Pacífico
Médio Oriente
Caraíbas
Brasil
Espanha






 Dicas de Viagem
UNESCO inscreve paisagem carioca
no Património Mundial
Presstur 02-07-2012 (05h54) O Rio de Janeiro é a primeira cidade a ser inscrita pela UNESCO como Património da Humanidade pela sua paisagem cultural urbana, estimuladora de uma cultura de vida ao ar livre e inspiradora de músicos, paisagistas e urbanistas.
“A paisagem carioca é a imagem mais explícita do que podemos chamar de civilização brasileira, com sua originalidade, desafios, contradições e possibilidades”, comentou o presidente do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) do Brasil, Luiz Fernando de Almeida, sobre a decisão saída da reunião ontem, em São Petersburgo, do Comité do Património Mundial, que na véspera aprovara a inscrição das Fortificações de Elvas (clique para ler: Fortificações de Elvas são Património Mundial).
A decisão do Comité destaca a “excepcional paisagem urbana” que o Rio oferece, incluindo os “elementos naturais que deram forma e inspiraram o desenvolvimento da cidade”, do alto dos morros da Tijuca ao areal de Copacabana, do Corcovado à Baía da Guanabara, do Jardim Botânico, mandado instalar pelo então Príncipe-regente D. João (futuro D. João VI) em 1808, ao Pão de Açúcar, do Forte e Morro do Leme ao Forte de Copacabana e Arpoador, do Parque do Flamengo à Enseada de Botafogo.
O IPHAN, responsável pela candidatura do Rio de Janeiro a Paisagem Cultural da Humanidade, apresentada em Setembro de 2009, defendeu o seu valor universal pela interacção entre a beleza natural e a intervenção humana.



O Rio de Janeiro é 19ª inscrição que o Brasil passou a contar na lista da UNESCO do Património Mundial, a primeira das quais foi o conjunto arquitectónico e urbanístico de Ouro Preto, uma das cidades históricas de Minas Gerais, em 1980.
Seguiram-se, em 1982, o centro histórico de Olinda, perto do Recife, Pernambuco, as ruínas de São Miguel das Missões, no ano seguinte, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, também em Minas Gerais, e o centro histórico de Salvador, Bahia, ambos em 1985, o conjunto urbanístico de Brasília, Distrito Federal, em 1987, o centro histórico de São Luís, Maranhão, em 1997, o centro Histórico de Diamantina, MinasGerais, em 1999, o centro histórico de Goiás, em Goiás, e a Praça de São Francisco em São Cristovão, Sergipe, em 2010.
O Brasil conta ainda, na lista de Patrimónios Naturais da Humanidade, com o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná, a Costa do Descobrimento, Bahia e Espírito Santo, o Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí, a Reserva Mata Atlântica, São Paulo e Paraná, o Parque Nacional do Jaú, Amazonas, o Pantanal Mato-Grossense, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as Reservas do Cerrado — Parque Nacional dos Veadeiros e das Emas, Goiás, e o Parque Nacional de Fernando de Noronha, Pernambuco.

Ver mais em:
Pôr do Sol na Pedra do Arpoador: Rio de Janeiro impagável... aliás, grátis
Pestana Rio Atlântica reinventa-se: Visão 180 graus de Copacabana

Clique para mais notícias: Rio de Janeiro
Clique para mais notícias: Brasil
Clique para mas notícias: Património da Humanidade
Entrada    Volta ao Mundo    Brasil
Imprimir Enviar por email Comentários










 Gastronomia
Jantar de São Valentim no InterContinental Porto
combina tradicional com “um toque afrodisíaco”
29-01-2015 (15h39)

O InterContinental Porto está a promover para o Dia dos Namorados um jantar preprado pelo chef Pedro Sequeira, no restaurante Astória, que combina “sabores tradicionais e elementos surpresa com um toque afrodisíaco”.

Hotel da Música promove jantar vínico
com vinhos da Herdade de São Miguel
26-01-2015 (21h24)

O restaurante Bom Sucesso Gourmet, do Hotel da Música no Porto, vai organizar um jantar vínico na próxima sexta-feira, dia 30, em parceria com a Herdade de São Miguel, marcando o início de uma sucessão de jantares ao longo do ano.

Flores do Bairro anuncia jantar vínico
com vinhos Altas Quintas
26-01-2015 (19h41)

O restaurante Flores do Bairro, no Bairro Alto Hotel, vai organizar na quinta-feira, dia 29 de Janeiro, um jantar com diversas propostas do chef Vasco Lello preparadas para combinar com os vinhos alentejanos Altas Quintas do enólogo Paulo Laureano.

 Hotéis&Casinos
The Yeatman sugere meio dia de Spa e almoço
para grupos de quatro a oito pessoas
27-01-2015 (21h15)

O hotel vínico The Yeatman tem um programa para grupos de quatro a oito pessoas que inclui meio dia no Caudalie Vinothérapie Spa com exercício e relaxamento, seguido de um almoço no restaurante do hotel.

Évora Hotel recomenda olhar a cidade
do alto da Catedral
23-01-2015 (17h14)

Uma das recomendações do Évora Hotel aos seus hóspedes é visitar a Sé Catedral de Évora, destacando a paisagem panorâmica quem podem ter sobre a cidade a partir do telhado.

Quinta Jardins do Lago e The Residence Porto Mare no Top25 Europa
Four Seasons Country Club no Algarve
é Top25 mundial dos utilizadores do TripAdvisor
21-01-2015 (16h07)

O Four Seasons Country Club, na Quinta do Lago, Algarve, Portugal, é um dos 25 hotéis da categoria Mundo (exclui os EUA) melhor avaliados pelos utilizadores do TripAdvisor, tendo ‘a companhia’ a nível europeu do Quinta Jardins do Lago e do Porto Bay The Residence Porto Mare, ambos no Funchal.

DoubleTree by Hilton Lisbon – Fontana Park
vai oferecer a sua icónica cookie no Saldanha
19-01-2015 (17h25)

O DoubleTree by Hilton Lisbon – Fontana Park vai oferecer as suas famosas cookies com pepitas de chocolate aos passantes na Praça Duque de Saldanha, que podem ainda ganhar uma noite para duas pessoas no hotel.

Hyatt abre 5-estrelas em Istambul
com vista para o Mar de Mármara
14-01-2015 (17h44)

A Hyatt Hotels inaugurou em Istambul o Hyatt Regency Istanbul Ataköy, um 5-estrelas de 284 quartos com um design que o grupo hoteleiro diz traduzir-se num encontro entre o Este e o Oeste (“East Meets West”), e que oferece vistas para o Mar de Mármara.